Apresentação

1. O PROGRAMA


            O Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI) da Universidade Federal do Rio Grande del Norte (UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), oferece o Curso de Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação (MPTI). O MPTI tem como objetivo principal a formação de profissionais que conheçam e tenham competência para fazer uso do estado-da-arte de métodos, técnicas e ferramentas de Tecnologia da Informação na resolução de problemas reais demandados pelo mercado, empresas privadas e públicas nacionais e pela sociedade. O curso está alinhado também com os objetivos do IMD de fomentar e desenvolver soluções inovadoras dentro da instituição, e de promover uma maior interação com empresas do setor privado e público, e a indústria nacional, na condução de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O curso terá, portanto, um foco maior em computação aplicada na área de Tecnologia da Informação.

            O MPTI visa, através da oferta do curso Stricto Sensu regular de Mestrado Profissional:

  • Promover a formação e capacitação de profissionais que conduzam e liderem atividades de pesquisa e desenvolvimento através da aplicação de conhecimento científico avançado da área da Tecnologia da Informação visando atender demandas da sociedade e do mercado de trabalho;
  • Promover a integração e interação com o setor produtivo nacional e regional, através da transferência de conhecimento (tecnologia, técnicas, métodos) e geração de inovação (produtos, serviços) que auxiliem empresas públicas e privadas no aumento da produtividade e melhoria da qualidade através da promoção do uso de conceitos e técnicas diretamente relacionadas à Tecnologia da Informação;
  • Promover a formação e capacitação de profissionais que possam empreender e liderar o desenvolvimento de produtos tecnológicos inovadores para o país, visando atender demandas locais, regionais e nacionais.

            O MPTI tem como linhas de pesquisa:

Engenharia de Software.

A linha de pesquisa “Engenharia de Software” tem como objetivo investigar e desenvolver métodos, técnicas e ferramentas relacionados ao desenvolvimento de sistemas de software, no que se refere às diferentes disciplinas da engenharia de software. Ela compreende o estudo e investigação de técnicas para melhoria da engenharia de requisitos, arquitetura e projeto, implementação, testes, reutilização e manutenção de sistemas de software.

Tópicos:

            - Engenharia de software

            - Sistemas web e multimídia

            - Sistemas para dispositivos móveis

            - Sistemas de informação

            - Linguagens de Programação

Inteligência Computacional.

A linha de pesquisa “Inteligência computacional" abrange as técnicas existentes e suas aplicações a diferentes domínios. O objetivo dos projetos desta linha é desenvolver, aplicar e avaliar métodos e técnicas na criação de sistemas inteligentes capazes de lidar com problemas complexos encontrados no mundo real. A amplitude desta linha de pesquisa é realçada pelos tópicos que atualmente são pesquisados pelos seus integrantes, abrangendo técnicas de otimização e aprendizado, bem como sua aplicação em contextos multidisciplinares como a Ciência de dados, Jogos digitais e Engenharia de software.

Tópicos:

            - Otimização heurística

            - Aprendizado de máquina

            - Ciência de dados

            - Inteligência computacional aplicada a Jogos Digitais

            - Algoritmo-como-serviço (AaaS)

Infraestrutura de TI

A linha de pesquisa “Infraestrutura de TI” abrange a pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologias de hardware, sistemas embarcados e comunicação que servirão de infraestrutura de suporte para a soluções modernas de software em organizações públicas e privadas e do terceiro setor. A linha de pesquisa “Infraestrutura de TI” engloba os componentes e serviços que fornecem a base para sustentar todos os softwares e sistemas de informação de uma organização.

Tópicos:

            - Sistemas embarcados

            - Internet das Coisas (IoT)

            - Redes de Computadores

            - Segurança Computacional

 

2. PÚBLICO-ALVO e PERFIL DO EGRESSO

             O PPgTI tem como público alvo profissionais que atuem, ou tenham interesse, no estudo de conceitos e técnicas do estado-da-arte de diferentes sub-áreas da Tecnologia da Informação, especialmente em Engenharia de Software; Inteligência Computacional; e Infraestrutura de TI, para a resolução de problemas relacionados ao desenvolvimento de software.

             A capacitação deste profissional terá foco na inovação tecnológica e, para isso, utilizará procedimentos e técnicas compatíveis com as utilizadas na indústria de TI. O egresso estará apto a realizar pesquisa aplicada em suas respectivas instituições, aplicando o rigor científico e metodológico nos projetos com os quais ele venha a se envolver, evidenciando as habilidades características que um nível de formação como o Mestrado Profissional proporciona aplicada a problemas reais da indústria.


3. DURAÇÃO/CARGA HORÁRIA


            O Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação tem duração média de 24 meses (2 anos), onde o primeiro ano é dedicado a aulas com uma carga horária mínima de 360h (equivalente a 12 componentes curriculares de 30h cada), sendo 120h de componentes obrigatórias e 240h de optativas.

            O segundo ano é dedicado ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa, devendo o aluno defender uma proposta de qualificação até o 18° mês, e defender sua dissertação de mestrado até o 24° mês.

 

4. DIAS, HORÁRIOS E PERIODICIDADE DAS AULAS


            As aulas ocorrem sempre às sextasfeiras e sábados, mas não necessariamente todos os fins de semana consecutivos. As aulas são concentradas nos seguintes horários:

  • Sexta: 13h50 às 17:40 e 18:45 às 22h15
  • Sábado: 07h50 às 12:30 e 13:00 às 16h35

 

5. ENDEREÇO POSTAL


Instituto Metrópole Digital – CIVT/UFRN

Av. Senador Salgado Filho, 3000, Lagoa Nova, CEP 59.078-970 – Natal/RN

 

6. CONTATOS DO PROGRAMA


E-mail: ppgti@imd.ufrn.br

Telefone: 3342-2216 / Ramal 138

Sala: B116 do IMD/CIVT

Horário de funcionamento: 14h às 18h

Secretário: Diego Filipi Maia de Oliveira

 

7. COORDENAÇÃO

            Coordenador do PpgTI


            Coordenador do PpgSW


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao