O FUTEBOL DA ESCOLA: uma abordagem a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio
Palavras-chave: futebol; educação física escolar; concepção crítico-
emancipatória.
O presente trabalho abordará como tema o futebol e, tem o objetivo de: 1- desenvolver o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de educação física do ensino médio; 2- avaliar o conteúdo futebol em uma unidade didática, a partir da concepção crítico- emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio; 3- apontar os limites e as possibilidades de uma unidade didática sobre o futebol, a partir da concepção crítico-emancipatória, nas aulas de Educação Física do ensino médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante, utilizando-se como opção metodológica o método qualitativo descritivo. Fizeram parte desta pesquisa, os estudantes do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Maria do Rosário Bezerra, situada no município de Boa Saúde/RN, no período matutino, sendo esta turma composta por 35 estudantes regularmente matriculados. Já os instrumentos para a coleta de dados, foram: a observação participante, por meio de diário de campo; questionário e grupo focal. Dessa forma, os dados estão sendo apresentados com base na análise e interpretação dos dados, bem como, discutidos com o referencial teórico consultado, para dialogar com as informações obtidas, para que assim, se possa apontar os limites e as potencialidades da proposta com a unidade didática, assim como os caminhos para que mais estudos surjam e, contribuam para novos trabalhos sobre o tema. Com isso, a partir da análise dos resultados, está sendo constatado que a unidade didática sobre o futebol, a partir da Concepção Crítico-Emancipatória, é possível e eficaz para a aprendizagem dos alunos (as), uma vez que, de forma comparativa, os questionários avaliativos (diagnóstico e final), mostraram uma evolução significativa no aprendizado discente, quer seja do ponto de vista quantitativo, quer seja do ponto de vista qualitativo, conferindo a estes, sentidos e significados.