METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA NO NIVEL FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE FORMACAO DOCENTE
Metodologias ativas; Tecnologias digitais; Ensino de Língua Portuguesa; Formação de professores.
O ensino da Língua Portuguesa é inerente à formação humana. Entretanto, trata-se de um componente curricular no qual muitos estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem em leitura, interpretação, produção de textos escritos e/ou orais, as quais podem gerar a desmotivação, a falta de engajamento para os estudos e, consequentemente, o baixo desempenho na área em si (Antunes, 2003). Tal visão consolidada pode ser reflexo de diversos fatores, incluindo a ausência de metodologias que possibilitem o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem mais significativo, dinâmico e inovador. Uma das alternativas para a mudança desse cenário é a formação docente para novas proposições metodológicas de ensino de Língua Portuguesa com uso de metodologias ativas integradas às tecnologias digitais. Para tanto, a presente pesquisa objetiva analisar as implicações de uma formação docente sobre metodologias ativas com tecnologias digitais para proposição de práticas de ensino de Língua Portuguesa que será ofertada aos professores do 9º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de Currais Novos/RN. A metodologia desta pesquisa, contempla a abordagem qualitativa, cujo tipo de pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação, a partir do método indutivo. Os instrumentos para coleta e análise dos dados serão a aplicação de questionários on-lines, assim como planos de aula elaborados pelos participantes da experiência formativa. Deste modo, espera-se como resultados a formação de profissionais capazes de adotar novas possibilidades educativas, significativas e inovadoras, de modo a contribuir com a melhoria de suas práticas pedagógicas, bem como a possibilidade de disseminação de novas formas de ensinar e aprender a Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, não só do município em questão, mas de outros espaços e níveis de ensino.