Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÁDILA DE LIMA FERREIRA
DATA : 04/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência meet.google.com/hau-wtni-fmb
TÍTULO:
A SALA DE AULA INVERTIDA INTEGRADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL
PALAVRAS-CHAVES:
Formação Continuada de Professores. Sala de Aula Invertida. Tecnologias Digitais. Ensino Médio Integral.
PÁGINAS: 80
RESUMO:
O cenário de expansão do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação vem estreitando cada vez mais a distância entre as conexões em espaços físicos e virtuais e com isso intensificando os papeis de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. Essa conjuntura reflete, de modo especial, na formação do docente, que precisa assumir novas posturas frente a utilização das tecnologias, rompendo com a própria cultura de uma pedagogia tradicionalmente realizada. Os aspectos apresentados e as problemáticas específicas de um contexto escolar, resultaram na compreensão de que uma formação continuada docente bem estruturada e mediada, através da integração da sala de aula invertida (SAI) com as ferramentas digitais, pode promover momentos de reflexão didática pelos professores e consequentemente a incorporação no exercício da docência. Assim, a questão central que norteou esta pesquisa foi: quais as contribuições da sala de aula invertida como um modelo experimental de formação continuada para professores que atuam no Ensino Médio Integral? Para obtenção de respostas ao questionamento, definiu-se como objetivo geral analisar a experiência da formação continuada sobre a integração da SAI e as tecnologias digitais, com professores do Ensino Médio Integral de uma escola estadual do município de Extremoz/RN. E como objetivos específicos: 1) Realizar um levantamento das condições e necessidades reais para a implementação do experimento; 2) Elaborar a proposta de curso formativo, utilizando a SAI como conteúdo e metodologia; 3) Desenvolver o curso de formação continuada baseado na SAI com os professores; 4) Avaliar as possíveis contribuições do processo formativo para a ampliação dos saberes e competências profissionais dos professores e incorporação na prática pedagógica. Para isso, seguiu-se os paradigmas da pesquisa de natureza qualitativa, utilizando inicialmente os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica para construir o referencial teórico das categorias bases do estudo: Formação Docente, à luz dos estudiosos, Freire (1996), Perrenoud (2001), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2003), Tardif (2011), Imbernón (2011) e Libâneo (2011) e a Sala de Aula Invertida a partir de Moran (2015), Bacich e Moran (2018), Bergmann e Sams (2018) e Valente (2014). O método foi o da pesquisa-ação, com base em Thiollent (2011) para a adaptação das seguintes etapas condutoras do processo investigativo: exploração do lócus de estudo; construção da proposta de formação continuada; implementação do modelo experimental de formação baseado na SAI; validação do processo formativo a partir da aplicação de plano de aula interdisciplinar pelos professores; avaliação dos resultados gerais alcançados com o experimento; e divulgação externa da pesquisa. Os resultados mostraram que a formação contribuiu tanto para o aperfeiçoamento dos saberes profissionais, que remetem ao entendimento conceitual e didático da SAI, quanto para o desenvolvimento da competência para a utilização de diferentes ferramentas digitais integradas à metodologia. E através da etapa de validação, ficou evidente a necessidade de continuar investindo em capacitação para uso de tecnologias digitais com foco na inovação metodológica. Apesar das dificuldades impostas por um contexto educativo em tempos de pandemia da Covid-19, os professores conseguiram aproveitar as vivências da formação continuada e ressignificarem a sua prática. Por fim, mediante todas as possibilidades vislumbradas nessa pesquisa, espera-se fornecer subsídios importantes, principalmente para a educação do Estado do Rio Grande do Norte e das próprias instituições escolares na valorização, manutenção e reestruturação dos processos permanentes de aperfeiçoamento dos seus profissionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externo à Instituição - ALEX SANDRO COUTINHO SANT ANA - UFERSA