SGDDEDU: UM MODELO DE SHORT GAME DESIGN DOCUMENT PARA JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS CURTOS
Jogos educacionais, Game Design, SGDD, BNCC
O uso de jogos na educação vem se tornando uma prática cada vez mais presente na sociedade contemporânea. Para os chamados “nativos digitais” aprender através dos jogos eletrônicos torna-se mais significativo. Os jogos educacionais digitais, por muitas vezes, são vistos como jogos chatos, não motivadores, que pecam por não trazerem alguns elementos essenciais que promovem o engajamento, fazendo com que o objetivo de aprendizagem também não seja atingido. O Game Design é um projeto de um jogo. Ele descreve como o jogo deve ser, definindo as suas mecânicas e as interações entre jogador e o mundo virtual do jogo e como elas podem afetar o ambiente do jogo. Para documentar o design de um jogo, existe o Game Design Document (GDD), cujo um dos principais objetivos, além de registro, é de auxiliar na comunicação entre as diferentes equipes de produção de um jogo, possibilitando ao designer do jogo uma visão ampla do que está sendo produzido. Porém, por ser um documento grande que traz detalhadamente todos os elementos principais para a produção de um jogo, acaba por ser pouco utilizado, principalmente se o foco for a elaboração de jogos de pequeno porte, os quais são a maioria dos jogos educacionais digitais que existem. Para esses jogos curtos, que muitas vezes podem ser elaborados em algumas horas, há os Short Game Design Document (SGDD). O SGDD, diferentemente do GDD, vai descrever os elementos do jogo de forma mais simplificada possível, já que o jogo a ser elaborado a partir dele também é um jogo simples. Dessa forma, a proposta deste trabalho é elaborar um modelo de SGDD destinado a jogos educacionais curtos (o SGDDEdu), especificando elementos de arte, som, mecânica e programação do jogo, bem como os elementos educacionais em conformidade com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental, para que haja uma padronização e melhor categorização de jogos educacionais alinhados aos objetivos pedagógicos propostos e às habilidades e competências descritas em cada nível de ensino. Esse trabalho será desenvolvido a partir do estudo e análise de alguns modelos de SGDDs já existentes e da BNCC do Ensino Fundamental de forma geral, ocasionando no SGDDEdu. A pesquisa será aplicada com professores e educadores solicitando que eles especifiquem um jogo educacional no molde do SGDDEdu. Com isso, pretendemos verificar se o SGDDEdu tem relevância e se facilita na produção de jogos educacionais digitais, oportunizando o processo de ensino e aprendizagem através dos jogos, bem como tentar identificar como a BNCC pode contribuir no desenvolvimento de jogos educacionais.