Redução de Taxa de Absorção Específica em Phantoms que Simulam Tecidos Humanos por meio de Superfícies Seletivas em Frequência com Substratos Feitos de Têxteis Hospitalares
Antenas têxteis, superfícies seletivas em frequência têxteis, caracterização elétrica, faixa ISM 2,4 GHz, Phantoms Humanos, Taxa de Absorção Específica.
Este trabalho propõe uma antena integrada com superfície seletiva de frequência (FSS) com substrato têxtil para aplicações em sistemas médicos de monitoramento contínuo com taxa de absorção específica (SAR) reduzida. A antena e o FSS foram fabricados em substratos têxteis de algodão e poliéster, utilizados em produtos têxteis para a saúde, baseados na norma técnica ABNT NBR 13734:2016 - Produtos têxteis para saúde, para operação na faixa de frequências ISM 2,4 GHz. O sistema opera na frequência de 2,4 GHz. Três materiais têxteis com proporções variadas de algodão e poliéster foram escolhidos para projetar as antenas e FSS. A caracterização elétrica desses materiais foi realizada. A antena foi projetada para um plano de terra preenchido e um patch retangular alimentado por uma linha de microfita. O FSS foi projetado usando espiras quadradas. A operação experimental das superfícies seletivas de frequência dentro da faixa de interesse foi observada através do coeficiente de transmissão em função da frequência. Foram fabricados phantoms para simular os tecidos humanos pele, gordura, sangue e músculo, sendo realizada uma análise térmica para avaliar o impacto da exposição contínua na transmissão do sinal da antena integrada aos phamtos fabricados. Os resultados demonstram uma redução no SAR devido à rejeição efetiva do sinal da banda ISM pelo FSS em torno de 66,67% em comparação com o sistema com a antena ativa sem a presença da FSS.