IMPLANTAÇÃO DE SERIOUS GAME SOBRE AVALIAÇÃO E MANEJO DA DOR EM RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMOS
Tecnologia Educacional; Enfermagem Neonatal; Avaliação da Dor; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
A dor no período neonatal, particularmente, no recém-nascido pré-termo precisa ser bem avaliada e manejada corretamente pelos profissionais de saúde visando à redução desses estímulos negativos durante a permanência nas Unidades Neonatais, e consequentemente, um melhor desenvolvimento neurológico. Para isso, torna-se imprescindível a adoção e utilização diária de escalas que possam mensurar a dor nesses recém-nascidos de forma a orientar os profissionais quanto às melhores condutas assistenciais com vistas à redução e prevenção da dor no pré-termo. Esses profissionais relatam ter conhecimento sobre as escalas de dor específicas para o pré-termo, porém apresentam dificuldade em aplicá-las na prática diária uma vez que não é possível realizar treinamentos práticos previamente. Na intenção de utilizar uma tecnologia educativa que permita ao profissional/aluno a imersão em situações simuladas em um ambiente prático sem contato direto com paciente, mas aplicando situações assistenciais cotidianas, é crescente o uso do serious game ou jogos sérios no ensino das diversas áreas da saúde. Objetivo: Implantar um serious game sobre avaliação e manejo da dor no recém-nascido pré-termo. Método: Tratar-se-á de uma pesquisa qualitativa na modalidade Pesquisa-Ação com abordagem de análise de dados seguindo os preceitos da análise de conteúdo na modalidade análise temática proposta por Bardin. A pesquisa ocorrerá na Maternidade Escola Januário Cicco no ano de 2022, onde a população do estudo será composta pelos enfermeiros intensivistas neonatais ou generalistas que atuam em Unidade Neonatal há pelo menos 2 anos. O estudo será realizado em 4 fases: revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados (fase 1); construção de três cenários envolvendo a avaliação e manejo da dor no Recém-nascido prematuro (fase 2); avaliação dos cenários por um grupo focal on-line composto por enfermeiros atuantes em Unidade Neonatal (fase 3); desenvolvimento do serious game por profissionais especialistas em tecnologias de educação (fase 4). O estudo será conduzido após aquiescência da Maternidade e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, sendo necessário assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes, de acordo com os preceitos éticos da Resolução nº 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. A coleta de dados ocorrerá mediante realização do grupo focal on-line através da plataforma Google Meet ®. Resultados esperados: espera-se que o serious game decorrente do presente estudo possa propiciar uma experiência interativa na aquisição de conhecimentos sobre avaliação e manejo da dor no recém-nascido pré-termo, na perspectiva de que os profissionais de enfermagem prestem assistência com mais segurança, bem como a dor decorrente dos procedimentos no Recém-nascido seja minimizada. Ademais, o produto tecnológico servirá também como instrumento de ensino-aprendizagem a estudantes de graduação e pós-graduação na área da enfermagem.