FTE-LEACH: UM PROTOCOLO ENERGETICAMENTE EFICIENTE E TOLERANTE A FALHAS APLICADO ÀS REDES INDUSTRIAIS DE SENSORES SEM FIO
Tolerância a Falhas, Redes de Sensores sem Fio, Protocolos de Roteamento, Eficiência Energética, Baixo Custo.
Uma Rede de Sensores sem Fio (RSSF) consiste de dispositivos distribuídos em uma área com a finalidade de monitorar variáveis físicas, tais como temperatura, pressão, vibração, movimento e condições ambientais em locais onde as redes cabeadas seriam complicadas ou impraticáveis de serem implementadas, por exemplo, aplicações industriais de difícil acesso, monitoramento e controle de poços petrolíferos terrestres ou marítimos, no acompanhamento de extensas áreas de cultivo agrário e animal, entre outros.
Para ser viável, uma RSSF deve possuir requisitos importantes, tais como baixo custo, baixa latência e, principalmente, baixo consumo de energia. Entretanto, para garantir tais requisitos, essas redes sofrem limitação de recursos, além de, eventualmente, serem utilizadas em ambientes hostis, levando a altas taxas de falhas, tais como roteamentos segmentados, perda de mensagens, reduzindo a eficiência podendo chegar, inclusive, a comprometer a rede como um todo.
Este trabalho tem por objetivo apresentar o FTE-LEACH, um protocolo de roteamento energeticamente eficiente e tolerante a falhas, mantendo a eficiência na comunicação e na disseminação de dados. Tal protocolo foi desenvolvido baseado no padrão IEEE 802.15.4 e voltado às redes industriais com recursos energéticos limitados.