Banca de DEFESA: LIVIA PRISCILA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIVIA PRISCILA RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA : 02/08/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Laboratório A104- IMD
TÍTULO:

Modelo de Gestão Colaborativa: Como Favorecer a Inovação no Planejamento Docente


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Colaboração; Docentes; Gestão; Ensino Médio. 




PÁGINAS: 155
RESUMO:

Esta pesquisa investiga a importância da colaboração para o desenvolvimento profissional docente, o papel da gestão escolar e das tecnologias digitais como facilitadoras. A implantação da BNCC e a reforma do ensino médio faz emergir a necessidade de implementação de estratégias colaborativas para planejamento de aulas e projetos. Considerando o contexto do ensino médio no estado do RN e a crescente necessidade de  formação contínua docente, a questão da pesquisa preocupa-se em entender como a gestão escolar pode incentivar e apoiar o trabalho colaborativo docente? Como objetivo geral visa elaborar um Modelo Colaborativo de Gestão pedagógica escolar que favoreça a inovação no planejamento docente. Para tanto, buscou-se no referencial teórico, contribuições sobre gestão escolar nas obras de Lück (2000, 2009), Libâneo (2012), Paro (2017a, 2017b), Nóvoa (1995). Sobre colaboração docente e aprendizagem a partir da interação social em Vygotsky (1996) e Freire (2002, 1987), Nóvoa (2002, 2009), Niza (2012) e Hargreaves e O'Connor (2018). Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório, de natureza predominantemente qualitativa e utiliza como estratégias a pesquisa colaborativa e documental. Foi realizado mapeamento sistemático da literatura, identificando estratégias colaborativas, benefícios e dificuldades para promoção do trabalho colaborativo. Em seguida, o diagnóstico dos fatores inibidores e facilitadores do trabalho colaborativo docente por meio de questionários, análise documental de instrumentos e documentos orientadores do planejamento e entrevista com membros da gestão escolar e representação do corpo docente. A partir da análise desses dados e da fundamentação teórica, foi elaborado um modelo de gestão pedagógica colaborativa contendo estratégias, métodos e ferramentas para facilitação do trabalho colaborativo. Também foi realizada avaliação colaborativa do modelo e aplicação de questionário com a participação de  membros da gestão escolar e representantes do corpo docente através de uma oficina de formação de professores e gestores. Na avaliação do modelo, os participantes entenderam que existe coerência do modelo com a realidade da escola, considerando as estratégias possíveis de serem aplicadas e vendo potencial em sua implementação. Quanto à avaliação da oficina, percebe-se que conseguiu impulsionar um movimento colaborativo a partir de um olhar coletivo e reflexivo para os sujeitos que fazem a escola, suas relações e problemáticas. Como produto foi proposto um guia com orientações para gestores escolares. A pesquisa contribui para criar boas práticas em gestão escolar colaborativa, a estimular um ambiente mais participativo, e refletir sobre o potencial do coletivo em construir uma escola pública de qualidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Externa à Instituição - BETANIA LEITE RAMALHO - UFRN
Externa à Instituição - LEBIAM TAMAR GOMES SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 11:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao