PLAYING THE GAME: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA EM GAMIFICAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
DA REDE PÚBLICA NO ESTADO DA PARAÍBA
Gamificação. Formação continuada. Design. Paraíba.
(REZENDE, Bernardo, 2006)
RESUMO
Diante dos inúmeros debates referentes à educação do século XXI, a gamificação, ganhou
destaque nos últimos anos como resultado do entendimento de que a motivação e o engajamento
podem ser peças chave para que a escola passe a ser um local mais atraente para os estudantes.
Na esteira dessa metodologia, caminha a possibilidade de se inserir no contexto das atividades
pedagógicas as TDIC, uma vez que ao se falar de gamificação, naturalmente, pode-se trazer à
tona o universo dos jogos, sobretudo digitais. Nesse sentido, este universo tem muito para
oferecer à educação básica, pois, ao mesmo tempo que se insere no contexto digital do mundo
contemporâneo, traz diversos elementos (dinâmicas, mecânicas e estéticas) que podem
contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dentro do espaço escolar. Para
isso, entende-se que é necessário haver formação inicial e continuada apropriada que prepare
os profissionais para trabalhar com essas metodologias de modo consciente e efetivo. A
formação inicial de professores no Brasil tem incorporado muito lentamente, e por vezes
negligenciado, o uso de TDIC e de metodologias ativas, dentre elas a gamificação, como
ferramentas pedagógicas. A formação continuada, por sua vez, é quem tende a suprir essas
carências, pois ela representa para os professores a oportunidade de aprofundar-se em temas e
áreas que foram pouco ou nada exploradas em sua formação inicial. Por esses motivos, se torna
essencial entender de que modo a formação continuada de professores para a utilização de
metodologias ativas, em especial a gamificação, pode contribuir para a integração das TDIC à
prática pedagógica dos educadores, com vistas a promover inovação educacional e melhorar a
qualidade do ensino e da aprendizagem para os alunos da educação básica, sobretudo no
contexto da rede pública de ensino. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem como
objetivo geral: compreender como a formação continuada em gamificação para professores do
Ensino Médio da rede pública do Estado da Paraíba pode promover práticas pedagógicas
inovadoras, eficientes e eficazes no contexto da utilização de TDIC em sala de aula. Quanto à
sua abordagem, esta pesquisa se configura como qualitativa, quanto à sua natureza, como uma
pesquisa aplicada. No tocante aos objetivos, a pesquisa tem caráter exploratório, pois busca
investigar uma temática ainda pouco explorada que é a formação continuada de professores do
Ensino Médio da rede pública. No que se refere aos procedimentos, se caracteriza como uma
pesquisa-ação, pois busca investigar e intervir na realidade que se apresenta, junto aos
professores do Ensino Médio que atuam na 9a GRE, com intuito de promover alterações de
cunho prático nas metodologias de trabalho dos sujeitos envolvidos. O produto técnico oriundo
da pesquisa foi a proposta de formação continuada, cuja aplicação e análise dos resultados
permitiu entender o nível em que a gamificação encontra-se enquanto possibilidade para o
desenvolvimento de metodologias inovadoras de ensino que sejam eficientes e eficazes no
contexto da sala de aula. Entendendo essa relação, será possível dar suporte à criação de
políticas de estado, sobretudo dentro da rede pública da Paraíba, que fomentem os
investimentos por parte do poder público no sentido da elaboração de estratégias formativas
para os professores da SEECT-PB. Desse modo, encontra-se nesta pesquisa um relato profundo
da aplicação de uma formação continuada em gamificação para professores do Ensino Médio
que se propõe ser escalonável e replicável em variados contextos, no intuito de difundir ainda
mais as metodologias e práticas associadas à gamificação na educação.