LOCALIZAÇÃO DE FALTAS EM LINHAS DE TRANSMISSÃO DE MÚLTIPLOS TERMINAIS A PARTIR DE REGISTROS OSCILOGRÁFICOS SINCRONIZADOS VIA TRANSFORMADA WAVELET
Localização de faltas, Linhas de Transmissão de múltiplos terminais, Transformada Wavelet
A energia elétrica é indispensável para o desenvolvimento da sociedade moderna e sua crescente demanda nos últimos anos, fruto dos crescimentos populacional e econômico, faz com que as concessionárias se tornem mais comprometidas com a qualidade e a continuidade do fornecimento, fatores que são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Para que esses fatores sejam atendidos quando ocorre uma falta permanente no sistema, faz-se necessária, primeiramente, uma rápida localização do defeito causador da interrupção da energia, o que não é uma tarefa tão simples devido à complexidade dos sistemas atuais. Um exemplo disso ocorre nas linhas de transmissão com múltiplos terminais, que interligam circuitos existentes com objetivo de atender à demanda. Nestas linhas, derivações para atender a cargas de porte que não justificam economicamente a construção de novas subestações são adotadas como medidas viáveis para aliviar outros circuitos. Este trabalho propõe um algoritmo de localização de faltas que é aplicado em linhas de transmissão com múltiplos terminais – dois e três terminais. O método de localização baseia-se no uso de fasores fundamentais de tensão e corrente, bem como na representação da linha através de sua impedância série. A Transformada Wavelet é uma ferramenta matemática eficaz na análise de descontinuidades de sinais e, por este motivo, é utilizada na sincronização dos dados de tensão e corrente oriundos de faltas. A transformada de Fourier é outra ferramenta utilizada neste trabalho para extração dos fasores fundamentais de tensão e corrente. Para testar e validar a aplicabilidade do algoritmo de localização, utilizaram-se dados de sinais faltosos simulados no ATP (Alternative Transients Program) e também dados reais obtidos de registradores oscilográficos instalados em linhas da CHESF.