A ADERÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: O CASO DO COLÉGIO ESTADUAL JUSTINIANO E SERPA
Ensino Médio; Baixa Aderência; Meninas; Aulas práticas; Educação Física.
Nas aulas de Educação Física do Ensino Médio podemos facilmente perceber que existe uma parcela considerável de alunos que não se dispõem a participar das aulas práticas, sejam elas de modalidades coletivas, individuais, jogos, brincadeiras, lutas ou ginásticas, sendo que a grande maioria que perfaz este quantitativo é formado por meninas. Esta falta de aderência por parte do público feminino faz com que as aulas práticas não atinjam seus objetivos, que é a formação integral do educando. Logo, se faz necessário um estudo mais aprofundado acerca do tema, para que seja possível entendermos quais fatores são responsáveis por esta situação, com o objetivo de elencar os motivos que afastam este público das aulas práticas realizando um levantamento de quais atividades elas mais se identificam e de quais não gostam, poderemos buscar maneiras de superar esta situação. Este Estudo trata-se de um estudo de caso, da realidade presente no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, sendo um trabalho de natureza quantitativa, que busca esclarecer os motivos que geram a baixa aderência nas aulas de Educação Física do Ensino Médio pelas alunas que compõem a população e amostra deste trabalho e estão regularmente matriculadas no referido Colégio. Utilizando para isso um questionário com perguntas fechadas aplicado para um público de 100 meninas das três series que compõem a escola.