Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANGELICA VERONICA DE OLIVEIRA MARTINS
DATA : 20/04/2022
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/tdw-emtc-yhd
TÍTULO:
O GOOGLE MAPS E O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES:
Interdisciplinaridade. Aprendizagem Significativa. Sequência Didática. Ensino fundamental. Google Maps.
PÁGINAS: 150
RESUMO:
Em meio às orientações trazidas pelos documentos oficiais que direcionam a novas práticas pedagógicas, o ensino ainda apresenta uma concepção disciplinar, não há uma interação entre as disciplinas, os alunos continuam como ouvintes sem qualquer protagonismo durante o processo de ensino e aprendizagem. A fim de provocar mudanças, sensibilizar e motivar os professores da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN, a ferramenta Google Maps foi articulada às diferentes disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a tornar a aprendizagem mais interessante e significativa. Uma sequência didática foi desenvolvida e aplicada junto a professoras e alunos do 4º ano da Escola Municipal Luiz Carlos Guimarães, dando origem ao guia GeoIntegra. A pesquisa apresenta características de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa com etapas de caráter exploratório. O objetivo geral é desenvolver uma proposta metodológica interdisciplinar com base na aprendizagem significativa para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a Geografia e o Google Maps como elo de integração. Como objetivos específicos buscamos i) Identificar dificuldades e interesses dos professores pela inovação em suas práticas; ii) Elaborar uma sequência didática, articulando os conteúdos das diferentes disciplinas e partindo do cotidiano das crianças com o uso da ferramenta Google Maps; iii) Testá-la com alunos e professores do 4º ano; iv) Ajustar e validar a sequência com os alunos e professores; v) Produzir um guia didático para professores da rede pública de ensino de Parnamirim. Neste caminho, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários aplicados a professores, roda de conversa com alunos, além dos registros realizados ao longo da aplicação da sequência didática. Ao final da pesquisa por meio da análise dos dados, constatou-se que a proposta metodológica é uma estratégia possível, adaptável e eficaz ao que se propõe. Esse trabalho caracteriza-se como uma contribuição à área de Tecnologia Educacional e ao ensino interdisciplinar da Geografia, por trazer uma nova perspectiva ao ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 972.064.828-72 - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Interna - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Externo ao Programa - 1291544 - EDU SILVESTRE DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - ISONEL SANDINO MENEGUZZO - UEPG