PROPOSTA DE PROTOCOLO DE PREVENÇÃO PARA ACIDENTES POR QUEDA EM RECÉM-NASCIDOS
Acidentes por quedas. Queda. Recém-nascido; Segurança do paciente. Período pós-parto
Acidentes por queda são a segunda principal causa de mortes por ferimentos acidentais ou não intencionais no mundo. Em recém-nascidos (RN), é definida quando a criança segurada pelo profissional de saúde, familiares ou acompanhante, cai ou escorrega das mãos, braços ou colo, independente se causou danos ou não. Nesse público, a incidência exata desse tipo de acidente é desconhecida, mas relatórios apresentados à Autoridade de Segurança do Paciente da Pensilvânia, entre julho de 2004 a 2013, nos Estados Unidos, foram registrados 272 acidentes por queda em RN internados enquanto estavam sob cuidados de familiares. Na instituição que se propõe o estudo, há uma média de 3900 nascimentos por ano e durante o ano de 2019, foram registrados 5 casos de quedas em RN até o mês de agosto. As principais lesões relatadas relacionadas são pequenos abrasões, escoriações, fratura craniana e dano cerebral, podendo ser fatais. Esses incidentes geralmente são preveníveis, portanto, é imprescindível que as instituições de saúde promovam um programa de segurança ao RN e ofertem um ambiente seguro, afim de diminuir ou extinguir esses eventos. Objetivo: Desenvolver em conjunto com os enfermeiros assistenciais, um protocolo de prevenção de quedas para RN no alojamento conjunto e UTI neonatal. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo convergente assistencial (PCA). Nesse tipo de desenho o pesquisador mobiliza melhorias das práticas assistenciais sincronicamente como o processo investigativo. Resultados esperados: Espera-se que o resultado deste estudo contribua para aprimorar a assistência ofertada através da padronização das ações embasadas em práticas cientificamente sustentadas com consequente redução do número de quedas em recém-nascidos hospitalizados. Espera-se também fomentar pesquisas voltados a essa temática, no qual os estudos são muito restritos, com o propósito de gerar mais conhecimento no campo científico.