OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO PEDAGOGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO DE CRIANCAS DOS ANOS INICIAIS
Alfabetização; Letramento; Objetos digitais de Aprendizagem.
O cenário mundial sofreu fortes impactos devido a pandemia da COVID-19,impossibilitando, inclusive, a permanência das aulas presenciais, evidenciando o uso de recursos digitais como suporte ao ensino remoto. Em meio a essa crise, inúmeras dificuldades no âmbito escolar foram agravadas, dentre elas, a alfabetização. Diante da ampla variedade de Objetos Digitais de aprendizagem disponíveis e da dinâmica crescente de produção desses recursos, buscamos oferecer aos professores alfabetizadores subsídios que os auxiliem na seleção, avaliação e implementação dessas ferramentas em suas práticas pedagógicas. A presente pesquisa, visa investigar os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) voltados para o processo de alfabetização e letramento de crianças dos Anos Iniciais, como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem.Como objetivos específicos: levantar os tipos existentes para apoiar o processo de alfabetização e letramento; elaborar uma trilha avaliativa que oriente a seleção, a análise e a implementação de Objetos Digitais de Aprendizagem na perspectiva de alfabetizar/letrar; validar a trilha avaliativa realizando a análise do software educacional Luz do Saber; desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem com sugestões de recursos digitais disponíveis e gratuitos. A pesquisa está ancorada nos estudos de Freire (1996) Piaget (1998) Vigotsky (1988), Ferreiro (1997;1999; 2011), Sarmento ( 2005), Moran, Soares (2002; 2003; 2004; 2016;2017), Rojo e Moura (2012), Prensky (2001), Filatro (2004; 2008) e WILEY(2000). Trata-se de pesquisa de natureza aplicada. Com relação aos objetivos compreende uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos delineados, os procedimentos foram organizadosem cinco grandes etapas: a primeira referiu-se a revisão sistemática da literatura, na qual buscou-se fazer um levantamento da produção científica relacionada ao estdo atual do conhecimento sobre as tecnologias digitais como recurso pedagógico no processo de alfabetização e letramento de crianças; a segunda abrangeu o levantamento e o mapeamento dos Objetos de Aprendizagem digitais existentes; a terceira foi dedicada a elaboração de um instrumento Trilha Avaliativa para subsidiar a seleção, a avaliação e a implementação dos ODA, considerando, sobretudo, os fatores do ponto pedagógico em equilíbrio com os fatores de natureza técnica, para o processo de alfabetização com base nos conhecimentos e orientações da BNCC e do anexo Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC, a quarta etapa contemplará à análise do software Luz do Saber e do aplicativo Graphogame e a quinta etapa compreenderá a sistematização dos resultados. Como resultado da pesquisa será desenvolvido um ambiente virtual de aprendizagem voltado para professores alfabetizadores, alinhados as habilidades previstas na BNCC, incluindo recomendações pedagógicas para a utilização destes recursos, com o objetivo de contribuir para a formação continuada dos docentes e oferecer indicações que se adequem à proposta de alfabetizar e letrar, integrando os recursos digitais às práticas pedagógicas.