Banca de DEFESA: ELVIS MEDEIROS DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELVIS MEDEIROS DE MELO
DATA : 17/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: B321
TÍTULO:

A INTEGRAÇÃO DO SMARTPHONE EM SEQUENCIA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO, PEDAGÓGICO E DO CONTEÚDO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Estatística; Smartphones; Sequência de Ensino.


PÁGINAS: 197
RESUMO:

Os avanços tecnológicos ocorridos ao longo dos últimos anos vêm colocando o ser humano diante de uma infinidade de informações que são propagadas, em tempo real, por tecnologias pelas quais se acessam os meios de comunicação, entre elas os smartphones. A forma como as informações são apresentadas pela mídia (jornais, revistas, noticiários entre outros) nem sempre favorece sua compreensão por parte do indivíduo, pela incapacidade de leitura dessas informações ou pela divulgação incorreta de representação Estatística. Para que um cidadão consiga ser reflexivo e independente, necessita ter clareza dos acontecimentos à sua volta. Para tanto, é importante que consiga tratar as informações que lhe são apresentadas de forma crítica para tomar decisões e para exercício da plena cidadania. Partindo dessa realidade, surge o questionamento: Como os conhecimentos Tecnológico, Pedagógico e do Conteúdo (TPACK) estão integralizados nas aulas de Estatística com o uso dos smartphones? Assim, o objeto deste estudo foi a análise de como o conhecimento TPACK é integrado ao uso de smartphones no ensino de Estatística. Sendo assim, esta objetiva analisar a integração do conhecimento TPACK para o uso dos smartphones nas aulas de Estatística. É apresentado o quadro de fundamentação teórica acerca da tecnologia digital móvel inserida na educação, bem como a integração TPACK no ensino da Estatística com o uso dos smartphones. Na dimensão tecnológica, é analisada a importância no modelo BYOD (bring your own device); na pedagógica, o modelo PPDAC (Problema, Plano, Dados, Análise, Conclusão) na preparação de sequências de ensino contextualizadas, assim como as estratégias didáticas tomadas pelo professor; e na dimensão do conteúdo o desenvolvimento das habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Prova Brasil referentes à pesquisa científica. Adotamos os procedimentos da pesquisa colaborativa de acordo com projeto D-ESTAT (Desenvolvimento profissional de professores que ensinam Estatística) ao qual a pesquisa foi vinculada. O sujeito foi um professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola no município do Natal/RN. Nos procedimentos metodológicos, o modelo PPDAC foi utilizado no ensino de Estatística durante processo formativo, por meio da elaboração de uma sequência de ensino com o uso dos smartphones, assim como estudos de conceitos estatísticos e de tecnologias relacionadas à integração dos dispositivos móveis na sala de aula. A etapa da co-situação, de acordo com os procedimentos da pesquisa colaborativa, iniciou e em maio de 2018 com a formação do D-ESTAT, quando o projeto se instaurou na escola. A co-operação aconteceu concomitante aos encontros formativos realizados em 2019. Os relatos de experiência, as produções em cada etapa do ciclo investigativo foram coletadas e relatadas por meio da análise de diário de campo, das gravações de áudio, vídeo e de fotografias. Já a co-produção se deu no momento de planejamento e aplicação da sequência de ensino. Como resultados, o professor reconheceu o uso do smartphone com a amplificação de seu conhecimento TPACK durante o processo formativo, na medida que utilizou ferramentas propostas no momento da formação sobre o uso pedagógico do smartphone, como o aplicativo Plickers e o Google Formulários, assim como na elaboração de uma sequência de ensino e sua aplicação, envolvendo o tema da violência como problematizador do PPDAC, de acordo com a realidade da escola. A formação colaborativa fez com que o professor refletisse sobre suas práticas e a prospectasse formas de integrar os smartphones no ensino de Estatística, como o uso de aplicativos e construção de formulários online.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Externa ao Programa - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externo à Instituição - RODRIGO LACERDA CARVALHO - UFCA
Notícia cadastrada em: 03/12/2019 09:55
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