Banca de QUALIFICAÇÃO: SAYONARA ARAUJO DE MACEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SAYONARA ARAUJO DE MACEDO
DATA : 13/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: DEF UFRN
TÍTULO:

METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA METODOLOGIA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Projetos; Educação Física.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

O processo pedagógico tem historicamente centrado o ensino na figura do
professor, o conhecimento reconhecido como válido vem do professor e deve ser
memorizado pelo aluno. A consciência crítica das limitações deste modelo vem
surgindo, fazendo com que estudiosos discutam sobre métodos de ensino que
prioriza o aluno, transformando-o em protagonista e não somente receptor de
conhecimento. Dentre esses métodos aparecem as Metodologias Ativas, tornando o
aluno ativo e no centro do processo de ensino. A Aprendizagem Baseada em
Projetos (ABP) é uma dessas metodologias que possibilita os estudantes
desenvolverem um projeto discutindo uma problemática que faz parte da sua
realidade buscando resolvê-la através de conhecimentos por meio de um conteúdo
com a orientação do professor. Pensando nisso surge o questionamento: Como
utilizar a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de
conteúdos da Educação Física escolar de maneira a contribuir no processo de
ensino? Este trabalho teve como objetivo geral: desenvolver uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos no componente curricular Educação Física. E como objetivos específicos: planejar uma proposta pedagógica baseada na Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em
Projetos; aplicar a proposta pedagógica metodológica da Aprendizagem Baseada
em Projetos e avaliar o processo da proposta pedagógica. Participaram da pesquisa
23 alunos regularmente matriculado na turma do 3º ano A da Escola de Ensino
Médio em Tempo Integral Governador Adauto Bezerra da cidade do Crato-Ceará. O
referido estudo é uma pesquisa de intervenção pedagógica de abordagem
qualitativa e caráter descritivo, no qual foi utilizado como instrumento para coleta de
dados o diário de campo escrito durante a aplicação de uma sequência didática
composta por 22 aulas. Esses dados foram analisados baseados nas etapas de um
projeto de ensino de Bender (2014) e resultaram nos seguintes tópicos: conhecendo
o conteúdo; introduzindo a ABP; pesquisando informações iniciais; criando artefatos;
pesquisando, conhecendo um pouco mais; desenvolvendo a apresentação final;
apresentando os artefatos e avaliando o projeto.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Presidente - ***.051.834-** - MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA - UFF
Interna - 1872928 - PRISCILLA PINTO COSTA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 27/11/2023 10:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao