Banca de DEFESA: ALEXANDRE AUGUSTO BEZERRA DA CUNHA CASTRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE AUGUSTO BEZERRA DA CUNHA CASTRO
DATA : 11/10/2024
HORA: 09:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

Configuração Espacial e Ciclomobilidade na Cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Ciclomobilidade, Configuração Espacial, Sintaxe do Espaço, Campina Grande.


PÁGINAS: 203
RESUMO:

A inserção efetiva da ciclomobilidade no planejamento dos transportes surgiu com a instituição da Política Nacional de Mobilidade Urbana, em 2012 e com o Programa Bicicleta Brasil, em 2018. Este trabalho discute a relação entre configuração espacial e ciclomobilidade, tendo como estudo de caso de Campina Grande, cidade de porte médio localizada no estado da Paraíba, na qual foi implementado um plano de mobilidade contendo diretrizes voltadas à ciclomobilidade e a construção de cerca de 108 quilômetros de cicloestruturas, entre 2015 e 2023. Investiga-se a congruência entre o potencial de movimento gerado pela malha viária, o fluxo de ciclistas e a alocação de cicloestruturas. Os procedimentos metodológicos foram divididos nas seguintes etapas: modelagem de mapas configuracionais, a partir do instrumental analítico Sintaxe do Espaço, e de mapa topográfico, com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); coleta de dados secundários sobre o uso da bicicleta, a presença de infraestrutura cicloviária e aspectos socioeconômicos (censitários); e análise espacial e estatística dos dados coletados. Resultados demonstram que medidas expressivas de acessibilidade topológica, considerando percursos de atravessamento da malha urbana dentro de um raio de alcance de 1200 metros, combinadas a dados de declividade, se correlacionam estatisticamente com 47% da contagem de ciclistas. Indicam, também, que vias mais largas concentram grande parte das cicloestruturas e são mais usadas; e que ciclovias e ciclofaixas estão localizadas, majoritariamente, em vias com valores médios de acessibilidade topológica, próximas a locais de densidade e renda média e alta. Constatou-se, ainda, serem insatisfatórias: a articulação entre as áreas centrais e as mais pobres, onde reside a maioria dos que usam a bicicleta como meio de transporte; a continuidade das cicloestruturas; e a sinalização nos cruzamentos, fatores que comprometem o ir e vir e a segurança dos ciclistas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350255 - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO
Interna - 350489 - RUTH MARIA DA COSTA ATAIDE
Interno - 1454154 - ALDOMAR PEDRINI
Externo ao Programa - 1122924 - EMANUEL RAMOS CAVALCANTI - UFRNExterno à Instituição - MAURO NORMANDO MACÊDO BARROS FILHO
Externa à Instituição - AIDA PAULA PONTES DE AQUINO
Externo à Instituição - VALÉRIO AUGUSTO SOARES DE MEDEIROS - UnB
Notícia cadastrada em: 29/07/2024 19:50
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