Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PATRICIA RODRIGUES CALISTRATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PATRICIA RODRIGUES CALISTRATO
DATA : 10/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: http://meet.google.com/eap-kerb-nkg
TÍTULO:

eLEARNING  NA EDUCAÇÃO INFANTIL:   CAMINHOS POSSÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA?


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil; Criança; eLearning ; Tecnologias Digitais. 


PÁGINAS: 47
RESUMO:

A presente pesquisa surgiu a partir de uma experiência, desenvolvida na prática docente das professoras da Educação Infantil, em uma escola privada da cidade de Natal, usando o eLearning como estratégia inovadora, para a continuidade do processo educativo em tempos de pandemia. Duas problemáticas fundamentam a construção desse estudo: a primeira diz respeito a utilização adequada das tecnologias digitais na prática docente da educação infantil, haja vista as crianças serem consideradas nativos digitais, de modo que as tecnologias fazem parte do seu cotidiano. A segunda problemática, trata das restrições a exposição das crianças a telas, de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, defendida por especialistas da área da Educação Infantil. Diante das situações emblemáticas apontadas, aponta-se o seguinte problema de pesquisa: Como viabilizar o uso das TDICs na Educação Infantil em tempos de pandemia, com vistas a colaborar com práticas pedagógicas inovadoras? Objetiva-se, assim, analisar a viabilidade do eLearning  na Educação Infantil, com crianças de 4 e 5 anos de idade, em uma escola privada, durante a pandemia. O referencial teórico está alicerçado, inicialmente, nos estudos de PAPERT (1994), VALENTE (2010) e ROJO(2013).  A metodologia escolhida tem nuances de uma pesquisa ação, uma vez que se pretende produzir informações e conhecimentos, em colaboração com as docentes envolvidas no estudo, na prática docente. Utilizar-se-á como instrumentos de investigação, a observação empírica, a entrevista semi-estruturada, além de seminários, inspirado no modelo de Thiollent (2002), com as professoras envolvidas, que possibilitará planejar e executar, em conjunto com este grupo, sequências didáticas, com o eLearning. Espera-se contribuir com a prática docente na educação infantil, especificamente, com o uso das tecnologias, no contexto da pandemia, além de proporcionar uma maior motivação das crianças, já que as tecnologias digitais de informação e comunicação fazem parte do cotidiano infantil, em todos os âmbitos de sua vida. Dessa forma, propiciando ao aluno participar do processo educativo como autor e não apenas como consumidor de tecnologia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Externa ao Programa - 1672888 - MARIANGELA MOMO

Notícia cadastrada em: 05/11/2020 10:59
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