Banca de DEFESA: AMAURI GOMES BESERRA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMAURI GOMES BESERRA JUNIOR
DATA : 17/09/2024
HORA: 09:30
LOCAL: online
TÍTULO:

Ferramentas digitais nas aulas de língua inglesa: experiência baseada nas metodologias ativas em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental 2.


PALAVRAS-CHAVES:

Ferramentas Digitais. Língua Inglesa. Metodologias ativas.


PÁGINAS: 194
RESUMO:

Essa pesquisa abordou a seguinte temática: Ferramentas digitais nas aulas de língua inglesa: uma experiência baseada nas metodologias ativas em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental 2. A problemática em questão surgiu da falta de interesse e engajamentodos alunos durante as aulas de inglês, nos levando a propor o uso de ferramentas digitais como tentativa deenvolver os alunos no processo de aprendizagem. Assim, nos perguntamos: Quais as implicações do uso de ferramentas digitais, com base nasmetodologias ativas no ensino e aprendizagem de língua inglesa em turmas de 8°ano do EF2?Por sua vez, o objetivo geral da pesquisa foi: compreender as implicações do uso de ferramentas digitais, mediadas pelas metodologias ativas, no ensino e aprendizagem de língua inglesa em uma turma de 8°ano e como objetivos específicos tivemos: Investigar o uso das ferramentas digitais Whatsapp, Padlet, Wordwall, Kahoot e Canva, mediadas por metodologias ativas, na participação e engajamento dos alunos nas aulas de inglês; analisar se as ferramentas digitais, associadas aos temas atuais e mediadas por metodologias ativas ajudam no aprendizado de língua inglesa por meio do trabalho colaborativo e avaliar se a proposta de intervenção produziu mudanças significativas, para além da aprendizagem de inglês. E dentre as metodologias ativas optamos pela ABP, aprendizagem colaborativa, sala de aula invertida e o mobile learning. Para o desenvolvimento da pesquisa trabalhamos com autores como Zabala (1998), Moran (2000; 2013; 2015; 2018), Almeida e Valente (2011; 2012), Bender (2015) Bergmann e Sams (2018), Freire (2015), Vygotsky (1991), Dillenbourg (1999), dentre outros. Por sua vez, o método usado foi o da pesquisa-ação. E a partir da análise dos dados do piloto realizado em 2022 com turmas de oitavo ano, optamos por desenvolver nosso trabalho em apenas uma turma daquela série. Após a coleta e análise dos dados constatamos que a maioria dos alunos aprimorou o aprendizado e vocabulário em língua inglesa, referentes ao tema do projeto: Global warming and natural disasters. Ademais, os alunos gostaram de trabalhar colaborativamente, além terem a possibilidade de desenvolverem e ganharem autonomia. O produto final, o site English is fun!,elaborado durante a pandemia e posteriormente reformulado, serviu para as publicações dos trabalhos das turmas do piloto e daquela alvo da nossa pesquisa , além do acréscimo de atividades, jogos, vídeos e apps para auxiliar no estudo do inglês nas turmas da EJA, sextos, sétimos e oitavos anos da nossa escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.064.828-** - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Externa ao Programa - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER - UFRNExterno à Instituição - RAFAEL VETROMILLE-CASTRO - UFPel
Notícia cadastrada em: 27/08/2024 18:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao