Banca de DEFESA: ELI SALES MUNIZ LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELI SALES MUNIZ LIMA
DATA : 17/12/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/wkp-ifgd-qjq)
TÍTULO:

APPDAC: UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO PARA A PRÁTICA DO CICLO INVESTIGATIVO E LETRAMENTO ESTATÍSTICO


PALAVRAS-CHAVES:

Aplicativo Educacional; Ciclo Investigativo; Educação Matemática; Recurso Educativo Digital.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

Alunos se adequam a novas tecnologias e ao mundo digital de forma mais satisfatória do que os professores. Nesse sentido, as metodologias ativas se encaixam com os avanços dessas tecnologias ao buscar maior autonomia do aluno. Isso é fundamental sobretudo em disciplinas que, historicamente, carregam o estigma de difícil, como é a Matemática. Os Recursos Educacionais configuram-se como alternativas para auxiliar os professores no oferecimento de outras representações acerca do assunto estudado, que podem ser mais objetivas, dinâmicas e interativas. Estudos comprovam a escassez de REDs para auxílio no ensino de Tratamento da Informação, ainda que o meio pelo qual os alunos mais acessam os recursos são os dispositivos móveis. Como uma metodologia ativa para auxiliar no ensino de Estatística, o ciclo investigativo coloca os alunos na posição de pesquisador para produção de uma investigação estatística. A presente pesquisa visa responder a pergunta "Como otimizar, por meio de um aplicativo, o ciclo investigativo?". Para tentar responder essa pergunta, o trabalho visa a projetar um aplicativo móvel para otimizar o desenvolvimento do letramento estatístico por meio da prática do PPDAC. Para esse desafio, os objetivos específicos foram: I) Identificar, em outros aplicativos, características técnicas e pedagógicas necessárias a um RED para auxiliar no Desenvolvimento do Letramento Estatístico; II) Prototipar, em telas de baixa fidelidade, um RED para o trabalho com o Ciclo Investigativo; e III) validar o protótipo em tela com especialistas (Professores e Pesquisadores da REM) com conhecimento do Ciclo Investigativo. Para Identificação e Prototipação, foi utilizada a Metodologia do Design Science Research, para validação, foi utilizada a metodologia Delfos e foram recebidas 19 respostas, que ao fim resultou em uma amostra dos efeitos encontrados na transformação digital de fases do Ciclo Investigativo do presencial para o digital (com e sem internet). Foi notado dificuldade em fases como a Problematização e a Conclusão por características discursivas desta, o que melhor seria feito em caráter presencial. Contudo, auxiliaria o professor na implementação do Ciclo Investigativo com os alunos obtendo maior consenso entre os avaliadores Além disso, foi frisada também a necessidade de formação de professores acerca do ciclo investigativo e a maturidade necessária para a cobertura da sua prática por outros meios.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Externo à Instituição - JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO - UFC

Notícia cadastrada em: 29/11/2021 10:00
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