Banca de DEFESA: MAKIO PATRICIO CASSEMIRO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAKIO PATRICIO CASSEMIRO DE SOUZA
DATA : 05/12/2022
HORA: 08:30
LOCAL: B206 - IMD
TÍTULO:

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE INSTRUTORES DA POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE SEGUNDO O APORTE DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS



PALAVRAS-CHAVES:

Formação do Policial Militar. Design Instrucional Contextualizado. Metodologias Ativas. Aprendizagem Baseada em Problema



PÁGINAS: 120
RESUMO:

No contexto do ensino da Polícia Militar, a instituição pode adotar as orientações teórico-metodológicas da Matriz Curricular Nacional (MCN) para as ações formativas dos profissionais da área da segurança pública. Os instrutores podem ter suas práticas fortalecidas pelo uso de metodologias educacionais que favoreçam a discussão da realidade profissional do Policial Militar de forma significativa, colocando-o como protagonista do processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa, focada na formação docente, buscou colaborar com o ensino policial militar através do desenvolvimento de um curso de  formação para Instrutores da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), com base na Matriz Curricular Nacional, segundo o aporte da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) utilizando o Design Instrucional Contextualizado (DIC). Para tanto, a título de amostragem, mapeou-se o perfil social, demográfico e profissional dos instrutores dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento da PMRN, que após identificada e categorizada as necessidades formativas sobre a ABP, tornaram-se parâmetros da modelagem do curso proposto. Este trabalho acadêmico, de caráter exploratório, inscreve-se como uma pesquisa qualitativa, com análise documental, uso de questionários e formulários fechados. No percurso metodológico do DIC, durante a fase de planejamento, analisou-se junto à PMRN e com seus instrutores, a aplicação da ABP como ferramenta metodológica. Na fase do desenvolvimento foi realizado um ensaio em sala de aula de um dos componentes curriculares do curso proposto com um grupo de instrutores e este demonstrou-se efetivo no fortalecimento do trabalho colaborativo para análise, discussão e resolução de situações-problemas, com forte engajamento dos policiais militares para alcançar o objeto de aprendizagem proposto. A discussão da realidade no ensino de policiais militares pode gerar atitudes de enfrentamento às injustiças sociais por parte destes agentes de segurança pública, pelo desenvolvimento de modelos cognitivos capazes de fazê-los refletir nas consequências para antes, durante e após de suas ações. O produto deste trabalho é um plano de Curso de Formação de Instrutores Policiais Militares, que pode ser validado em sua totalidade no contexto da PMRN, podendo ser aplicado em outras realidades.  O Policial Militar mais crítico, responsável pelo seu desenvolvimento profissional e pessoal, pode e deve atuar decisivamente na mudança da realidade a que pertence, também contribuir para o desenvolvimento da sua instituição, como protagonista da sua missão constitucional de preservar a ordem pública e proteger a vida das pessoas e seus patrimônios. O fortalecimento destes desígnios passa pela valorização e boa formação dos instrutores que irão formar esses policiais militares.  



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interna - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 22/11/2022 17:25
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