Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIA DANIELE DA SILVA ARAUJO

DISCENTE : LUZIA DANIELE DA SILVA ARAUJO
DATA : 17/07/2024
LOCAL: Auditório da secretaria de educação a distância da UFRN

Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos para o ensino da Matemática: um olhar sobre os cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática EAD da UFRN

Formação Docente; Matemática; Recursos Digitais; Design Instrucional.

A educação matemática é frequentemente percebida como uma disciplina que apresenta desafios significativos no processo de ensino e aprendizagem, tanto para os alunos quanto para os docentes envolvidos. Observa-se a incompreensão e a falta de motivação dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos ensinados de forma tradicional, bem como as dificuldades dos docentes em alcançar resultados satisfatórios no ensino da matemática.  Diante disso, a experiência em sala de aula tem mostrado que o nível e a qualidade da aprendizagem dos alunos em matemática vêm decrescendo constantemente. A presente pesquisa pretende auxiliar na mudança deste cenário por meio de uma investigação sobre como uma formação continuada sobre o uso de Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos para o ensino de matemática podem auxiliar para o desenvolvimento profissional de estudantes de licenciatura EaD em Pedagogia e Matemática da UFRN. Assim, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver uma Formação Continuada voltada para utilização de Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos como estratégia didática no ensino da matemática para alunos do cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática, oferecidos na modalidade de Ensino a Distância pela UFRN e objetivos específicos a) Analisar o contexto dos estudantes de Pedagogia e Matemática da modalidade a distância; b) Planejar uma formação continuada sobre práticas inovadoras no ensino da Matemática com Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais abertos; c) Elaborar conteúdos formativos sobre o uso de Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos para o ensino da matemática; d) Ministrar um curso de formação para os discente de oito polos que ofertam  licenciatura em Pedagogia e Matemática EaD;  e) Avaliar o curso de formação ofertado. Como fundamentação teórica, este estudo abrange os fundamentos da Educação a Distância e a Formação Continuada de Docentes, dos Objetos de Aprendizagem e Repositórios Digitais, dos Recursos Educacionais Abertos e do Design Instrucional Fixo. O estudo abrange ainda uma Revisão Sistemática da Literatura. A metodologia adotada apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de pesquisa descritiva e exploratória e com procedimentos que serão utilizados a partir das etapas do design instrucional fixo. A proposta será aplicada nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que ofertam os cursos de Licenciaturas em Pedagogia ou Matemática vinculados à UFRN. A análise dos dados será realizada por meio dos círculos de codificação de Saldaña. Como resultado, espera-se que a pesquisa contribua com a formação docente, que os estudantes compreendam os conceitos fundamentais dos Recursos Digitais, reconhecendo sua relevância para o desenvolvimento de habilidades matemáticas. A partir desses elementos, busca-se contribuir positivamente para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de graduação em Pedagogia e Matemática, fortalecendo sua formação docente em Recursos Educacionais Abertos (REAs) e Objetos de Aprendizagem (OAs). Como produto tecnológico será elaborado um material didático alinhado com as etapas do Design Instrucional Fixo, destinado a um curso de formação docente. Este material fornecerá recursos para a realização de intervenções que visam apoiar o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA