ANÁLISE EM COMPÓSITOS LAMINADOS DE TECIDO HÍBRIDO COM FIBRA DE CARBONO/VIDRO ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
Compósitos Híbridos, MEF, Fator de Concentração de tensões, Critério de Falha de Hashin.
A constante evolução da tecnologia trouxe a busca pela produção e desenvolvimentos de materiais com a combinação de propriedades essenciais, tais como baixo peso específico aliado a uma elevada resistência mecânica, principalmente em setores da indústria aeronáutica e aeroespacial, onde se necessita dessas características com o objetivo de otimizar o desempenho das aeronaves em relação ao consumo de combustível. Esse trabalho pretende simular através do Método dos Elementos Finitos (MEF) ensaios de tração, no qual foi analisado o comportamento mecânico de um compósito laminado híbrido de tecido constituído por fibras de carbono em orientações perpendiculares as fibras de vidro. Foram simulados corpos de prova sem e com a presença de um furo central, considerando-se diferentes orientações das direções das fibras de carbono (0°, 30°, 45°, 60° e 90°). Para avaliação da influência do fator concentrador de tensões foi estudado a resistência residual (RS) desse material. O critério de falhas de Hashin foi adotado na análise desse compósito híbrido com o objetivo de estudar seus processos de falha. Na sequência, também foi analisada a região das proximidades do furo com intuito de estudar o gradiente de tensões. Foram comparadas as máximas tensões normais (smax) obtidas numericamente em relação aos dados experimentais encontradas na literatura. Finalmente, os resultados mostraram que a implementação numérica do Critério de Hashin conseguiu representar adequadamente o comportamento da distribuição de tensões na região do furo.