ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO UMA FERRAMENTA DE PREVENÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS
Robótica Educacional, Transtorno Mental, Prevenção, Saúde Mental
Propomos neste trabalho, realizar um estudo a fim de verificar se a Robótica Educacional em sala de aula pode ser usada para melhorar funções cognitivas e em prevenção à ocorrência de problemas sociais, que inibem o desenvolvimento sócio-cultural de muitos jovens atualmente. Convém ressaltar que já existem estudos verificando a eficácia da Robótica Educacional em crianças e adolescentes com diagnósticos do espectro do autismo, deficiência visual, mas não achamos na literatura um estudo parecido com o proposto neste trabalho, apenas é sabido que a Robótica Educacional melhora as funções cognitivas da criança e também a autoestima deles e dos professores. Durante esse trabalho, pretendemos verificar se crianças e adolescentes que têm aulas de robótica educacional são menos susceptíveis a problemas maiores de depressão, estresse, entre outros tipos de transtornos mentais. Para analisar essas viariáveis será necessário elaborar questionários para professores e alunos e aplica-los. Os questionários serão aplicados na etapa prática da Olimpíada Brasileira de Robótica que ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Com esses dados conseguiremos fazer a análise e verificação sobre a ferramenta da robótica educacional.
Propomos neste trabalho, realizar um estudo a fim de verificar se a Robótica Educacionalem sala de aula pode ser usada para melhorar funções cognitivas e em prevenção àocorrência de problemas sociais, que inibem o desenvolvimento sócio-cultural de muitosjovens atualmente.Convém ressaltar que já existem estudos verificando a eficácia da Robótica Educacionalem crianças e adolescentes com diagnósticos do espectro do autismo, deficiênciavisual, mas não achamos na literatura um estudo parecido com o proposto neste trabalho,apenas é sabido que a Robótica Educacional melhora as funções cognitivas da criança etambém a autoestima deles e dos professores.Durante esse trabalho, pretendemos verificar se crianças e adolescentes que têm aulasde robótica educacional são menos susceptíveis a problemas maiores de depressão,estresse, entre outros tipos de transtornos mentais.Para analisar essas viariáveis será necessário elaborar questionários para professorese alunos e aplica-los. Os questionários serão aplicados na etapa prática da OlimpíadaBrasileira de Robótica que ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Comesses dados conseguiremos fazer a análise e verificação sobre a ferramenta da robóticaeducacional