ANÁLISE EXPERIMENTAL DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE UM VEÍCULO FLEX OPERANDO COM DIFERENTES MISTURAS DE GASOLINA/ETANOL EM TRÁFEGO URBANO
Veículos Flex, Consumo de combustível, Mistura Gasolina/Etanol.
O presente estudo trata de uma análise, em caráter experimental, do consumo de combustível de um veiculo flex, operando com diferentes misturas de gasolina e etanol, em tráfego urbano, o que permite obter resultados mais condizentes com a realidade do motorista, haja vista que os índices de consumo aferidos pelo INMETRO não levam em consideração o real cenário que a população enfrenta diariamente em seus deslocamentos urbanos, possibilitando assim a escolha mais economicamente viável da mistura gasolina/etanol acarretando numa redução dos custos e, possivelmente, uma diminuição nos índices de emissão de poluentes.
Atualmente, os fabricantes de veículos flex recomendam o abastecimento com etanol, caso o valor deste não ultrapasse 70% do valor da gasolina comum, entretanto, os veículos com a tecnologia flex, possibilitam operar com qualquer percentual de mistura no tanque de combustível, porém, nos dias de hoje, muitos dos proprietários desses veículos não utilizam esse recurso com eficiência, por desconhecerem essa possibilidade de mistura ou por não existir um estudo mais profundo em relação ao percentual ideal da mistura que proporcione um maior rendimento com um custo inferior ao proposto pelos fabricantes.
Com base nesse cenário o objetivo deste trabalho é analisar diferentes misturas de gasolina/etanol, com a finalidade de se apontar um percentual que possa vir a proporcionar uma diminuição no custo por km rodado.