REVESTIMENTO DE SUPERFÍCIE DE FERRO FUNDIDO CINZENTO (A48CL30) COM CARNONETO DE TUNGSTÊNIO (WC) PARA UTILIZAÇÃO EM BOMBEAMENTO DE VINHOTO
Aplicação (corrosão), carboneto de tungstênio, bombeamento de vinhoto (erosão), desgaste, ferro fundido.
No processo de obtenção de álcool, tem-se como resíduo industrial o vinhoto. Para cada litro de álcool produzido, obtém-se em média 15 litros de vinhoto. O vinhoto possui características que permitem sua utilização como fertilizante, apesar de apresentar elevada ação corrosiva e abrasiva, podendo ser identificado como líquido hostil, de mau odor, adesivo e com alta volatilidade. A característica abrasiva e corrosiva exige para seu bombeamento aplicação de bombas especiais, totalmente fabricadas em aço inoxidáveis, tornando o processo de descarte do vinhoto um tanto oneroso. O objetivo deste trabalho é obter-se uma superfície em carboneto de tungstênio (WC), resistente à corrosão e abrasão, considerando o ferro fundido cinzento como material base por ser muito comum sua utilização na fabricação de bombas de baixo custo e de fácil obtenção. Através do processo HVOF (High Velocity Oxigen Fuel), preparou-se a superfície de um rotor em ferro fundido cinzento (ASTM A48 CL30) revestindo-a com a espessura de 0,3 mm de carboneto de tungstênio (WC10%Co). O rotor foi então montado e testado em uma bomba centrífuga modelo INI 32-125, construída totalmente em ferro fundido. Testar a bomba somente com algumas peças de ferro fundido sem revestimento permitiu obter parâmetros para comparar o desgaste com a do rotor revestido. A bomba foi testada durante 100 dias com 12 horas/dia de operação, bombeando vinhoto à temperatura de 25°C, pH 7,0, peso específico 1,0017 kgf/dm³. Durante o teste simulou-se os efeitos da cavitação e recirculação através do controle da válvula de descarga. Os resultados obtidos mostram que o revestimento suportou o ataque químico e a erosão provocada pelo bombeamento do vinhoto, enquanto que as peças utilizadas sem resvetimento apresentaram um desgaste inicial considerável, identificado pelos pontos de corrosão, caracterizando o início da corrosão