Banca de QUALIFICAÇÃO: ITALO PEREIRA DE MELO

DISCENTE : ITALO PEREIRA DE MELO
DATA : 12/07/2024
LOCAL: Remoto

FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: COMPLEMENTANDO O REPERTÓRIO TEÓRICO-PRÁTICO

Robótica Educacional; Um Robô por Aluno; Formação didático-pedagógica.

A relação entre Tecnologia e Ensino tem provocado uma gama de discussões que pensam e constroem as bases para uma educação plural e multifacetada na era da Tecnologia Digital, feito que ressalta a necessidade de pensar a ação pedagógica nesse contexto. Diante disso, esta dissertação tem como tema central a Robótica Educacional no âmbito da formação didático-pedagógica para estudantes de Ciência e Tecnologia (C&T) participantes do projeto de extensão URA (Um Robô por Aluno) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo ele composto por bacharelandos regularmente matriculados nos cursos da área de Engenharia e Computação. A pesquisa foi desenvolvida com base na observação e em dados produzidos por alunos desse projeto de extensão que, além de contribuir com a democratização da Robótica Educacional no Brasil (em especial no Estado do Rio Grande do Norte), tem como proposta o desenvolvimento de uma ação integrada que contemple o Ensino, a Pesquisa e a Extensão de uma robótica de baixo custo (Hardware e Software) no contexto da educação superior. O projeto já existe há mais de dez anos e é vinculado ao ECT (Escola de Ciência e Tecnologia) da UFRN. Durante esse tempo, foram desenvolvidas várias versões do kit de robô de baixo custo, de modo que, a partir de uma análise prévia, identificou-se que as formações propostas terminaram por se concentrar majoritariamente nos aspectos técnicos do referido campo de estudo. Isto em mente, a pesquisa, dessa forma, buscou promover um espaço de discussão e capacitação para o uso de práticas didáticas unidas às metodologias ativas na formação desses estudantes que atuam no projeto URA. Nessa direção, o objetivo central do trabalho é investigar como uma formação didático-pedagógica de curta duração (20h), explorando pilares da didática unida a metodologias ativas, pode complementar o repertório teórico-prático desses bacharelandos instrutores de robótica no referido contexto mencionado anteriormente. Além disso, buscou-se, ainda, por meio da aplicação de questionários, levantar os conhecimentos dos estudantes sobre a Robótica Educacional do ponto de vista pedagógico; aplicar um processo formativo a partir de um viés didático-pedagógico; e avaliar, a partir de diferentes perspectivas, como o processo de intervenção contribuiu para formação desses estudantes.

Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interna - ***.287.084-** - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Notícia cadastrada em: 27/06/2024 17:24