PRECEPTORIA DESENVOLVIDA POR ENFERMEIROS: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS À LUZ DAS NOVAS METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Enfermagem. Preceptoria. Metodologias Ativas
Em atendimento às normas constantes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem e outras normatizações, o currículo da graduação em enfermagem tem como disciplina obrigatória o estágio supervisionado. Desse modo, os profissionais de enfermagem que atuam na instituição de saúde assumem a função de preceptor, profissional responsável pelo ensino clínico e supervisão dos discentes, acompanhando e orientando na práxis cotidiana, integrando teoria e prática, contribuindo na formação de profissionais mais qualificados. Com base nos elementos apresentados, pretende-se responder a seguinte questão de pesquisa: Como as metodologias ativas, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), podem contribuir com a ampliação do repertório técnico/profissional e pedagógico dos enfermeiros que exercem função de preceptoria? Objetiva-se então com este estudo, desenvolver um modelo pautado nas metodologias ativas, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), para subsidiar a prática de preceptoria em enfermagem, visando aprimorar os processos metodológicos de ensino nas enfermarias do Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL. Consiste em uma pesquisa-ação de paradigma interpretativo e abordagem qualitativa, desenvolvida a partir das seguintes fases: Fase exploratória - diagnóstico situacional e das necessidades dos atores envolvidos; Fase principal - planejamento das ações, prioridades e hipóteses de pesquisa com busca de soluções e propostas de ação com base na literatura científica que retrata a temática; Fase de ação – operacionalização e implementação do modelo na prática hospitalar; Fase de avaliação - utilização de instrumentos que contemplem os atributos cognitivos, atitudinais e psicomotores de caráter formativo e somativo compreendido como um procedimento dinâmico, participativo e contínuo para verificação dos objetivos propostos. Como produto tecnológico será elaborado um e-book (livro digital), norteado pelo uso de metodologias ativas de ensino e TDIC, baseado no modelo proposto que deverá ser validado e utilizado como estratégia de capacitação docente para o exercício da preceptoria, como possibilidade de (re)significação dessa prática pelos enfermeiros promovendo mudanças no processo de ensino e aprendizagem no ambiente hospitalar. Espera-se, além da padronização do processo de trabalho na preceptoria, que esse Estudo promova melhorias nas práticas já realizadas a partir da inclusão das ferramentas tecnológicas e das metodologias ativas na prática dos enfermeiros preceptores, bem como uma maior articulação entre a gestão e coordenação de enfermagem com os profissionais enfermeiros que atuam como preceptores, promovendo o reconhecimento e a valorização de suas atividades, fortalecendo assim a enfermagem como ciência.