PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM INTERNET DAS COISAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Educação Profissional Técnica, Ensino Médio Integrado, Internet das Coisas
Considerando o potencial de utilização de tecnologias da Internet das Coisas (IoT) na educação e a complexidade da implementação do currículo integrado na formação profissional de nível médio integrada à educação básica, esta pesquisa busca responder o seguinte questionamento: Em que medida o emprego de tecnologias IoT em práticas pedagógicas pode favorecer a integração curricular no Ensino Médio Integrado (EMI)? O locus de desenvolvimento da pesquisa é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) campus Apodi e o objetivo é investigar o potencial das tecnologias IoT em práticas pedagógicas no EMI. A pesquisa utiliza a abordagem Design Science Research (DSR) e culmina com o desenvolvimento de um guia didático envolvendo tecnologias IoT como recurso de ensino-aprendizagem no contexto da educação profissional validado através de uma oficina com docentes das áreas técnicas e propedêuticas do curso técnico em Agropecuária.