Banca de DEFESA: MARIEL WAGNER HOLANDA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIEL WAGNER HOLANDA LIMA
DATA : 26/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto Metrópole Digital - Defesa On line
TÍTULO:

RETRATOS DO GEOPARQUE SERIDÓ-RN: EXPLORANDO E INOVANDO

SOB O OLHAR DA LINGUAGEM E TECNOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

 

Geoparque Seridó; Biologia; Geografia; Linguagem; Tecnologia.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este estudo tem por objetivo evidenciar as contribuições que o Geoparque Seridó traz para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia e de Geografia, na 1ª série do Ensino Médio Potiguar, na Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, na cidade de Caicó-RN, a partir de produções de cordéis, sob o olhar da linguagem e da tecnologia. O embasamento teórico foi retirado de: Geoparque Seridó (2023); Gomes (2019); Freire (2003); Thiollent (1986); Demo (2008); Brasil (1996, 1998, 2006) e outros autores variados. A relevância deste estudo se dá por associar a realidade dos alunos à região em que eles vivem, sobretudo em relação à existência e à contribuição do Geoparque Seridó para o espaço em que moram, atribuindo a isso noções da Biologia e da Geografia, como, por exemplo, chuvas, ventos, radiação solar, transformação das rochas, floração, frutos, desastres ambientais, aquecimento global, questão hídrica, minérios, entre outros. Todos esses quesitos são vivenciados pelos alunos em seu cotidiano, e é importante que eles tenham conhecimento da influência e da contribuição que o Geoparque tem nessa questão. No tocante à questão de pesquisa, tem-se: “Como a linguagem e a tecnologia acerca do Geoparque Seridó contribuem para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos no que se refere às disciplinas de Biologia e Geografia?”. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação com visita de campo, pela turma de 1ª série da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, no município de Caicó-RN. Os resultados foram: a produção de cordéis com os alunos, tanto material quanto virtual animado, provando, assim, a apreensão do conhecimento pelos alunos; e a compreensão de que tanto alunos quanto professores têm pouco acesso a informações sobre o Geoparque. Além disso, foi visto que os professores precisam dominar mais conhecimentos sobre o local, para que possam ensinar seus alunos sobre essa região considerada tão importante.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Externa ao Programa - 3351562 - CELIA MARIA DE MEDEIROS - UFRNExterna ao Programa - 396683 - SANDRA KELLY DE ARAUJO - UFRNExterno à Instituição - GLAUCIA DA SILVA BRITO - UFPR
Notícia cadastrada em: 06/03/2024 21:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao