Desafios de jogos escape room para avaliar o pensamento abstrato sobre bioquimica de ingressantes no ensino superior
Bioquímica, Avaliação, Abstração, Jogos, Escape Room.
As pessoas devem compreender características físicas, químicas e biológicas presentes nas dinâmicas do meio ambiente, de modo a promoverem um desenvolvimento sustentável que respeite o equilíbrio dessas dinâmicas com menos impactos negativos sobre esse meio. Alcançar este objetivo se torna ainda mais complicado quando os estudantes enfrentam dificuldades de aprendizagem em Ciências da Natureza. Uma das dificuldades nessa área é a abstração, também enunciada como capacidade de elaborar pensamentos abstratos. Variar metodologias de ensino pode auxiliar na superação da dificuldade de abstração, pois vivenciar diferentes experiências provavelmente aumenta as chances dos estudantes evoluírem nos processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos pode ser utilizada para aprender conteúdos, desenvolver competências e habilidades, além de avaliar o processo de aprendizagem. O Escape Room é um tipo de jogo que vem sendo explorado no ensino de Ciências da Natureza por apresentar desafios a serem resolvidos pelos estudantes, com a aplicação de conteúdos, competências e habilidades de interesse no processo de ensino e aprendizagem. Dentre os conteúdos de Ciências da Natureza, a Bioquímica é uma área chave da Biologia para a promoção do desenvolvimento sustentável, pois estuda como o conjunto de moléculas inanimadas constituem os organismos vivos para manter e perpetuar a vida regidas apenas pelas leis químicas e físicas. O estudo desta área requer do estudante a utilização frequente da sua capacidade de abstração. Para continuarem evoluindo sua capacidade de pensamento abstrato sobre Bioquímica no Ensino Superior, os ingressantes devem ter adquirido capacidades de abstração básicas no Ensino Médio. Surge, então, uma questão de pesquisa: Como jogos do tipo Escape Room podem ser utilizados para avaliar a capacidade de pensamento abstrato desses estudantes? O objetivo geral deste trabalho foi elaborar desafios para jogos Escape Room com o potencial de avaliar capacidades de abstração sobre conteúdos de Bioquímica de estudantes ingressantes no Ensino Superior. Para tanto, está sendo realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva organizada em 4 etapas. A primeira etapa realizou uma revisão sistemática da literatura para investigar como os jogos Escape Room foram utilizados para o estudo de Biologia e Química. A segunda etapa está combinando pesquisa bibliográfica de trabalhos encontrados na etapa anterior com pesquisa documental de documentos complementares que descrevem jogos ER. A intenção foi identificar características dos jogos existentes para avaliar a capacidade de abstração, bem como identificar bons e maus exemplos de desafios para este fim. Na terceira etapa serão projetados desafios para a avaliação da capacidade de abstração dos estudantes sobre conteúdos de Bioquímica, dando origem ao produto tecnológico do tipo material didático para apresentar estes desafios aos professores de Bioquímica interessados. Na quarta etapa será realizado um estudo de caso para analisar a aplicação dos desafios propostos na avaliação da capacidade de abstração dos participantes. Os resultados deste trabalho podem contribuir com mais uma forma de avaliação diagnóstica da aprendizagem, auxiliando os estudantes a reconhecerem suas dificuldades de pensamento abstrato no estudo da Bioquímica, assim como seus professores.