Banca de DEFESA: ADRIANO EMANUEL BARROS AMARAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANO EMANUEL BARROS AMARAL
DATA : 17/03/2026
HORA: 17:00
LOCAL: SALA DO LABCAD
TÍTULO:

MALHAS DE COMPRESSÃO: AVALIAÇÃO MECÂNICA E EXPANSÃO PARA POTENCIAIS APLICAÇÕES


PALAVRAS-CHAVES:

Malhas de compressão. Elastano. Propriedades mecânicas. Histerese. Pressão de interface.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

AAs malhas de compressão são têxteis funcionais amplamente utilizadas nas áreas médica, esportiva e de reabilitação, devido à sua capacidade de exercer pressão controlada sobre o corpo, favorecendo o retorno venoso, o suporte muscular e a recuperação tecidual. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento mecânico de malhas de compressão produzidas em laboratório e discutir a expansão de seus potenciais e aplicações a partir de métodos experimentais acessíveis.
Foram produzidas sete amostras de malha em estrutura jersey, em mini tear circular de laboratório, com diferentes proporções de poliamida e elastano e variações do fator de cobertura (LFA). As amostras foram submetidas a ensaios de histerese e elasticidade segundo a norma ASTM D4964, ensaios de recuperação imediata e prolongada, análise microestrutural por microscopia óptica e aferição da pressão de interface por meio de sistema experimental adaptado baseado em câmara pneumática e esfigmomanômetro clínico. Os dados foram analisados por estatística descritiva.
Os resultados indicaram que a proporção de elastano influencia significativamente o comportamento mecânico das malhas. As amostras apresentaram pressões de interface entre 2,8 e 17,4 mmHg, sendo classificadas nas faixas de baixa e média compressão. Formulações com proporções intermediárias de elastano apresentaram melhor equilíbrio entre elasticidade, recuperação dimensional e estabilidade mecânica, enquanto teores elevados não resultaram em ganhos proporcionais de desempenho. As análises também indicaram elevada recuperação dimensional ao longo de 72 horas, sugerindo predominância de deformações reversíveis. Os resultados demonstram que métodos experimentais simplificados podem fornecer informações relevantes para a caracterização de malhas compressivas e apoiar o desenvolvimento de materiais alternativos em contextos acadêmicos e industriais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3217842 - MARCOS SILVA DE AQUINO
Interno - 2239386 - JOSE IVAN DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 349104 - LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA - UFRNExterno ao Programa - 2764728 - NEIL DE OLIVEIRA LIMA FILHO - UFRNExterno à Instituição - NAILTON TORRES CAMARA - IFRN
Notícia cadastrada em: 09/03/2026 11:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao