Banca de DEFESA: JOÃO MARIA DIAS E SILVA ARAÚJO

DISCENTE : JOÃO MARIA DIAS E SILVA ARAÚJO
DATA : 23/07/2024
LOCAL: DEF - Remoto

O Voleibol nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado: uma possibilidade pedagógica a partir da abordagem crítico-emancipatória

Educação Física Escolar. Voleibol. Abordagem Crítico- Emancipatória. Ensino Médio Integrado.

Dentre diversidade de manifestações culturais que podem ser tematizadas, o esporte continua com grande destaque, sendo um conteúdo que possibilita uma gama de movimentos a serem explorados e vivenciados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio, e o voleibol, sendo uma modalidade esportiva tradicional e popular entre os jovens, pode ser tematizado de outras formas, utilizando outros cenários e contextos, trazendo novas possibilidades de aprendizagem, principalmente quando trabalhada numa abordagem crítica da Educação Física, como a crítico- emancipatória, que busca colocar os alunos no centro do processo de ensino aprendizagem e estimulá-los no desenvolvimento da sua autonomia, protagonismo, criatividade e ampliação da sua criticidade. Diante do exposto, a presente pesquisa possui como objetivo geral analisar uma intervenção pedagógica materiaizada nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado com o conteúdo voleibol à partir da abordagem crítico-emancipatória, e tem como objetivos específicos desenvolver uma unidade didática sobre o voleibol, a partir da abordagem crítico-emancipatória; avaliar o processo de ensino aprendizagem da proposta aplicada; e, elaborar uma cartilha com o conteúdo voleibol, a partir da abordagem crítico-emancipatória, como produto educacional.  Para alcançar o objetivo proposto, realizou- se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e do tipo intervenção, tendo como público-alvo 26 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado do Curso de Controle Ambiental Matutino do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central, na cidade do Natal/RN. Sua aplicação foi realizada por meio de unidade didática composta por 10 encontros. Para o levantamento de dados foram utilizados como instrumentos o diário de campo do pesquisador, a observação participante e o portfólio. A análise dos dados foi dividida em três tópicos principais: (1) Voleibol Conhecido: destinou-se a descrever o primeiro encontro da unidade didática e a identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o voleibol; (2) Voleibol Experimentado: destinou-se a descrever os outros nove encontros; e (3) Voleibol Percebido: relacionado a avaliação do processo de ensino- aprendizagem. Como resultados, no que tange ao voleibol conhecido pelos estudantes, identificamos que os principais aspectos relacionados a modalidade foram sobre regras, fundamentos, situações de jogo e curiosidades. Em relação ao voleibol experimentado pelos estudantes, percebemos que as vivências geraram oportunidades de experimentar, aprender e criar/inventar diversas possibilidades acerca do voleibol. Já no voleibol percebido, os estudantes apontaram que a tematização do voleibol foi diversa, nova, positiva e inclusiva; que a participação dos estudantes ao longo dos encontros foi considerada muito participativos; e, que a intervenção pedagógica foi importante para sua formação integral através da reflexão, satisfação e crescimento. Consideramos, que a proposta da intervenção pedagógica foi bastante exitosa e a abordagem crítico-emancipatória se mostra uma possibilidade potente e frutífera para desenvolver qualquer conteúdo da Educação Física no EMI. Acreditamos que os resultados apresentados nessa dissertação e o produto gerado possam ser refletidos, replicados e reconstruidos por outros pesquisadores, em novos contextos e com outros públicos.

Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN
Presidente - ***.051.834-** - MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA - UFF
Externa à Instituição - MICHELI VERGÍNIA GHIGGI - UFF