FORMAÇÃO CONTINUADA NO SERVIÇO PÚBLICO: UM GUIA PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES FORMATIVAS
Formação continuada; Serviço público; Planejamento Educacional; Design instrucional.
Esta pesquisa visa analisar o planejamento da formação continuada no serviço público tendo como recorte o contexto de uma universidade pública federal. Considerando a necessidade crescente de aprendizagem contínua nas organizações, destaca-se a importância de um planejamento eficiente para a oferta de ações de formação continuada de qualidade que atendam as demandas institucionais e os interesses dos servidores. Se ressalta que o desenvolvimento profissional dos servidores impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados à população, por isso, é imprescindível a busca constante por melhorias para os programas de formação continuada. Diante disso, se discute a problemática: quais estratégias ou tecnologias podem favorecer o planejamento de propostas formativas flexíveis que atendam a complexidade da educação profissional no setor público e tornem esse processo mais produtivo e dinâmico? Com base no diagnóstico da realidade atual vivenciada no lócus de pesquisa, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de planejamento de ações educacionais, fundamentado no design instrucional contextualizado, que resulte em caminhos formativos flexíveis, dinâmicos e coerente com as necessidades institucionais. Como fundamentação teórica deste estudo, se debate a formação continuada no serviço público, o planejamento da formação continuada, a inovação no planejamento, as tecnologias da informação e comunicação e o Design instrucional contextualizado. Para essa investigação será realizada uma pesquisa participante, tendo em vista a integração da pesquisadora com o ambiente social do objeto de estudo. No tocante aos objetivos, se constitui como exploratória por buscar aprofundar os conhecimentos relativos ao fenômeno analisado. Adota-se uma abordagem qualitativa, visando um estudo detalhado do objeto delimitado, e a natureza aplicada por buscar intervir em problemática vivenciada na realidade social. O método de investigação será o materialismo dialético diante da importância de compreender o fenômeno em estudo a partir das relações que estabelece com o mundo que o conforma, bem como, por considerar a natureza mutável dessas relações. Como resultados, espera-se elaborar um modelo de planejamento mais produtivo e dinâmico que favoreça a oferta de atividades formativas com maior qualidade. Somado a isso, almeja-se a construção e disponibilização de um guia, no formato e-book, para o planejamento da formação continuada com orientações sobre o modelo proposto para subsidiar as ações e novas reflexões sobre o tema. A partir desses elementos, busca-se contribuir com a qualificação dos programas de formação continuada dos servidores, bem como, estimular maiores discussões sobre as propostas de formação profissional e continuada no serviço público.