FOLHAS DE EXERCICIO INTERATIVAS COMO FERRAMENTA MEDIADORA NA PRATICA DE LINGUA INGLESA
Ensino de Língua Inglesa. Interatividade. Escola Pública.
A presente pesquisa tem por objetivo avaliar as contribuições de folhas de exercício interativas online para a prática de Língua Inglesa, em turmas do 9° ano do ensino fundamental II de uma escola pública situada no município de Extremoz, Rio Grande do Norte. Como aporte teórico utiliza-se os preceitos de Almeida e Moran (2005) sobre aprendizagem ativa por meio de mídias digitais, Tori (2010) e Silva (2000) no debate sobre ambientes interativos e interatividade e Prensky (2001) e sua teoria de nativos digitais. Para isto, busca-se fazer uma pesquisa-ação de modelo qualitativo com grupo experimental e grupo controle a fim de coletar evidências das contribuições efetivas das folhas de exercício interativas para a prática de Língua Inglesa, estas evidências serão obtidas através de questionário, produção escrita e oral, além de observação contínua do desempenho na realização das atividades. Com base nos resultados obtidos desta pesquisa será criado um guia didático a fim de orientar professores na criação e uso de atividades interativas. Esta pesquisa pretende trazer um exemplo positivo de uso de tecnologias para fins pedagógicos, e assim, contribuir para a modernização de práticas de ensino na escola pública.