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Dissertações |
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ALAN KLINGER SOUSA ALVES
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TeamBridge: Middleware para adaptação de games e controles de reabilitação motora
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Orientador : RUMMENIGGE RUDSON DANTAS
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MEMBROS DA BANCA :
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AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
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RUMMENIGGE RUDSON DANTAS
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TATIANA AIRES TAVARES
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Data: 16/04/2018
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Esse trabalho irá apresentar uma interface para adaptação não invasiva de dispositivos de entrada de Realidade Virtual, para utilização com jogos da plataforma desktop incompatíveis com tais dispositivos, com foco em jogos para reabilitação, uma vez que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte possui uma pesquisa em andamento sobre aplicação e desenvolvimento de novos dispositivos controladores para jogos terapêuticos. Além de ser uma ferramenta para adaptação de joysticks, ela também conterá um módulo voltado para terapia, esse módulo além de coletar informações poderá auxiliar o paciente quanto à correção dos movimentos realizados, artifício útil quando a terapia é realizada em casa, longe da supervisão do terapeuta
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This work will present an interface for non-invasive adaptation of Virtual Reality input devices, for use with desktop platform games incompatible with such devices, with a focus on games for rehabilitation, since the Universidade Federal do Rio Grande do Norte has a ongoing research on application and development of new controller devices for therapeutic games. In addition to being a tool for adapting joysticks, it will also contain a module for therapy, this module besides collecting information can help the patient to correct the movements performed, artifice useful when therapy is performed at home, away from the therapist’s supervision.
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ALLYSON BRUNO CAMPOS BARROS VILELA
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OpenData Processor: Uma ferramenta para a automatização do processo de extração e publicação de Dados Abertos
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Orientador : FREDERICO ARAUJO DA SILVA LOPES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRÉ GUSTAVO DUARTE DE ALMEIDA
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FRANCISCO DANTAS DE MEDEIROS NETO
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FREDERICO ARAUJO DA SILVA LOPES
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GIBEON SOARES DE AQUINO JUNIOR
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Data: 30/07/2018
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O acesso público à informação do governo é um aspecto importante da sociedade moderna que permite a participação ativa da população no monitoramento das ações governamentais. O decreto no 8.777, assinado pela Presidência da República em 11 de maio de 2016, institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal. A partir dele, os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional são obrigados a disponibilizarem os dados no formato aberto. No entanto, grande parte dessas instituições estão descumprindo os compromissos definidos no Decreto. Uma possível explicação para esse número é a necessidade dos responsáveis técnicos terem bons conhecimentos de seus sistemas de informação e das legislações vigentes aliada com a dificuldade na extração dos dados visto que na maioria das instituições, todo o processo de extração, publicação e atualização dos dados abertos é feito de forma manual. Nesse sentido, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta de automatização do processo de extração, publicação e atualização dos dados abertos. Para demonstrar a viabilidade dessa automatização foi utilizado, como estudo de caso, o SUAP e o CKAN.
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Public access to government information is an important aspect of modern society that allows the active participation of the population in monitoring government actions. Decree No. 8777, signed by the president on May 11, 2016, establishing the Open Data Policy of Brazilian’s Federal Government. From it, the entities of the federal public administration, autarchic and foundational are obliged to make the data available in the open format. However, so far, of the 210 institutions only 75 of them are fulfilling the commitments defined in the Decree. One possible explanation for this low number is the need for technical staff to have a good knowledge of their information systems and current legislation allied with the difficulty in extracting the data since in most of the institutions the entire process of extraction, treatment and publication of the open data is done manually. In this sense, this work proposes the development of an automation tool for the ETL process for open data in the scope of the Federal Institutions that use the Unified System of Public Administration since this automation brings a greater agility in the publication and periodic updating of the open data, time saving and ease of management of open data portals
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JONAS JORDÃO DE MACÊDO
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OpenEasier: A CKAN Extension to Enhance Open Data Publication and Management
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Orientador : FREDERICO ARAUJO DA SILVA LOPES
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MEMBROS DA BANCA :
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BERNADETTE FARIAS LÓSCIO
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FREDERICO ARAUJO DA SILVA LOPES
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JAIR CAVALCANTI LEITE
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NELIO ALESSANDRO AZEVEDO CACHO
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Data: 07/08/2018
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Open Data is an important concept for our society, and it is being adopted by public and private entities. When embracing Open Data, the companies generate more transparency and collaboration in our society, this enables the enhancement and creation of services, helping to improve many aspects of our lives. Despite the existence of data catalogue platforms to support Open Data, e.g. CKAN, the complexity and costs of achieving the publication of Open Data are still a challenge, hampering the adoption of the activity of publishing Open Data. The existing tools that support Open Data publication demands deep knowledge of IT tools to publish the data, leaving this important task in the hands of few. Hence, the existing tools are not able to properly achieve the main goal which is to make anyone able to publish and maintain Open Data. In this context, this work aims to design and implement a new tool to decrease the complexity and costs, and to make possible non-IT technicians to publish and manage their Open Data. We believe that this strategy will engage the real data producers in the Open Data movement, helping to improve the quality of Open Data.
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Open Data is an important concept for our society, and it is being adopted by public and private entities. When embracing Open Data, the companies generate more transparency and collaboration in our society, this enables the enhancement and creation of services, helping to improve many aspects of our lives. Despite the existence of data catalogue platforms to support Open Data, e.g. CKAN, the complexity and costs of achieving the publication of Open Data are still a challenge, hampering the adoption of the activity of publishing Open Data. The existing tools that support Open Data publication demands deep knowledge of IT tools to publish the data, leaving this important task in the hands of few. Hence, the existing tools are not able to properly achieve the main goal which is to make anyone able to publish and maintain Open Data. In this context, this work aims to design and implement a new tool to decrease the complexity and costs, and to make possible non-IT technicians to publish and manage their Open Data. We believe that this strategy will engage the real data producers in the Open Data movement, helping to improve the quality of Open Data.
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YAN DE LIMA JUSTINO
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Do monolito legado aos microsserviços: um estudo de caso aplicado na Secretaria de Estado da Tributação do Rio Grande do Norte
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Orientador : CARLOS EDUARDO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS EDUARDO DA SILVA
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EIJI ADACHI MEDEIROS BARBOSA
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NABOR DAS CHAGAS MENDONÇA
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Data: 07/08/2018
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A orientação a serviços (Service-orientation) fornece um paradigma de projeto baseado em um conjunto de metas estratégicas para o alinhamento entre tecnologia da informação (TI) e negócios, promovendo eficiência, agilidade e produtividade. Nesse contexto, a reengenharia de sistemas legados para uma arquitetura orientada a serviços (SOA) pode ser justificada para resolver problemas como a demanda por interoperabilidade e a necessidade de fornecer uma interface robusta de serviço de alta disponibilidade. No entanto, a implantação de SOA em um ambiente corporativo é uma tarefa desafiadora, pois pode envolver o uso de diferentes técnicas, como a modernização de sistemas com alto endividamento técnico e altos custos de manutenção. Para isso, é necessário um processo que forneça um conjunto apropriado de técnicas que minimizem os riscos e, ao mesmo tempo, garantam a qualidade dos sistemas durante o processo de migração. Neste sentido, este trabalho apresenta a aplicação de um processo de reengenharia de sistemas legados para suportar a implementação de um projeto SOA. O SPReaD (Service-oriented process for Reengineering and Devops) é uma instanciação da Mainstream SOA Methodology, com foco na reengenharia de sistemas legados, integrando os aspectos de DevOps para o direcionamento de SOA. Esse processo foi identificado durante um projeto real de reengenharia de software para evolução de sistemas legados de uma Secretaria de Estado de Tributação. O uso do SPReaD tem apresentado resultados significativos em relação à conquista de importantes metas de qualidade como a padronização de contratos de serviços para efeitos de interoperabilidade; a gestão da dívida técnica, tendo em vista uma melhor manutenibilidade e portabilidade de componentes; uma maior escalabilidade e melhora no desempenho como um todo para suportar uma grande carga de requisições.
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Service-orientation provides a design paradigm based on a set of strategic goals towards the alignment between information technology and business, promoting efficiency, agility and productivity. In this context, the reengineering of legacy systems to a service-oriented architecture (SOA) can be justified to solve problems such as the demand for interoperability and the need to provide a robust high-availability service interface. However, the deployment of SOA into an enterprise environment is challenging task, as it may involve the use of different techniques, such as the modernization of systems with high technical debt and high maintenance costs. To this end, a process is required that provides an appropriate set of techniques that minimize risks and at the same time ensure the quality of the systems during the migration process. In this sense, this work presents the application of a process for the reengineering legacy systems to support the implementation of an SOA project. This process has been identified during a real software reengineering project for evolution of legacy systems of a Secretariat of State for Taxation. The SPReaD (SOA Process for Reengineering and DevOps) is an instantiation of the mainstream SOA methodology focusing on the reengineering of legacy systems integrating DevOps aspects for targeting SOA. The use of SPReaD have presented significant results regarding the achievement of important quality goals. The use of SPReaD has presented significant results in relation to achieving important quality goals such as the standardization of service contracts for interoperability purposes; technical debt management, for better maintainability and portability of components; scalability and performance improvement to support a large load of requests.
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DAVID COELHO DOS SANTOS
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IMAM - Uma ferramenta para monitoramento de sistemas e dispositivos em infraestruturas críticas de IoT baseada em Aprendizado de Máquina.
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Orientador : JOAO CARLOS XAVIER JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO CARLOS XAVIER JUNIOR
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GIBEON SOARES DE AQUINO JUNIOR
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MARCOS CESAR MADRUGA ALVES PINHEIRO
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CARLOS NASCIMENTO SILLA JÚNIOR
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Data: 24/08/2018
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Problemas em sistemas e dispositivos devem ser tratados com agilidade e de maneira eficiente. Períodos de inatividade podem custar caro e ter consequências bastante significativas em diversos contextos. Em plataformas baseadas em internet das coisas, a necessidade de disponibilidade e confiabilidade é fundamental. Embora as falhas possam acontecer por vários motivos, quando há um sistema de monitoramento que permita analisar e correlacionar dados de forma que informações relevantes possam ser extraídas, até o menor problema pode ser detectado e corrigido de forma eficiente, diminuindo o tempo de indisponibilidade. Assim, o monitoramento efetivo auxilia aplicações e serviços estarem disponíveis o maior tempo possível. Este trabalho descreve a concepção e desenvolvimento de um sistema de monitoramento para os componentes de software e hardware para plataformas baseadas em IoT. A hipótese considera que o sistema de monitoramento proposto irá auxiliar na manutenção da garantia da disponibilidade.
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For a variety of reasons, when there is a monitoring system that allows analyzing and correlating data so that relevant information can be extracted, even the smallest problem can be detected and corrected efficiently, reducing downtime.Thus, effective monitoring helps applications and services be available as long as possible. This work specifies the design and development of a monitoring system for software and hardware components for IoT based platforms.The hypothesis describes the proposed monitoring system will help to maintain the guarantee of the availability and reliability of IoT based platform components.
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CEPHAS ALVES DA SILVEIRA BARRETO
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Uso de Técnicas de Aprendizado de Máquina para Definição de Perfis de Motoristas baseados em Dados Automotivos
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Orientador : JOAO CARLOS XAVIER JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS NASCIMENTO SILLA JÚNIOR
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DANIEL SABINO AMORIM DE ARAUJO
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IVANOVITCH MEDEIROS DANTAS DA SILVA
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JOAO CARLOS XAVIER JUNIOR
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Data: 24/08/2018
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A violência no trânsito tem vitimado muitos brasileiros, e acima de tudo, tem causado grandes prejuízo. A grande maioria dos acidentes de trânsito é causada por imprudência dos condutores (90%). Além da imprudência, defeitos nos automóveis (5%) e má condição das rodovias (5%) também contribuem para que vidas e recursos financeiros sejam perdidos anos após anos. Uma das alternativas para amenizar esses problemas é entender como se comportam os condutores de automóveis quando estão ao volante. Recentemente, pesquisadores têm concentrado esforços para poder armazenar e analisar dados de condutores e automóveis visando a obtenção ou possível indicação de diferentes perfis de condutores. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho é utilizar técnicas de Aprendizado de Máquina sobre dados de veículos obtidos via OBD-II (On Board Diagnostics II) para identificar possíveis perfis entre os condutores de automóveis.
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Traffic has killed many citizens, and above all, it has caused great losses. The vast majority of traffic accidents are caused by drivers' recklessness (90%). In addition to recklessness, car defects (5%) and poor road conditions (5%) also contribute to the loss of lives and financial resources years after years. One of the alternatives to alleviate these problems is to understand how car drivers behave when they are behind the wheel. Recently, researchers have concentrated efforts to store and analyze data from drivers and automobiles to obtain or possible indication of different driver profiles. Thus, the main objective of this work is to use Machine Learning techniques on vehicle data obtained through OBD-II (On Board Diagnostics II) to identify possible profiles among car drivers.
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PEDRO VITOR LIMA RODRIGUES
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MOTUS: UMA PLATAFORMA DE APOIO A AVALIAÇÃO E FEEDBACK DE DESEMPENHO BASEADO NA ANÁLISE DE INDICADORES
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Orientador : GLEYDSON DE AZEVEDO FERREIRA LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
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GLEYDSON DE AZEVEDO FERREIRA LIMA
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HERMANO PERRELLI DE MOURA
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UIRA KULESZA
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Data: 29/08/2018
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Cada vez mais as empresas têm prezado pelo bem-estar, motivação e satisfação dos seus colaboradores, tendo em vista que eles constituem o recurso mais importante de uma organização. Colaboradores motivados tendem a produzir com mais qualidade e produtividade, auxiliando na resolução dos problemas com melhor desempenho. Quando a empresa atua com êxito para influenciar positivamente na motivação e no ambiente de trabalho dos colaboradores, ela não apenas recebe em troca um maior engajamento deles, mas também realiza um marketing externo para atrair novos talentos, sendo vista pela sociedade como uma empresa onde “muitos querem trabalhar”. Para que isso seja possível, se faz necessário reconhecer e fornecerfeedback aos colaboradores quanto ao seu desempenho. Dependendo da complexidade organizacional, quantidade de colaboradores e diversidade de cargos da empresa, a avaliação do desempenho pode representar um grande desafio, sendo necessário o emprego de uma quantidade considerável de recursos investidos para realizá-la em um tempo aceitável. Esse trabalho apresenta umsoftware chamado Motus, com intuito de analisar e fornecer um feedback de desempenho aos membros das equipes de uma empresa de desenvolvimento de softwareatravés de indicadores, além de analisar o impacto da sua utilização em relação a produtividade dos desenvolvedores. Para tal, um estudo foi conduzido para verificar o conceito de produtividade dentro da organização como conjunto de indicadores de desempenho, além de medir seus valores antes e depois da utilização da ferramenta com intuito de analisar suas variações.
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Increasingly, companies have cherished well-being, motivation and satisfaction of their employees since they are the most valuable resource of organization. Motivated employees tend to produce with more quality and productivity, helping to solve problems with better performance. When companies acts successfully to positively influence motivation and better work environment, receives in exchange not just greater engagement but also makes a good external marketing to attract new talents, being seen by external community as a company where “many others want to work”. To make this possible, it is necessary recognize and provide a feedback to employees on their performance. Depending on hierarchical complexity and quantity of employees and diversity of company positions, evaluate their performance may represent a big challenge, being necessary the use of many resources to make it happens in acceptable time. This work presents software that provide a performance feedback to the teams of a company by use of performance indicators, in addition to implement a public recognition model of employees in a view of good attitudes. To measure the impact of the software utilization, a study will be conducted before and after use this software, to measure their influence on the motivation of members of development teams and what the variation of satisfaction of them within the work environment.
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WELKSON RENNY DE MEDEIROS
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SecAuthAPI: Uma abordagem para suportar infraestruturas de autorização auto-adaptativas
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Orientador : CARLOS EDUARDO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS EDUARDO DA SILVA
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SILVIO COSTA SAMPAIO
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GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA
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Data: 30/10/2018
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Mecanismos de controle de acesso tem sido utilizados em sistemas de informação para restringir o acesso a informações sensíveis. Tais mecanismos são capazes de lidar com ameaças de agentes externos à instituição, porém são ineficientes quando consideramos ataques envolvendo usuários internos. Políticas de controle de acesso costumam ser estáticas, e incapaz de lidar com comportamento anômalos de usuários maliciosos que possuem permissão de acesso ao sistema. Sistemas auto-adaptativos têm se mostrado como uma possível resposta para esta situação, uma vez que são capazes de analisar a si próprio e ao ambiente em que estão inseridos, e se modificar sobre variadas e imprevisíveis condições. Para isso, é necessário um conjunto de operações bem definidas que possam ser utilizadas na definição de planos de adaptação. Neste sentido, este trabalho propõe o SecAuthAPI, uma abordagem de suporte a infraestruturas de autorização auto-adaptativas, que expõe um conjunto de operações para manipulação de políticas de controle de acesso ABAC (Attribute-Based Access Control). As operações definidas são baseada em uma especificação funcional formal do modelo ABAC, e são expostas através de uma API REST, e são utilizadas para se permitir a adaptação dinâmica de políticas de controle de acesso. Considerando a aplicação desta abordagem em um sistema real, este trabalho também propõe e implementa a externalização dos mecanismos de autorização para o sistema SUAP, desenvolvido e usado no IFRN. Com isso, restrições de acesso que antes eram fixadas diretamente no código (hard-coded) são agora definidas através de um servidor de autorização, desacoplando a preocupação de controle de acesso da lógica de negócio da aplicação. Além disso, ao aplicar o SecAuthAPI neste servidor de autorização, possibilitamos que as políticas possam ser manipuladas dinamicamente. As operações do SecAuthAPI foram avaliadas através de testes unitários que atestam a sua aderência à especificação funcional formal, enquanto que a externalização de controle de acesso do SUAP teve seu desempenho avaliado e comparado com a abordagem legada. Os resultados alcançados demonstram que, embora tenha um custo computacional adicional, o impacto no desempenho da aplicação é desprezível. Adicionalmente, nossa solução mostra-se altamente viável diante dos benefícios trazidos pelo desacoplamento de preocupação de controle de acesso do código fonte da aplicação.
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Access control mechanisms have been used in information systems to restrict access to sensitive information. Such mechanisms are able to deal with external agent threats, but they are ineffective when considering attacks involving internal users. Access control policies are often static and unable to deal with anomalous behavior of malicious users who have access permission to the system. Self-adaptive systems have been shown as a possible response for this situation, since they are able to analyze themselves and the environment in which they are deployed, modifying themselves over various and unpredictable conditions. For this, a set of well-defined operations that can be used in the definition of adaptation plans is required. In this sense, this work proposes the SecAuthAPI, an approach to support self-adaptive authorization infrastructures, by exposing a set of operations for manipulating ABAC (Attribute-Based Access Control) access control policies. The defined operations are based on a formal functional specification of the ABAC model and are exposed through a REST API. They aim to enable the dynamic adaptation of access control policies. Considering the application of this approach in a real system, this work also proposes and implements the externalization of authorization mechanisms for the SUAP system, which has been developed and used at IFRN. In this context, access restrictions that were previously fixed directly in the code (hard-coded) are now defined through an authorization server, decoupling access control concern from the business logic of the application. Additionally, when SecAuthAPI is applied on the authorization server, policies can be dynamically manipulated. SecAuthAPI operations were evaluated through a series of unit tests that attest its adherence to the formal functional specification, while separation of access control from SUAP had its performance evaluated and compared to the legacy approach. The results show that, although it has an additional computational cost, the impact on application performance is negligible. In addition, the solution is highly feasible in view of the benefits brought due to the decoupling of concern from access control from the source code of the application.
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TARSO LATORRACA CASADEI
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Avaliação Arquitetural do Sistema SUAP: uma análise sistematizada sobre desempenho
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Orientador : CARLOS EDUARDO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRÉ GUSTAVO DUARTE DE ALMEIDA
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CARLOS EDUARDO DA SILVA
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EIJI ADACHI MEDEIROS BARBOSA
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Data: 07/12/2018
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Sistemas de informação têm se tornado cada vez mais robustos, trabalhando com altos volumes de dados, objetos e, consequentemente, processos. No contexto do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foi desenvolvido um sistema próprio para atender a todas as atividades administrativas e acadêmicas da instituição: o SUAP, Sistema Unificado de Administração Pública. Ao longo de 11 anos, a aplicação evoluiu de apenas um módulo para mais de 40, além do crescimento vertiginoso de usuários -- que hoje permeia o número de 35 mil. Esses aspectos muitas vezes impactam direta e negativamente no desempenho de sistemas, levando os arquitetos de software a buscarem alternativas para melhor escalar suas aplicações. No caso do IFRN, mesmo após altos investimentos realizados em infraestrutura, os problemas de desempenho do SUAP persistem. Buscando um melhor aproveitamento da estrutura de hardware disponível, faz-se necessário compreender as razões destes problemas de desempenho, a fim de que estes recursos computacionais sejam utilizados de forma dinâmica e crescente, geridos de forma mais eficiente e capazes de suportar cargas excedentes sem prejuízo de estabilidade da aplicação. Surge, assim, a necessidade de se avaliar aspectos mais abrangentes da arquitetura atual da aplicação, para que possam ser conhecidos elementos que prejudiquem seu desempenho. Este trabalho tem o objetivo realizar uma análise sistematizada do desempenho do SUAP através da aplicação do método de avaliação arquitetural Architecture Trade-off Analysis Method (ATAM). Baseado na análise realizada, foram elencados um conjunto de testes de carga que possibilitem a identificação de seus principais pontos de lentidão.Com isso, espera-se contribuir para a definição de uma estratégia para testes de desempenho no SUAP que possa ser incorporada pela equipe de desenvolvimento.
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Mostrar Abstract
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Information systems have become increasingly robust, working with high volumes of data, objects and data processes. In the context of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN), a system was developed to attend all the administrative and academic activities of the institution: SUAP, Unified System of Public Administration. Over the course of 11 years, the application has evolved from just one module to over 40, in addition to the dizzying growth of users -- which today permeates the number of 35 thousand. These aspects often impact directly and negatively on systems performance, leading software architects to seek alternatives to better scale their applications. In the case of the IFRN, even after high investments in infrastructure, SUAP performance problems persist. In order to make better use of the available hardware structure, it is necessary to understand the reasons for these performance problems, so that these computational resources are used dynamically and incrementally, managed more efficiently and able to withstand surplus loads without prejudice to application stability. Thus, the need to evaluate more comprehensive aspects of the current architecture of the application is presented, so that elements that impair its performance can be known. This work aims to perform a systematized analysis of the SUAP performance through the application of the Architecture Trade-off Analysis Method (ATAM). Based on the analysis performed, a set of load tests were identified that allow the identification of its main points of slowness. With this, it is hoped to contribute to the definition of a strategy for tests of performance in the SUAP that can be incorporated by the development team.
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DIEGO SOARES DOS SANTOS
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Uma plataforma distribuída de mineração de dados para Big Data: um estudo de caso aplicado à Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte
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Orientador : JOAO CARLOS XAVIER JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO CARLOS XAVIER JUNIOR
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CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
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ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
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ALBERTO SIGNORETTI
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Data: 07/12/2018
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O volume de dados armazenados e acessados diariamente vem crescendo em escala geométrica. Todos os dias são gerados cerca de 2,5 bilhões de gigabytes. Além disso, 90\% dos dados no mundo foram produzidos nos últimos dois anos. Muitos termos têm sido utilizados para descrever esse volume gigante de dados armazenados de forma estruturada ou não. Big Data é um dos desses termos. Para muitos pesquisadores, Big Data é o fenômeno em que os dados são produzidos em vários formatos e armazenados por uma grande quantidade de dispositivos e equipamentos. Muito também tem sido feito para oferecer ferramentas e frameworks open sources que, possam lidar ou oferecer funcionalidades capazes de manipular e minerar esse enorme volume de dados. Contudo, como a natureza dos dados é bastante diversa, escolher ou desenvolver ferramentas para lidar com esses dados se torna um problema nada trivial. Além disso, poucas ferramentas conseguem extrair conhecimento dos dados. Isso torna a tarefa de manipulação de dados algo difícil, principalmente devido às características muito específicas, tais como a descrição de um produto, que é totalmente flexível e sem validação. Por essa razão, em certos domínios de problema, é necessário aplicar técnicas de mineração de dados em atributos textuais para extrair valores padronizados. O objetivo principal deste trabalho é propor uma plataforma distribuída de mineração de dados para a Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte, que possa extrair conhecimento de maneira variada, considerando as características específicas das notas fiscais eletrônicas (NFC-e's).
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Mostrar Abstract
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The volume of data stored and accessed daily is growing on a geometric scale. About 2.5 billion gigabytes are generated every day. In addition, 90 \% of the world's data has been produced in the last two years. Many terms have been used to describe this giant volume of stored data in a structured or non-structured way. Big Data is one of these terms. For many researchers, Big Data is the phenomenon where data is produced in various formats and stored by a large number of devices and equipment. Some efforts have been done to offer open source tools and frameworks that can handle or provide capabilities that can handle and mine this huge amount of data. However, as the nature of the data is quite diverse, choosing or developing tools to deal with such data becomes a non-trivial problem. In addition, few tools are able to extract knowledge from the data. In this sense, knowledge extraction becomes more difficult due to specific characteristics of the data, such as: the description of a product which is totally flexible and without validation. For this reason, in certain problem domains, it is necessary to apply data mining techniques in text attributes to extract standardized values. The main objective of this paper is to propose a distributed data mining platform for the Tax Administration of Rio Grande do Norte, which can extract knowledge in a varied way, considering the specific characteristics of electronic invoices (NFC-e's).
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RENIERI RAYRON DA SILVA CORREIA
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Detecção de Problemas de Design em Aplicações Model-Template-View
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Orientador : EIJI ADACHI MEDEIROS BARBOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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EIJI ADACHI MEDEIROS BARBOSA
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UIRA KULESZA
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FRANCISCO DANTAS DE MEDEIROS NETO
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Data: 10/12/2018
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Mostrar Resumo
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A arquitetura de software retrata um conjunto de decisões de design, geralmente tomadas antes da implementação do sistema, com o objetivo de alcançar níveis desejados de atributos de qualidade de software. Um padrão arquitetural fornece um conjunto de decisões de design específicas que são aplicáveis a problemas de design recorrentes. A quebra dessas decisões, além de impactar negativamente nos atributos de qualidade de software, podem levar o software a iniciar um processo de degradação arquitetural. O padrão arquitetural Model-Template-View (MTV), implementado pelo framework Django, contém um conjunto de decisões tomadas para incentivar o baixo acoplamento e a separação rigorosa entre as partes de uma aplicação. No entanto, no processo de evolução da aplicação, decisões de design podem ser quebradas. Nesse sentido, investigamos a detecção de problemas de design relacionados ao padrão arquitetural MTV com o objetivo de apoiar a prevenção da degradação arquitetural em aplicações MTV. As principais contribuições deste trabalho foram a elaboração de um catálogo de problemas de design específicos do padrão arquitetural MTV e a construção de uma ferramenta para detecção automatizada destes problemas através da análise estática. O catálogo e a ferramenta de detecção foram validados no contexto do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.
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Mostrar Abstract
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The software architecture represents a set of design decisions, often taken before implementing the system, with the goal of achieving desired levels of software quality attributes. An architectural pattern provides a set of specific design decisions applicable to recurrent design problems. Violating these decisions may not only hinder quality attributes, but it may also lead to architectural degradation. The Model-Template-View (MTV) pattern implemented by the Django framework has a set of decisions that promote low coupling and rigorous separation between the parts of an application. However, during the evoution of an applicatoin, design decision may be violated. This way, we investiigate the detection of design problems related to the MTV pattern with the goal of aiding the prevention of architectural degradation in MTV applications. The main contributions of this work are the elaboration of a catalogue of MTV-specific design problems e the implementation of tool for statically detecting these violations. The catalogue and the tool were validated in the context of the Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) developed and maintained by the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.
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LUCAS HIAGO DE AZEVÊDO DANTAS
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Uma abordagem metaheurística para o problema de alocação de horário escolar no IFRN
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Orientador : LEONARDO CESAR TEONACIO BEZERRA
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MEMBROS DA BANCA :
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LEONARDO CESAR TEONACIO BEZERRA
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CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
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LUCÍDIO DOS ANJOS FORMIGA CABRAL
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ROMERITO CAMPOS DE ANDRADE
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Data: 11/12/2018
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Mostrar Resumo
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A cada novo período letivo, instituições de ensino se deparam com a necessidade de realizar a alocação dos seus horários de aulas. O desafio reside na capacidade de alocar aulas conciliando requisitos pedagógicos, limitações de recursos organizacionais e preferências pessoais. Motivado pelo alto grau de complexidade proveniente da combinação de disponibilidades de professores, alunos, salas de aula e necessidade de satisfação de variadas restrições, o problema de alocação de horários escolares, também conhecido como school timetabling problem, há tempos é objeto de estudo pela comunidade acadêmica, que tem buscado o auxílio de métodos heurísticos e metaheurísticos para a consecução de soluções satisfatórias em um espaço de tempo viável. Com o objetivo de auxiliar à montagem de grades de horários dos cursos técnicos ofertados pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), assegurando o atendimento dos diferentes requisitos institucionais, o presente trabalho apresenta uma solução baseada na metaheurística greedy randomized adaptative search procedure (GRASP). Para a validação da solução, foram desenvolvidas instâncias a partir de dados reais coletados de diferentes unidades e períodos letivos da referida instituição. Os resultados obtidos apontam um desempenho satisfatório para o método utilizado, evidenciados a partir da geração de grades de horários que atendem a todas as restrições de viabilidade inicialmente impostas, como também, pelo elevado grau de qualidade apresentado.
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Every academic year, educational institutions face the need to allocate their classes. The challenge lies in conciling pedagogical needs, organizational resource constraints, and personal preferences. Motivated by the high complexity of combining teacher, student, and classroom availability, as well as various other constraints, the school timetabling problem has long been studied by the academic community. In this context, (meta)heuristic approaches have been the method-of-choice when finding high-quality solutions in a feasible timespan. This work proposes a greedy randomized adaptative search procedure (GRASP) algorithm for the school timetabling problem targeting the technical courses offered at Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). To validate the proposed approach, real-world instances were built from data gathered at different campi and academic years. Results indicate the effectiveness of the algorithm, given the feasible solutions meeting all constraints initially considered while achieving high quality.
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ERICK BERGAMINI DA SILVA LIMA
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Quest Design Canvas: Um modelo de criação de quests para jogos digitais de gênero RPG
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Orientador : CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
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CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
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GILSON SCHWARTZ
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ROGÉRIO JÚNIOR CORREIA TAVARES
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Data: 13/12/2018
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Desde os primórdios da civilização, o ser humano sempre foi fascinado por jogos devido a serem divertidos. Nas últimas décadas, os jogos digitais têm se tornado populares, principalmente para os jovens em idade escolar. Dentre os gêneros de jogos digitais disponíveis no mercado atualmente, o RPG (do inglês Role-Playing Game) tem chamado a atenção, pois seus títulos estão há vários anos na lista dos mais vendidos. Isso se dá devido a muitas de suas características como personalização e progressão de personagem, interação com um mundo novo e fictício e a resolução de problemas deste mundo. Dentro deste cenário encontramos o conceito de quest, que é uma saga histórica (ou parte dela) com tarefas dadas ao jogador que devem ser realizadas para a conclusão do jogo ou para evolução da narrativa. Na tentativa de facilitar o processo de criação de quests, este trabalho propõe uma metodologia chamada Quest Design Canvas, que permite uma produção mais rápida e com etapas de processo criativo bem definidas, a fim de obter uma linha narrativa inserida em um conjunto de missões dentro de um mapa mental. Assim, pretende-se facilitar a produção de jogos deste gênero, sejam eles de propósito educacional, motivacional ou até promocional. A título de validação, a metodologia proposta foi empregada na produção de quests para um jogo de gênero RPG massivo multiplayer online (MMORPG), chamado UFRN: The Video Game, que está sendo desenvolvido com o objetivo gerar forte impacto social.
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Since the dawn of civilization, humans beings had always been fascinated by games, because they are fun and a great way to pass time. In recent decades, digital games became popular among young people in school age. Among the digital game styles available on the market today, the RPG (Role-playing game) has attracted attention, since its titles are several years in the bestseller list. This is due various features available, such as character customization and progression, interaction with the new and fictional world and problem solving in this world. In this scenario, we find the concept of quest, which are missions given to the player that must be accomplished for the conclusion of the game or to evolute the narrative. In an effort to facilitate the quest produce process, this work propose a methodology called Quest Design Canvas, which allows for faster production, with well defined creative process steps, with the purpose of, finally, obtain a narrative line inserted within a set of missions within a mental map. So, it is intended to reach all the goals to be achieved with a digital game, even being educational, introspective or promotional. As validation, This methodology will be used to produce quests for the massive and multiplayer online RPG game (MMORPG) UFRN - The Video game.
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JORGE FELLIPHE RODRIGUES BARBOSA
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PlayEduc: um framework conceitual para desenvolvimento de jogos educacionais digitais
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Orientador : CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
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CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
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EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
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LYNN ROSALINA GAMA ALVES
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Data: 21/12/2018
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Pesquisas apontam que quase metade dos jovens que estão fora da escola no Brasil se encontram nesta situação por falta de interesse e motivação. Assim, o país tem como grande desafio a criação de condições para que a escola se modernize e volte a cativar os jovens. Atentos a esta problemática da necessidade de renovação do sistema de ensino, muitos educadores estão buscando colocar em prática a utilização de metodologias e instrumentos de apoio a aprendizagem mais contemporâneos, sendo os jogos educacionais digitais um deles. No entanto, muitos desses jogos não têm se mostrado eficientes, tanto no quesito pedagógico quanto em jogabilidade, resumindo-se em atividades de fixação de conteúdo meramente apresentadas de forma digital. A essa problemática adiciona-se a escassez de metodologias de desenvolvimento especializadas para quem deseja construir o seu próprio jogo educacional digital. Diante desta realidade, apresentamos o PlayEduc, um framework fundamentado nas áreas da psicologia, pedagogia e design, idealizado para apoiar processos de desenvolvimento de jogos educacionais digitais. Utilizando elementos essenciais de cada uma dessas áreas, o framework guiará o usuário no processo de construção de soluções mais eficazes: jogos que trabalhem bem um conteúdo educacional sem perder a qualidade no aspecto do entretenimento. A validação do framework PlayEduc foi efetuada nos seguintes cenários: (1) na construção de um documento de game design de um jogo educacional digital; (2) no processo de desenvolvimento de um jogo educacional digital; e (3) no desenvolvimento de quests de jogos educacionais do tipo MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game).
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Research indicates that almost half of the young people who are out of school in Brazil are in this situation because of lack of interest and motivation. Thus, the country has the great challenge of creating the conditions for the school to modernize and regain the interest of young. Aware of this problem of the need to renew the education system, many educators are seeking to put into practice the use of more contemporary methodologies and tools to support learning, with digital educational games being one of them. However, many of the digital games categorized as educational have not proved to be efficient, both in terms of pedagogy and gameplay, maing be considered activities presented digitally. There still is a scarcity of specialized development methodologies for those who wish to build their own educational game. In face of this reality, we present Rocket, a framework based in the areas of psychology, pedagogy and game design, idealized to support processes of development and evaluation of digital educational games. Using the essential elements of each of these areas (psychology, pedagogy and game design), the framework will objectively guide the user in the development or evaluation process of digital educational games.
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