1. O PROGRAMA
O Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI) da Universidade Federal do Rio Grande del Norte (UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), oferece o Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação (MPTI). O MPTI tem como objetivo principal a formação de profissionais que conheçam e tenham competência para fazer uso do estado-da-arte de métodos, técnicas e ferramentas de Tecnologia da Informação na resolução de problemas reais demandados pelo mercado, empresas privadas e públicas nacionais e pela sociedade. O curso está alinhado também com os objetivos do IMD de fomentar e desenvolver soluções inovadoras dentro da instituição, e de promover uma maior interação com empresas do setor privado e público, e a indústria nacional, na condução de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O curso terá, portanto, um foco maior em computação aplicada na área de Tecnologia da Informação.
O MPTI visa, através da oferta do curso Stricto Sensu regular de Mestrado Profissional:
O MPTI tem como linhas de pesquisa:
Engenharia de Software.
A linha de pesquisa “Engenharia de Software” tem como objetivo investigar e desenvolver métodos, técnicas e ferramentas relacionados ao desenvolvimento de sistemas de software, no que se refere às diferentes disciplinas da engenharia de software. Ela compreende o estudo e investigação de técnicas para melhoria da engenharia de requisitos, arquitetura e projeto, implementação, testes, reutilização e manutenção de sistemas de software.
Tópicos:
- Engenharia de software
- Sistemas web e multimídia
- Sistemas para dispositivos móveis
- Sistemas de informação
- Linguagens de Programação
Inteligência Computacional.
A linha de pesquisa “Inteligência computacional" abrange as técnicas existentes e suas aplicações a diferentes domínios. O objetivo dos projetos desta linha é desenvolver, aplicar e avaliar métodos e técnicas na criação de sistemas inteligentes capazes de lidar com problemas complexos encontrados no mundo real. A amplitude desta linha de pesquisa é realçada pelos tópicos que atualmente são pesquisados pelos seus integrantes, abrangendo técnicas de otimização e aprendizado, bem como sua aplicação em contextos multidisciplinares como a Ciência de dados, Jogos digitais e Engenharia de software.
Tópicos:
- Otimização heurística
- Aprendizado de máquina
- Ciência de dados
- Inteligência computacional aplicada a Jogos Digitais
- Algoritmo-como-serviço (AaaS)
Infraestrutura de TI
A linha de pesquisa “Infraestrutura de TI” abrange a pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias de hardware, sistemas embarcados e comunicação que servirão de infraestrutura de suporte para a soluções modernas de software em organizações públicas e privadas e do terceiro setor. A linha de pesquisa “Infraestrutura de TI” engloba os componentes e serviços que fornecem a base para sustentar todos os softwares e sistemas de informação de uma organização.
Tópicos:
- Sistemas embarcados
- Internet das Coisas (IoT)
- Redes de Computadores
- Segurança Computacional
2. PÚBLICO-ALVO e PERFIL DO EGRESSO
O PPgTI tem como público alvo profissionais que atuem, ou tenham interesse, no estudo de conceitos e técnicas do estado-da-arte de diferentes sub-áreas da Tecnologia da Informação, especialmente em Engenharia de Software; Inteligência Computacional; e Infraestrutura de TI, para a resolução de problemas relacionados ao desenvolvimento de software.
A capacitação deste profissional terá foco na inovação tecnológica e, para isso, utilizará procedimentos e técnicas compatíveis com as utilizadas na indústria de TI. O egresso estará apto a realizar pesquisa aplicada em suas respectivas instituições, aplicando o rigor científico e metodológico nos projetos com os quais ele venha a se envolver, evidenciando as habilidades características que um nível de formação como o Mestrado Profissional proporciona aplicada a problemas reais da indústria.
3. DURAÇÃO/CARGA HORÁRIA
O Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação tem duração média de 24 meses (2 anos), onde o primeiro ano é dedicado a aulas com uma carga horária mínima de 360h (equivalente a 12 componentes curriculares de 30h cada), sendo 90h de componentes obrigatórias e 270h de optativas.
O segundo ano é dedicado ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa, devendo o aluno defender uma proposta de qualificação até o 18° mês, e defender sua dissertação de mestrado até o 24° mês.
4. DIAS, HORÁRIOS E PERIODICIDADE DAS AULAS
As aulas ocorrem sempre às sextasfeiras e sábados, mas não necessariamente todos os fins de semana consecutivos. As aulas são concentradas nos seguintes horários:
5. ENDEREÇO POSTAL
Instituto Metrópole Digital – CIVT/UFRN
Av. Senador Salgado Filho, 3000, Lagoa Nova, CEP 59.078-970 – Natal/RN
6. CONTATOS DO PROGRAMA
E-mail: ppgti@imd.ufrn.br
Telefone: 3342-2216 / Ramal 138
Sala: B116 do IMD/CIVT
Horário de funcionamento: 14h às 18h
Secretário: Diego Filipi Maia de Oliveira
7. COORDENAÇÃO
Coordenador do PpgTI
Coordenador do PpgSW
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: ppgti@imd.ufrn.br
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: ppgti@imd.ufrn.br