Avaliacao da acessibilidade motora de jogos educacionais digitais
Deficiência motora; Jogos; Educação; Avaliação; Acessibilidade.
O Brasil teve cerca de 101 milhões de jogadores no mundo digital em 2022, sendo o quinto maior país no mercado de jogos eletrônicos em quantidade de consumidores, segundo a Newzoo. A característica interativa dos jogos digitais com seus jogadores permite que eles sejam facilmente incluídos nos processos de ensino e aprendizagem. Há iniciativas tanto no mercado como na academia para jogos educacionais digitais. Apesar de ser uma indústria muito grande e valiosa, a acessibilidade de jogos educacionais ainda é pouco pesquisada. Boa parte dos jogos educativos parece não desenvolver iniciativas para promover a acessibilidade, em particular considerando as deficiências motoras que são o foco deste trabalho. Aqueles que abordam a acessibilidade, provavelmente ainda possuem muito espaço para melhorá-la. No âmbito da educação, o resultado do Censo Escolar de 2023 revelou que 1.771.430 estudantes matriculados em escolas públicas e privadas no Brasil têm algum tipo de deficiência. Destes, 163.790 estudantes têm algum tipo de deficiência física. Além disso, a acessibilidade é garantida pela legislação brasileira, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar a acessibilidade motora de jogos digitais que podem ser utilizados com objetivos educacionais. Ele foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: (1) analisar os movimentos do jogador na interação com jogos educacionais considerando a acessibilidade motora. (2) avaliar a acessibilidade de jogos educacionais com base nas diretrizes Xbox Accessibility Guidelines e Game Acessibility Guidelines. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva majoritariamente quantitativa centrada no método de estudo de caso. O caso estudado foi formado por um conjunto de 33 jogos digitais educacionais gratuitos em Português, que podem ser utilizados para o estudo de Português, Matemática, Pensamento Computacional, Ciências, Geografia, História e Artes. A pesquisa foi organizada em três etapas. As duas primeiras utilizam um método de inspeção de interface dos jogos digitais para investigar cada objetivo específico. A última etapa se dedica à elaboração do produto técnico desta pesquisa, que provavelmente será um manual para auxiliar professores a escolherem jogos acessíveis para estudantes com deficiência motora. Este trabalho pode trazer um impacto social positivo para a inclusão de estudantes com deficiência motora em atividades pedagógicas com jogos educacionais digitais, oferecendo igualdade de oportunidades para aprender e socializar com jogos digitais comparado aos demais estudantes sem deficiência.