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Dissertações |
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ANDERSON CLAYTON MELO CIPRIANO
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Proposta de diretrizes para a sistematização de conhecimento em libras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Orientador : FERNANDO LUIZ VECHIATO
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO LUIZ VECHIATO
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MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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SUELI BORTOLIN
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Data: 27/02/2023
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Hodiernamente diversos conteúdos informacionais estão sendo criados e disseminados nos mais diversos ambientes informacionais. A maioria desses materiais não é acessível em Libras, fenômeno perceptível também na UFRN. Contudo, com o ingresso de surdos no ensino superior na UFRN, vários documentos foram traduzidos e criados a fim de garantir a acessibilidade à comunidade surda. Com isso produziram-se inúmeros conteúdos acessíveis em Libras, os quais estão disponíveis em diferentes ambientes informacionais. Há ainda uma crescente necessidade na criação de sinais-termos em múltiplas áreas científicas. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo propor diretrizes para a sistematização e a preservação do conhecimento em Libras gerado na UFRN. Para a consecução deste objetivo, os seguintes métodos foram utilizados: o método monográfico, o método funcionalista, o método estruturalista e o método histórico. E, ainda, as técnicas de pesquisa documental e de observação. Como resultados: apresentou-se a análise de documentos que regulamentam o serviço de tradução e interpretação; o mapeamento dos diversos ambientes informacionais que contemplam conhecimentos produzidos acerca da Libras na UFRN; e analisou-se os parâmetros do processo de criação de sinais, para validação e registro de sinais-termos. A proposta de diretrizes para a sistematização de conhecimento em Libras na UFRN visa permitir o acesso de maneira facilitada e ampliada a esses conteúdos, com o intuito de garantir a acessibilidade aos usuários surdos.
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At present, numerous contents of information are being created and disseminated in the most diverse environments. Most of these materials are not accessible in Brazilian sign language (BSL), a phenomenon that is also noticeable at UFRN. However, with the increase of deaf people entering into higher education at UFRN, several documents were translated and created to guarantee accessibility to the deaf community. As a result, various contents accessible in BSL were produced, which are available in different informational environments. There is still a growing need for the creation of signal-terms in multiple scientific areas. Therefore, the present work aims to propose guidelines for the systematization and preservation of knowledge in BSL generated at UFRN. To achieve this objective, the following methods were used: the monographic method, the functionalist method, the structuralist method and the historical method. Also included are the techniques of documentary research and observation. As a result, the analysis of documents that regulate the translation and interpretation service were presented. The mapping of the different informational environments that examine findings regarding BSL at UFRN, along with the parameters of the process of creation of signs were analyzed for validation and registration of signal-terms. The proposal of guidelines for the systematization of information in BSL at UFRN aims to facilitate and expand access to these contents, with the aim of guaranteeing accessibility to deaf users.
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RODRIGGO LEOPOLDINO CAVALCANTI I
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MAPEAMENTO DE REDES DE CONHECIMENTO NO DOMÍNIO SECA E SEMIÁRIDO: SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO NUT-SECA
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Orientador : NANCY SANCHEZ TARRAGO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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LEILAH SANTIAGO BUFREM
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NANCY SANCHEZ TARRAGO
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Data: 27/02/2023
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A seguinte pesquisa de mestrado parte da necessidade de que Núcleo Temático da Seca e Semiárido do Rio Grande do Norte (NUT-Seca) da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (re)assuma com perspectiva crítica o eixo de redes de conhecimento –como mecanismo estratégico de Gestão do Conhecimento– em torno ao domínio da seca e do semiárido para se recolocar como agente dinamizador de pesquisas no dominio. Para isso foi traçado como objetivo de pesquisa realizar um mapeamento das redes de conhecimento especializadas no domínio da seca e semiárido que permitam subsidiar propostas de gestão do conhecimento. A pesquisa mobiliza um referencial teórico que tem como eixos o caráter social, situado e contextual do conhecimento; uma perspectiva crítica sobre a Gestão do Conhecimento e a importância do território para fincar as análises estratégicas, assim como aspectos conceptuais sobre redes sociais e redes de conhecimento. Como enfoque metodológico se utiliza a Análise de Domínio, levando em conta sua ênfase na exploração dos contextos sociais de produção e comunicação do conhecimento, além de seus agentes, documentos e fluxos de comunicação. Como resultado, foram identificadas a estrutura, componentes e características, assim como representadas em forma de mapas de ciência redes informais e formais ao redor do domínio seca e semiárido, elaboradas a partir de métodos bibliométricos e de Análise de Redes Sociais. Entre as redes mapeadas estão redes de coautoria, de cocitação, acoplamento bibliográfico e grupos de pesquisa. A partir destes resultados são propostas estratégias de gestão do conhecimento no NUT-Seca, alicerçadas em parecerias acadêmicas, colaboração em redes e produtos e serviços de informação em torno do domínio da seca e do semiárido.
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The following master's research stems from the need for the Nucleo Temático da Seca e Semiarido do Rio Grande do Norte (NUT-Seca) of the Federal University of Rio Grande do Norte to (re)assume with a critical perspective the axis of knowledge networks – as a mechanism of knowledge management strategy – around the domain of drought and semi-arid conditions to reinstate itself as a dynamic research agent in the field. For this purpose, the objective of the research was to carry out a mapping of specialized knowledge networks in the field of drought and semi-arid conditions that allow subsidizing proposals for knowledge management. The research mobilizes a theoretical framework that has as axes the social, situated, and contextual nature of knowledge; a critical perspective on Knowledge Management and the importance of the territory to anchor strategic analyses, as well as conceptual aspects on social networks and knowledge networks. As a methodological approach, Domain Analysis is used, considering its emphasis on exploring the social contexts of knowledge production and communication, in addition to its agents, documents and communication flows. As a result, the structure, components and characteristics were identified, as well as represented in the form of science maps informal and formal networks around the dry and semi-arid domain, elaborated from bibliometric methods and Social Network Analysis. Among the mapped networks are networks of co-authorship, co-citation, bibliographic coupling, and research groups. Based on these results, knowledge management strategies are proposed at NUT-Seca, based on academic partnerships, collaboration in networks and information products and services around the drought and semi-arid region.
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RITA DE CÁSSIA PEREIRA DE ARAÚJO
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Povoamento em repositórios institucionais: uma proposta de interoperabilidade entre o RIUFRN e o Scylax
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Orientador : NANCY SANCHEZ TARRAGO
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO LUIZ VECHIATO
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NANCY SANCHEZ TARRAGO
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SILVANA APARECIDA BORSETTI GREGORIO VIDOTTI
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Data: 27/02/2023
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Em conformidade com o movimento de acesso aberto, e na perspectiva de preservar a produção técnico científica da instituição, dando maior visibilidade aos autores e a própria instituição, foi estabelecido no ano de 2010 o Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RIUFRN). Contudo, o número de artigos publicados em periódicos disponibilizados nas coleções do RIUFRN é relativamente baixo se compararmos com a produção de artigos dos professores e pesquisadores da UFRN informada pela plataforma Scylax, criada pelo Instituto Metrópole Digital da UFRN, que coleta de forma automatizada o quantitativo da produção científica nas bases de dados Lattes, Sucupira, Scopus e Orcid. Diante dessa situação, o seguinte questionamento guia a pesquisa: como aprimorar o povoamento do repositório institucional da UFRN a partir de um novo fluxo de depósito baseado na interoperabilidade com o Scylax? O objetivo geral, portanto, é propor um novo fluxo de povoamento de artigos científicos para o repositório institucional da UFRN utilizando os metadados coletados pelo Scylax. A interoperabilidade pretendida tem três dimensões: organizacional, semântica e técnica. Nessa direção, no que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa pautada no método da pesquisa-ação. Como parte das etapas do método foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores do Repositório Institucional da UFRN e do Scylax, e reuniões com as equipes técnicas do RIUFRN para discutir a proposta de interoperabilidade, e desenhar o fluxo de povoamento de artigos científicos no RIUFRN. Destaca-se como resultado a constatação da interoperabilidade organizacional, semântica e técnica entre o Scylax e o RIUFRN. Com a proposta do novo fluxo se otimiza o povoamento do repositório ao fazer um coleta semiautomática dos metadados dos artigos científicos publicados pelos pesquisadores da UFRN, provenientes coletados pelo Scylax, Após essa coleta de metadados, o Setor de Repositórios Digitais é o responsável pela conferência dos metadados e das licenças de acesso ao texto completo, a busca dos arquivos PDF e sua disponibilização no RIUFRN. A partir desse fluxo baseado na interoperabilidade com Scylax será possível aumentar com mais eficiência o volume de artigos depositados no RIUFRN.
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In line with the open access movement, and with a view to preserving the institution's technical-scientific production, giving greater visibility to authors and the institution itself, in 2010 the Institutional Repository of the Federal University of Rio Grande do Norte (RIUFRN) was established ). However, the number of articles published in journals available in the RIUFRN collections is relatively low if we compare it with the production of articles by professors and researchers at UFRN informed by the Scylax platform, created by the Metrópole Digital Institute of UFRN, which automatically collects the quantitative scientific production in the Lattes, Sucupira, Scopus and Orcid databases. Faced with this situation, the following question guides the research: how to improve the population of UFRN's institutional repository from a new deposit flow based on interoperability with Scylax? The overall objective, therefore, is to propose a new population flow of scientific articles for the UFRN institutional repository using the metadata collected by Scylax. Intended interoperability has three dimensions: organizational, semantic, and technical. In this sense, with regard to methodology, this is a research based on the action-research method. As part of the steps of the method, semi-structured interviews were carried out with the managers of the Institutional Repository of UFRN and Scylax, and meetings with the technical teams of RIUFRN to discuss the interoperability proposal, and design the population flow of scientific articles in RIUFRN. As a result, the finding of organizational, semantic and technical interoperability between Scylax and RIUFRN stands out. With the proposal of the new flow, the population of the repository is optimized by making a semi-automatic collection of the metadata of the scientific articles published by the UFRN researchers, collected by Scylax. After this metadata collection, the Digital Repositories Sector is responsible for checking the metadata and access licenses to the full text, searching for PDF files and making them available on the RIUFRN. From this flow based on interoperability with Scylax, it will be possible to more efficiently increase the volume of articles deposited in the RIUFRN.
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ELAINE PAIVA DE ASSUNCAO
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A Gestão do Conhecimento como estratégia para a Gestão por Competências: proposta de banco de competências para o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Orientador : LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
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Data: 28/02/2023
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A sociedade contemporânea requer dos indivíduos a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes que possam se configurar como diferencial competitivo nas organizações onde estão inseridos. Neste cenário, despontam modelos de gestão com foco na capacidade intelectual das pessoas, à exemplo da Gestão do Conhecimento (GC) e Gestão por Competências (GporC). Este estudo investigará a contribuição da GC enquanto estratégia para a GporC, no contexto do Sistema de Bibliotecas (SISBI), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, apresenta como objetivo geral: analisar as competências profissionais dos bibliotecários do SISBI, à luz da GC. Com o propósito de alcançar o objetivo geral, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) identificar as principais competências profissionais dos bibliotecários; b) descrever as competências profissionais que necessitem ser desenvolvidas; c) apontar fatores que favorecem o desenvolvimento de competências profissionais e d) recomendar a criação de um banco de competências de bibliotecários para o SISBI. Sendo assim, utilizou-se como metodologia o método quadripolar, posto que se trata de uma pesquisa aplicada, com finalidade descritiva, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa, da área da Ciência da Informação, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze bibliotecários com função de coordenação ou que exerceram anteriormente tal função. Para interpretação dos dados coletados, foi empregada a análise de conteúdo de Bardin. Por fim, por meio dos resultados alcançados, a pesquisa culminou em uma proposta de intervenção que sugeriu a criação de um banco de competências para o SISBI/UFRN, o qual possibilitará a localização de conhecimentos profissionais de bibliotecários, constituindo-se em uma importante ferramenta de GC para o referido Sistema de Bibliotecas, que poderá nortear ações como tomadas de decisão mais assertivas.
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Contemporary society requires from individuals to acquire new knowledge, skills and attitudes that can be configured as a competitive differential in the organizations where they are inserted. In this scenario, it emerges management models with a focus on people's intellectual capacity, such as Knowledge Management (KM) and Management by Competencies (MbyC). This study is going to investigate the contribution of KM as a strategy for MbyC, in the context of the Library System (SISBI – in Portuguese language), of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Therefore, it presents as general objective: to analyze the professional competences of SISBI librarians, in the light of KM. With the purpose of reaching the general objective, the following specific objectives were listed: a) to identify the librarians’ main professional competences; b) describe the professional competences that need to be developed; c) point out factors that support the development of professional competences and d) recommend the creation of a librarians’ competence bank for SISBI/UFRN. Therefore, the quadripolar method was used as a methodology, since it is an applied research, with a descriptive purpose, with an exploratory character and a qualitative approach, in the area of Information Science, whose data was collected through semi-structured interviews carried out with fifteen librarians with a coordination role or who previously performed such role. To interpret the collected data, Bardin's content analysis was used. Finally, through the results achieved, the research culminated in an intervention proposal that suggested the creation of a competence bank for SISBI/UFRN, which will enable the location of professional knowledge of librarians, constituting an important tool of KM for the aforementioned Library System, which can guide actions such as more assertive decision-making.
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PAULO ROBERTO ARAUJO BARBOSA PINHEIRO
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RELATÓRIO DE GESTÃO DA UFRN NO FORMATO DE RELATO INTEGRADO: PROPOSIÇÕES PARA A MELHORIA DO FLUXO INFORMACIONAL E GERAÇÃO DE PRODUTOS INFORMACIONAIS À LUZ DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO
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Orientador : WATTSON JOSE SAENZ PERALES
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
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MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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NADI HELENA PRESSER
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WATTSON JOSE SAENZ PERALES
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Data: 28/02/2023
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No contexto atual, da sociedade da informação caracterizada pelo uso intensivo da tecnologia da informação e por um excesso de informações, a informação é entendida como um recurso estratégico importante, tanto para tomada de decisão dos gestores como também para um processo de transparência aos órgãos fiscalizadores e à sociedade. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui um processo anual de prestação de contas, tendo como peça principal o Relatório de Gestão no formato de Relato Integrado, que visa a comunicar as principais ações realizadas ao longo do ano em torno de vários temas estratégicos à Universidade. Esta pesquisa teve como objetivo geral propor melhorias nos fluxos e produtos informacionais do processo de elaboração do Relatório de Gestão (RG) da UFRN à luz da Gestão da Informação, tornando-o mais ágil, assertivo e difundido entre os stakeholders. Como objetivos específicos, foram estabelecidos: a) Mapear o processo de elaboração do RG da UFRN e identificar os fluxos informacionais; b) identificar se as informações descritas no RG da UFRN são aderentes às necessidades de informação dos gestores e por parte do TCU para fins de prestação de contas no formato de Relato Integrado; c)propor melhorias na coleta e no tratamento da informação para elaboração do RG da UFRN a partir da proposição de um Modelo de Relatório Anual de Atividades no formato de Relato Integrado; d) Identificar, avaliar e/ou propor novos produtos informacionais referentes ao processo de elaboração do RG da UFRN. Essa pesquisa é aplicada e descritiva e se classifica pela abordagem como uma pesquisa quali-quantitativa e pelo procedimento como, comparativo e de estudo de caso único. Para cumprir os objetivos, foram utilizados, como instrumentos a pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas semiestruturadas. Para a análise e a interpretação de dados, a pesquisa se baseou em Creswell (2010), uma abordagem hierárquica linear de baixo para cima compreendida por cinco etapas, além da triangulação de dados. Como resultado, a pesquisa apontou melhorias no processo de elaboração do Relatório de Gestão à luz da Gestão da Informação, por meio da proposição de produtos informacionais que trarão melhor comunicação e transparência das ações desenvolvidas pelas Universidade aos stakeholders. Por fim, foi elaborado um modelo de Relatório Anual de Atividades (RAA) das Unidades que prestam informações para a elaboração do RG da UFRN.
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In the current context of the information society characterized by the intensive use of information technology and an excess of information, information is understood as an important strategic resource, both for decision-making by managers and also for a process of transparency for supervisory bodies and to society. The Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) has an annual accountability process, the main part of which is the Management Report in the Integrated Report format, which aims to communicate the main actions carried out throughout the year around various strategic themes for the University. This research had the general objective of proposing improvements in the flows and informational products of the UFRN Management Report (RG) preparation process in the light of Information Management, making it more agile, assertive and widespread among stakeholders. As specific objectives, the following were established: a) Map the elaboration process of UFRN's RG and identify the informational flows; b) identify whether the information described in the UFRN RG is in line with the information needs of the managers and on the part of the TCU for accountability purposes in the Integrated Report format; c) propose improvements in the collection and processing of information for the preparation of the UFRN RG based on the proposal of an Annual Activity Report Model in the Integrated Report format; d) Identify, evaluate and/or propose new informational products related to the elaboration process of UFRN's RG. This research is applied and descriptive and is classified by the approach as a quali-quantitative research and by the procedure as a comparative and single case study. In order to fulfill the objectives, documental research, bibliographical research, questionnaires and semi-structured interviews were used as instruments. For the analysis and interpretation of data, the research was based on Creswell (2010), a linear hierarchical approach from bottom to top comprising five steps, in addition to data triangulation. As a result, the research pointed to improvements in the process of preparing the Management Report in the light of Information Management, through the proposition of informational products that will bring better communication and transparency of the actions developed by the University to the stakeholders. Finally, a model of the Annual Activity Report (RAA) of the Units that provide information for the preparation of the RG of UFRN was prepared.
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FERNANDO CARDOSO DA SILVA
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Mapeamento das competências dos assistentes de biblioteca do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Orientador : GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
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MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
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Data: 01/03/2023
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A gestão por competência é uma maneira de gerenciar centrada nas pessoas a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes. Assim, objetiva-se, nesta pesquisa, analisar as competências essenciais (core competencies) dos assistentes do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), alinhando-as ao desenvolvimento de uma gestão por competência. A centralidade nos assistentes se deu pelo fato deles serem de suma importância para o funcionamento das bibliotecas, sendo inclusive às vezes em maior número que os bibliotecários nesses espaços. Contudo, na literatura acadêmica são pouquíssimos estudados. Para tanto, atribuiu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar nos documentos normativos do sistema de bibliotecas da UFRN os serviços e as atribuições laborais destinadas aos assistentes das bibliotecas; b) caracterizar o perfil dos bibliotecários gestores que atuam no sistema de bibliotecas da UFRN, bem como as competências pessoais, profissionais e em informação consideradas importantes para o desempenho laboral dos assistentes; c) caracterizar o perfil dos assistentes que atuam no sistema de bibliotecas da UFRN, bem como suas competências pessoais, profissionais e em informação; d) identificar as demandas por formação continuada para os assistentes a partir dos bibliotecários gestores e dos próprios assistentes; e) propor recomendações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas da UFRN. No contexto teórico, apresenta-se uma revisão de literatura com ênfase nos temas: bibliotecas universitárias, gestão por competências; competência profissional; competência pessoal; e competência em informação, além de pesquisa documental em documentos relativos às rotinas de serviços estabelecidas pelo sistema de bibliotecas. A metodologia da pesquisa é caracterizada como pesquisa exploratória do tipo descritivo, que utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudo de caso, e questionário destinado aos auxiliares e aos bibliotecários gestores das bibliotecas. Para análise de dados utilizou-se estatística descritiva básica e a técnica de Análise de Conteúdo. Foram respondidos 19 questionários pelos bibliotecários gestores e 29 questionários pelos assistentes de diversas bibliotecas que compõe o sistema de bibliotecas da UFRN. A partir dos resultados da pesquisa e do levantamento bibliográfico, foi elaborado um plano de ações com recomendações para a melhoria do desempenho profissional dos assistentes das bibliotecas tendo como base os construtos metodológicos e teóricos da gestão por competência.
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Competency-based management is a people-centered way of managing based on knowledge, skills and attitudes. Thus, the objective of this research is to analyze the core competencies of assistants in the library system at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), aligning them with the development of management by competence. The centrality of assistants was due to the fact that they are of paramount importance for the functioning of libraries, sometimes even being in greater numbers than librarians in these spaces. However, in the academic literature they are very little studied. To this end, the following specific objectives were assigned: a) to identify in the normative documents of the UFRN library system the services and work attributions destined to library assistants; b) characterize the profile of librarian managers who work in the UFRN library system, as well as the personal, professional and information skills considered important for the assistants' work performance; c) characterize the profile of the assistants who work in the UFRN library system, as well as their personal, professional and information skills; d) identify the demands for continuing education for the assistants from the librarian managers and the assistants themselves; e) propose recommendations for improving the professional performance of UFRN library assistants. In the theoretical context, a literature review is presented with emphasis on the themes: university libraries, management by competences; professional competence; personal competence; and information literacy, as well as documentary research on documents related to service routines established by the library system. The research methodology is characterized as an exploratory research of the descriptive type, which used as procedures the bibliographical research, documental research, case study, and questionnaire destined to the assistants and the librarians who manage the libraries. For data analysis, basic descriptive statistics and the Content Analysis technique were used. Nineteen questionnaires were answered by the managing librarians and 29 questionnaires by the assistants of several libraries that make up the UFRN library system. Based on the results of the research and the bibliographic survey, an action plan was prepared with recommendations for improving the professional performance of library assistants based on the methodological and theoretical constructs of management by competence.
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LILIANE LEOPOLDINA DE MEDEIROS GOMES
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PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E DE BUSINESS PROCESS MANAGEMENT NA GESTÃO DA INFROMAÇÃO NOS ALMOXARIFADOS DOS CENTROS ACADÊMICOS DA UFRN
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Orientador : WATTSON JOSE SAENZ PERALES
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MEMBROS DA BANCA :
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WATTSON JOSE SAENZ PERALES
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MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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KARLA SOUSA DA MOTTA
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Data: 03/03/2023
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A informação é um ativo intangível de grande valor para as organizações e sua gestão tornou- se indispensável para a geração de vantagem competitiva, tanto na esfera privada quanto na esfera pública. Porém, a quantidade excessiva de informações torna o seu gerenciamento complexo, principalmente para a criação do conhecimento e, consequentemente, para a inteligência. Por estar presente em qualquer ação da empresa, a informação é inerente aos processos organizacionais. Dessa forma, o alinhamento da gestão da informação com a gestão de processos é uma prática cada vez mais comum. Nesse contexto, o uso de ferramentas como o Business Intelligence (BI) e o Business Process Management (BPM), de forma conjunta, pode contribuir para uma gestão organizacional eficiente. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo propor uma solução de Business Intelligence alinhada a uma padronização dos processos, por meio do Business Process Management, para a otimização do uso dos materiais disponíveis nos almoxarifados dos centros acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com base na assertividade dos fluxos de informação. O percurso metodológico utilizado teve por base o método de abordagem indutivo e os métodos de procedimento monográfico e comparativo. A pesquisa caracteriza-se como mista, pois foram utilizados instrumentos de coleta quantitativos e qualitativos. Desse modo, utilizou-se questionários do tipo misto, com questões abertas e fechadas, que foram aplicados aos coordenadores de cada almoxarifado. Entrevistas semiestruturadas também foram realizadas com esses atores e teve como objetivo obter informações para o mapeamento de processos por meio de fluxogramas. Na análise de dados, fez-se uso da estatística descritiva para as questões fechadas dos questionários, e os resultados foram apresentados por meio de tabelas e gráficos. Já nas perguntas abertas e nas entrevistas semiestruturadas, utilizou-se o processo de análise de dados qualitativos bem como a triangulação de dados. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar as ações que resultam no aproveitamento ineficiente dos materiais da instituição, como a ausência do compartilhamento de informações entre os gestores dos almoxarifados estudados, referentes aos materiais disponíveis na universidade. Identificou-se ainda a falta de registros de informações essenciais para o gerenciamento eficiente dos estoques. Dessa forma, foi desenvolvida uma solução de Business Intelligence, por meio do Power BI, como proposta de ferramenta complementar ao sistema já utilizado na instituição, para a gestão da informação, bem como para o seu compartilhamento. Foi elaborado ainda um fluxo de informações de processos padronizado através do Business Process Management, visando orientar os gestores dos almoxarifados sobre as etapas a serem seguidas nos processos inerentes ao setor, objetivando a eficiência no uso dessas ferramentas para o melhor aproveitamento dos insumos da universidade.
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Information is an intangible asset of great value to organizations and its management has become indispensable for the generation of competitive advantage, both in the private and public spheres. However, the excessive amount of information makes its management complex, mainly for the creation of knowledge and, consequently, for intelligence. As it is present in any company action, information is inherent to organizational processes. That way, the alignment of information management with the management of processes is an increasingly common practice. In this context, the joint use of tools such as Business Intelligence (BI) and Business Process Management (BPM) can contribute to efficient organizational management. In view of the above, the present study aims to propose a Business Intelligence solution aligned with a standardization of processes, through Business Process Management, to optimize the use of materials available in the warehouses of the academic centres of the Federal University of Rio Grande do Norte, based on the assertiveness of information flows. The methodological course used was based on the inductive approach methodology and the methods of monographic and comparative procedure. The research is characterized as mixed, as quantitative and qualitative collection instruments were used. Thus, mixed-type questionnaires were used, with open and closed questions, which were applied to the coordinators of each warehouse. Semi-structured interviews were also carried out with these actors and aimed to obtain information for mapping processes through flowcharts. In the data analysis, descriptive statistics were used for the closed questions of the questionnaires, and the results were presented in tables and graphs. As for the open questions and semi-structured interviews, the qualitative data analysis process was used, as well as data triangulation. From the results obtained, it was possible to identify the actions that result in the inefficient use of the institution's materials, such as the lack of information sharing between the managers of the warehouses studied, referring to the materials available at the university. It was also identified the lack of records of essential information for the efficient management of stocks. In this way, a Business Intelligence solution was developed, through Power BI, as a proposal for a complementary tool to the system already used in the institution, for the management of information, as well as for its sharing. A standardized flow of process information was also prepared through Business Process Management, aiming to guide warehouse managers on the steps to be followed in the processes inherent to the sector, aiming at the efficiency in the use of these tools for the best use of university inputs.
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RODRIGO HOLANDA RIBEIRO
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AUDITORIA COM FOCO NO RISCO DE PERDA DE CONHECIMENTO EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
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Orientador : ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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Leonardo Fernandes Souto
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Data: 06/03/2023
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Com a crescente complexidade dos ambientes profissionais e de negócios, a informação e o conhecimento se constituem em recursos essenciais para a adaptação, a aprendizagem e a inovação. Nesse contexto, a efetiva gestão do conhecimento na administração pública ajuda as organizações a enfrentar novos desafios, implementar práticas inovadoras de gestão e melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços públicos em benefício do cidadão- usuário e da sociedade em geral. Tendo em vista que a saída de um servidor que tenha domínio dos processos organizacionais representa perda de conhecimento organizacional, o problema desta pesquisa é: como realizar a gestão do risco de perda de conhecimento no contexto de um instituto federal de educação? Assim, o objetivo geral da pesquisa é auditar os riscos de perda de conhecimento considerando os tipos de movimentação e saída de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. A consecução de tal objetivo se dá mediante os seguintes objetivos específicos: a) identificar as causas de perda de conhecimento; b) classificar os riscos de perda de conhecimento; c) identificar a percepção de importância de ferramentas e práticas de gestão do conhecimento; e d) propor ações, ferramentas e práticas aplicáveis à gestão dos riscos de perda de conhecimento. A pesquisa teve como método de abordagem o método indutivo, com procedimentos estatístico e monográfico. Do ponto de vista dos objetivos, caracteriza-se como descritiva e no tocante a natureza como uma pesquisa aplicada. Quanto às técnicas de pesquisa, foi utilizado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2022) com o emprego de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, a aplicação de questionários e de entrevistas. A análise dos dados se deu mediante a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Com base nisso, foi possível identificar que o principal risco de perda de conhecimento ocorre por motivo de aposentadoria. Para a mitigação dos riscos de perda de conhecimento identificados é apresentado um guia para implementação de recomendações baseadas em ferramentas e práticas de gestão do conhecimento.
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With the increasing complexity of professional and business environments, information and knowledge are essential resources for adaptation, learning and innovation. In this context, effective knowledge management in public administration helps organizations to face new challenges, implement innovative management practices and improve the quality of public processes, products and services for the benefit of the citizen-user and society in general. Considering that the output of a server that owns the mastery of organizational processes represents loss of organizational knowledge and requires new investments and time for training, the research problem presents itself with the following question: how to manage the risk of loss of knowledge in the context of a federal institute of education? Thus, the general objective of this research is to audit the risks of loss of knowledge considering the types of movement and output of servers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - Campus Natal Central. The achievement of this objective is through the following specific objectives: a) identify the causes of loss of knowledge; b) classify the risks of loss of knowledge; c) identify the perception of the importance of knowledge management tools and practices; and d) propose actions, tools and practices applicable to risk management and loss of knowledge. For this, the intelligence audit method proposed by Carvalho (2022) was used. The research had as approach method the inductive method, with statistical and monographic procedures. From the point of view of objectives, it is characterized as descriptive and with regard to nature as applied research. As for research techniques, bibliographic research, documentary research, questionnaire application and interviews were used. Data analysis was based on descriptive statistics and content analysis. Based on this, it was possible to identify that the main risk of loss of knowledge occurs due to retirement. To mitigate the risks of loss of knowledge identified, a guide to implementing recommendations based on knowledge management tools and practices is presented.
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MICHELE RODRIGUES DIAS
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Contribuições da Gestão do Conhecimento para a Rede Bibliocontas: portifólio de ferramentas e práticas
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Orientador : ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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ROSILENE AGAPITO LLARENA
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Data: 07/03/2023
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A constante evolução informacional, intensificada pelas tecnologias que caracteriza a sociedade atual, tem provocado e exigido das organizações novas interações e posicionamentos quanto ao processo de criação, desenvolvimento, disseminação e uso de serviços e produtos. Neste contexto, evidencia-se a gestão do conhecimento, que por meio de suas ferramentas e práticas, podem contribuir para que as empresas alcancem resultados positivos, promovendo seu desenvolvimento. Contudo, as organizações precisam se preparar no sentido de propor ações que incentivem a comunicação e a colaboração entre seus funcionários, visando o aprimoramento de sua gestão organizacional. Em virtude disso, aplica-se as redes de conhecimento, as quais proporcionam maior articulação no âmbito das unidades informacionais. Diante disso, a proposta da pesquisa concentra- se no aperfeiçoamento da gestão da Rede Bibliocontas, importante instrumento que contribui para a eficácia e eficiência da atuação dos Tribunais de Contas perante a sociedade. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa aplica-se na proposição de portfólio de ferramentas e práticas de gestão do conhecimento que contribua na gestão da Rede Bibliocontas. Esse objetivo foi operacionalizado mediante os seguintes objetivos específicos: a) identificar as características das redes de conhecimento citadas na literatura brasileira; b) identificar na literatura brasileira ferramentas e práticas de gestão do conhecimento; c) caracterizar a Rede Bibliocontas enquanto rede de conhecimento; e, d) analisar a percepção dos profissionais da informação atuantes nos Tribunais de Contas do Brasil em relação às ferramentas e práticas de gestão do conhecimento adequadas ao Bibliocontas. Para isso, quanto a metodologia, o estudo se qualifica quanto à abordagem, qualitativa, de natureza aplicada, sendo descritiva e exploratória consoante os objetivos. Como método de coleta de dados, foram utilizados a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo com aplicação de questionário e formulário estruturado. Quanto a análise dos dados, foi empregado revisão de literatura, análise de conteúdo de Bardin, e análise de dados por estatística descritiva básica. Frente a isso, o estudo ora proposto, será um aprofundamento da temática, sob um viés empírico, visando apresentar como as ferramentas e práticas de gestão do conhecimento podem promover o uso efetivo das redes de conhecimento por meio da idealização de um portfólio, com recomendações que possam ser aplicadas em outras organizações que possuam características semelhantes à Rede Bibliocontas.
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The constant evolution of information, intensified by the technologies that characterize today's society, has provoked and demanded new interactions and positions from organizations regarding the process of creation, development, dissemination and use of services and products. In this context, knowledge management is evident, which through its tools and practices, can contribute to companies achieving positive results, promoting their development. However, organizations need to prepare themselves in order to propose actions that encourage communication and collaboration among their employees, aiming at improving their organizational management. As a result, knowledge networks are applied, which provide greater articulation within the informational units. In view of this, the research proposal focuses on improving the management of the Bibliocontas Network, an important instrument that contributes to the effectiveness and efficiency of the Courts of Auditors' performance in society. In this way, the general objective of this research is applied in proposing a portfolio of knowledge management tools and practices that contribute to the management of the Bibliocontas Network. This objective was operationalized through the following specific objectives: a) to identify the characteristics of the knowledge networks mentioned in the Brazilian literature; b) identify knowledge management tools and practices in Brazilian literature; c) characterize the Bibliocontas Network as a knowledge network; and, d) analyze the perception of information professionals working in the Courts of Accounts in Brazil in relation to the knowledge management tools and practices suitable for Bibliocontas. For this, in terms of methodology, the study is qualified in terms of approach, qualitative, applied in nature, being descriptive and exploratory depending on the objectives. As a data collection method, bibliographical research, documentary research, field research with the application of a questionnaire and a structured form were used. As for data analysis, a literature review, Bardin's content analysis, and data analysis using basic descriptive statistics were used. In view of this, the study proposed here will be a deepening of the theme, under an empirical bias, aiming to present how knowledge management tools and practices can promote the effective use of knowledge networks through the idealization of a portfolio, with recommendations that can be applied in other organizations that have characteristics similar to the Bibliocontas Network.
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HEMANUELA FERNANDES MELO
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Mapeamento das intervenções propostas pelos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2017-2018): diagnóstico de implantação das produções técnicas
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Orientador : MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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MEMBROS DA BANCA :
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MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
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MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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Data: 09/03/2023
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O mestrado profissional é uma modalidade em nível de pós-graduação que oferece aos profissionais a qualificação necessária para um melhor aprimoramento de suas competências não só acadêmicas como também práticas. Deste modo, os alunos destas modalidades de ensino buscam solucionar uma lacuna observada em seu campo de atuação e recebem direcionamento para desenvolver um produto técnico que contribua para o aprimoramento e que traga inovação no campo. A temática desta pesquisa está centrada nas intervenções técnicas propostas pelos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, concluídas nos anos de 2017 e 2018. Com isto, o estudo objetivou realizar um diagnóstico e mapeamento destas produções com vistas a identificar as características, contextos de aplicação, áreas temáticas, possíveis barreiras em suas implementações em relação aos referidos produtos/propostas de intervenção, dentre outros aspectos. A metodologia utilizada quanto à natureza foi qualitativa e quantitativa, sendo exploratória-descritiva de acordo com os objetivos. Assim como quanto aos procedimentos técnicos foi fundamentada no estudo de caso com uso de documentação direta e indireta. Dessarte, foi utilizada a técnica de observação direta extensiva pois foi feito uso de questionário como instrumento de coleta de dados enviados aos egressos do Programa no recorte temporal supracitado. Os resultados foram interpretados com base na técnica de análise de conteúdo. Assim, conclui-se que as análises deste mapeamento servirão como subsídio para a tomada de decisão do referido Programa e Instituição envolvida e de potencial interesse para programas com perfis e objetivos semelhantes.
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The professional master's degree is a modality at postgraduate level that offers professionals the necessary qualification to improve their skills, not only academic but also practical. Thus, teaching modalities in this level seek to overcome a gap observed in their field of activity and in order to develop a technical product that contributes to the improvement bringing innovation to the field. The theme of this research is centered on the technical interventions proposed by graduates of the Professional Master's Program in Information and Knowledge Management at the Federal University of Rio Grande do Norte in Brazil. It considers works completed from 2017 and 2018. The study aimed to carry out a diagnosis and mapping these productions in order to identify the characteristics, contexts of application, thematic areas, possible barriers in their implementations in relation to the referred products/intervention proposals, among other aspects. The methodology was qualitative and quantitative, being exploratory- descriptive in accordance with the objectives. As for the technical procedures, it was based on a case study using direct and indirect documentation. Thus, the technique of extensive direct observation was applies. An online survey via questionnaire was used as an instrument for collecting data with graduates of the Program in the time frame. The results were interpreted based on the content analysis technique. Thus, it is concluded that the analysis of this mapping will serve as a subsidy for the decision- making of the referred Program and Institution involved and of potential interest for programs with similar profiles and objectives.
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SÉRGIO ALEXANDRE JACOB DE MEDEIROS
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GESTÃO DA INFORMAÇÃO LEGISLATIVA: proposta de desenvolvimento de política de acesso aos projetos de lei da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
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Orientador : PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
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PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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ROGÉRIO MASSENSINI
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Data: 09/03/2023
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Este estudo tem como temática a gestão da informação, da informação legislativa e do acesso à informação (democratização). E, para isso, é guiado pelo objetivo geral de compreender como a gestão da informação legislativa pode contribuir no funcionamento institucional, visando o acesso aos projetos de lei da Assembleia Legislativa do RN (ALRN). E, pelos os objetivos específicos que são: caracterizar os participantes envolvidos na pesquisa (parlamentares); além de avaliar a questão da transparência e do acesso à informação quanto aos projetos de lei segundo a perspectiva dos deputados; como também, verificar a adequação dos sistemas de informação gerencial da ALRN quanto à sua eficácia no provimento de acesso e transparência dos projetos de lei; e, por fim, propor ações que possam ser implementadas para melhoria no acesso e transparência dos projetos de lei. No contexto teórico, apresenta uma revisão de literatura com ênfase na Gestão da Informação, e os modelos teóricos de Gestão da Informação; além disso, aborda-se a respeito da Política de Acesso à Informação, e o acesso à Informação Legislativa, como também, a Transparência Informacional com foco na Lei de Acesso à Informação. No aspecto metodológico, trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti-qualitativa e classificada como estudo de caso. De acordo com os objetivos, trata-se de uma investigação descritiva e exploratória. Possui como lócus da pesquisa a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A população estudada é formada pelos parlamentares (deputados) do Estado do Rio Grande do Norte, com mandatos vigentes na legislatura que se encerrou em 2022, totalizando uma amostra não probabilística por conveniência de oito deputados, que responderam a entrevistas com perguntas abertas, fundamentadas no modelo processual de gestão da informação proposto por Choo (2003). Quanto as análises dos dados, foi realizada por meio da análise de conteúdo. A partir dos resultados encontrados, constata-se que existe a necessidade de aprimoramento no sistema disponibilizado para inserir os projetos de lei, com intuito de torná-lo mais acessível seja para seus usuários internos e para o público externo, contribuindo para democratização da informação e publicização das ações desenvolvidas na Casa Legislativa. Com isso, são propostas algumas recomendações e sugestões, quais sejam: curso de capacitação/formação, desenvolvimento de manual, e aprimoramento no site. Conclui que os objetivos da pesquisa foram alcançados, que os resultados do trabalho poderão contribuir para outras instituições que desejem utilizar o sistema. Foi visto que no contexto da GI, o modelo de Choo (2003) foi relevante pois subsidiou a proposta de intervenção. Por fim, considera que pesquisas futuras são necessárias, fundamentalmente, para analisar o comportamento do usuário e usabilidade do sistema.
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This study has as its theme the management of information, legislative information and access to information (democratization). And, for that, it is guided by the general objective of understanding how the management of legislative information can contribute to the institutional functioning, aiming at access to the bills of the Legislative Assembly of RN (ALRN). And, due to the specific objectives that are: to characterize the participants involved in the research (parliamentary); in addition to assessing the issue of transparency and access to information regarding bills from the perspective of deputies; as well as verifying the adequacy of the ALRN's management information systems regarding their effectiveness in providing access and transparency of bills; and, finally, propose actions that can be implemented to improve access and transparency of bills. In the theoretical context, it presents a literature review with emphasis on Information Management, and theoretical models of Information Management; in addition, it addresses the Access to Information Policy, and access to Legislative Information, as well as Information Transparency with a focus on the Access to Information Law. In the methodological aspect, this is an applied research, with a quantitative and qualitative approach and classified as a case study. According to the objectives, this is a descriptive and exploratory investigation. Its locus of research is the Legislative Assembly of Rio Grande do Norte. The population studied is formed by the parliamentarians (deputies) of the State of Rio Grande do Norte, with mandates in force in the legislature that ended in 2022, totaling a non-probabilistic sample for convenience of eight deputies, who answered interviews with open questions, based on the procedural model of information management proposed by Choo (2003). As for data analysis, it was performed through content analysis. From the results found, it appears that there is a need to improve the system available to insert the bills, with the aim of making it more accessible both for its internal users and for the external public, contributing to the democratization of information and publicizing the actions developed in the Legislative House. With this, some recommendations and suggestions are proposed, namely: qualification/training course, manual development, and website improvement. It concludes that the research objectives were achieved, that the results of the work can contribute to other institutions that wish to use the system. It was seen that in the context of IG, Choo's model (2003) was relevant as it supported the intervention proposal. Finally, it considers that future research is fundamentally necessary to analyze user behavior and system usability.
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WENDELL BRITO DANTAS
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TRANSPARÊNCIA PÚBLICA, ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À PRIVACIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A POLÍTICA DE DADOS ABERTOS DA UFRN
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Orientador : PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CLÁUDIA RIBEIRO
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NANCY SANCHEZ TARRAGO
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PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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Data: 09/03/2023
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Temas relacionados à transparência pública, ao acesso à informação, à proteção de dados pessoais e privacidade, ganharam maior destaque após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Somado ao desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação (TICs), o Estado brasileiro formulou uma série de normativos, leis e políticas objetivando satisfazer aos preceitos constitucionais e atender aos anseios da sociedade. Neste cenário, podemos citar a Lei de Acesso à Informação (LAI), a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além da Política Nacional de Dados Abertos de iniciativa do governo federal que motivou a criação do Plano de Dados Abertos (PDA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo deste trabalho é propor melhorias no Plano de Dados Abertos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tomando como base a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Quanto à metodologia, no que diz respeito à caracterização da pesquisa, tem-se que esta tem natureza qualitativa, com objetivos exploratórios, e é desenvolvida a partir de um estudo de caso. A revisão bibliográfica apresenta os temas relacionados à transparência pública, acesso à informação, direito à privacidade, proteção de dados e política de dados abertos com ênfase na Lei de Acesso à Informação, Lei Geral de Proteção de Dados e Plano de dados Abertos da UFRN. Para coleta de dados utilizou-se de pesquisa documental. Já a análise dos dados se deu por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram para uma maior conformidade entre o PDA e a LAI, já quanto a LGPD, percebe-se uma abordagem mais despreocupada do PDA, apresentando uma menor aderência. O PDA apresentou uma correspondência de 11 (onze) categorias temáticas em relação à LAI, refletindo uma taxa de 73,33%. Já em relação à LGPD, o Plano apresentou correspondência de 3 (três) categorias temáticas, representando apenas 23,07% de aderência, o que indica uma baixa taxa de convergência entre os materiais estudados. Em nível de intervenção, foi proposto um Plano de Ação contendo 06 (seis) ações para contribuir no processo de atualização do PDA permitindo uma melhor adequação do Plano com a legislação estudada.
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Topics related to public transparency, access to information, personal data protection, and privacy have gained greater prominence after the promulgation of the Brazilian Federal Constitution of 1988. Along with the development of information and communication technologies (ICTs), the Brazilian state has formulated a series of norms, laws, and policies aiming to meet constitutional precepts and satisfy society's demands. In this scenario, we can mention the Access to Information Law (LAI), the General Data Protection Law (LGPD), as well as the National Open Data Policy initiated by the federal government that motivated the creation of the Open Data Plan (PDA) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The objective of this work is to propose improvements to the Open Data Plan of the Federal University of Rio Grande do Norte, based on the Access to Information Law and the General Data Protection Law. Regarding the methodology, the research has a qualitative nature, with exploratory objectives, and is developed from a case study. The literature review presents topics related to public transparency, access to information, privacy rights, data protection, and open data policy, with an emphasis on the Access to Information Law, the General Data Protection Law, and the Open Data Plan of UFRN. Documentary research was used for data collection. Data analysis was performed using the content analysis technique. The research results pointed to a greater conformity between the PDA and the LAI, while regarding the LGPD, a more unconcerned approach of the PDA was observed, presenting lower adherence. The PDA presented a correspondence of 11 (eleven) categories regarding the LAI, reflecting a rate of 73.33%. Regarding the LGPD, the Plan presented correspondence of 03 (three) categories, representing only 23.07% of adherence, indicating a low convergence rate between the studied materials. At the intervention level, the aim was to provide a plan containing 06 (six) actions to contribute to the process of updating the PDA, allowing for better alignment of the Plan with the studied legislation.
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EDUARDO DA SILVA MARQUES
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FLUXO INFORMACIONAL: um estudo na gestão de exportação de cargas conteinerizadas do Porto de Natal
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Orientador : DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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IÊDA ISABELLA DE LIRA SOUZA
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Data: 10/04/2023
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A movimentação de cargas tem grande relevância, fundamentalmente, no modal marítimo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do comércio interno e externo do país. Nesse contexto, o porto de Natal apresenta diversos tipos de processos de cargas, dentre eles a carga conteinerizada, que necessita de estudos do fluxo informacional para aprimoramento de suas necessidades. Logo, a presente pesquisa buscou analisar o fluxo informacional da gestão de exportação de cargas conteinerizadas do Porto de Natal da Companhia Docas do RN. A metodologia caracteriza a pesquisa como sendo aplicada, com abordagem qualitativa, classificada como estudo de caso e com objetivo descritivo e exploratório. A população estudada foi composta por uma pesquisa por amostra, que são os gestores de operação do porto, quais sejam: o Gerente de Operações do Porto de Natal (GEOPER), o Supervisor de Operações Portuária (SETOP) e o Supervisor da Guarda Portuária (GUAPOR), que responderam a um roteiro de entrevista, fundamentado no Modelo de Beal (2004), o qual se divide em em sete etapas, quais sejam: Identificação de necessidades e requisitos da informação, Obtenção da informação, Tratamento da informação, Distribuição da informação, Uso da informação, Armazenamento da informação, e, Descarte da informação; esses foram tratados por meio da análise de discurso, visto que se trata de dados qualitativos. Os resultados encontrados demonstraram que existe a necessidade de aprimoramento no fluxo informacional da gestão de exportação de cargas conteinerizadas do Porto de Natal, fundamentalmente, nas etapas referentes à obtenção, ao tratamento, à distribuição, ao uso e ao armazenamento, visto que ocorreu incidência negativa, expostas por meio de lacunas, conforme descritas pelos participantes pesquisados. Com isso, são propostas algumas recomendações e sugestões, quais sejam: melhoria do fluxo informacional, desenvolvimento de um webservice de integração de dados, desenvolvimento de normativo de regularização da gestão de cargas, desenvolvimento de manual técnico, e desenvolvimento de seminário institucional.
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Cargo handling has great relevance, fundamentally, in the maritime modal, contributing significantly to the development of the country's internal and external trade. In this context, the port of Natal has several types of cargo processes, including containerized cargo, which requires studies of the information flow to improve its needs. Therefore, the present research sought to analyze the informational flow of the export management of containerized cargo from the Port of Natal of Companhia Docas do RN. The methodology characterizes the research as being applied, with a qualitative approach, classified as a case study and with a descriptive and exploratory objective. The studied population consisted of a sample survey, which are the port operation managers, namely: the Port of Natal Operations Manager (GEOPER), the Port Operations Supervisor (SETOP) and the Port Guard Supervisor ( GUAPOR), who responded to an interview script, based on the Beal Model (2004), which is divided into seven stages, namely: Identification of information needs and requirements, Obtaining information, Treatment of information, Distribution of Information, Use of Information, Storage of Information, and, Disposal of Information; these were treated through discourse analysis, since they are qualitative data. The results found showed that there is a need to improve the informational flow of export management of containerized cargo from the Port of Natal, fundamentally, in the stages related to obtaining, processing, distributing, using and storing, since there was a negative incidence , exposed through gaps, as described by the surveyed participants. With this, some recommendations and suggestions are proposed, namely: improvement of the informational flow, development of a data integration webservice, development of norms for regularization of cargo management, development of a technical manual, and development of an institutional seminar.
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ALANNA SIQUEIRA SIMONETTI OLIVEIRA
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TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Ampliação dos conjuntos de dados do Portal de Dados Abertos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Orientador : PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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PATRÍCIA NASCIMENTO SILVA
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PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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Data: 17/05/2023
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Cada vez mais os cidadãos têm participado ativamente da gestão pública, essa atuação protagonista foi sobremaneira fortalecida com a abertura dos dados governamentais que ensejam o controle social e fomentam a responsabilidade democrática por possibilitar uma avaliação do atuar da administração pública e a respectiva consonância com o alcance dos objetivos sociais que se perfazem determinantes para o efetivo exercício da cidadania. Sob essa perspectiva que alia a disseminação informacional à consolidação da democracia, essa dissertação tem como objetivo analisar as demandas da Plataforma Fala.BR– Lei de Acesso à Informação (LAI) dos anos de 2019, 2020 e 2021 com vistas a sugerir a criação de novos conjuntos de dados em formato aberto no Portal de Dados Abertos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa é fundamentada em aspectos teóricos, conceituais e em abordagens críticas e correlacionais acerca da transparência pública e dos dados abertos. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, trata-se de um estudo exploratório descritivo que utilizou como procedimento técnico a documentação indireta a qual se efetivou através da técnica de pesquisa documental. Fez-se uso também da pesquisa bibliográfica para a fundamentação do estudo, e da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), que balizou a identificação dos temas mais requeridos pelos cidadãos passíveis de serem disponibilizados em formato aberto. Considerando a análise realizada, a pesquisa trouxe como resultado uma possibilidade de ampliação significativa dos dados disponibilizados no Portal de Dados Abertos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que englobou a criação de dois novos grupos, de dezenove novos conjuntos, bem como o aprimoramento de seis conjuntos de dados abertos já existentes a partir da inserção de novas informações. Vislumbra-se que a presente pesquisa vai ensejar o aumento da promoção da transparência no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte por aprimorar o acesso informacional dos cidadãos e, por conseguinte, a participação social, bem como por proporcionar base referencial que poderá fundamentar a criação do próximo Plano de Dados Abertos. Sob essa perspectiva, espera-se que esse estudo, que serve de baliza para o aprimoramento da divulgação de dados governamentais abertos, contribua para corroborar com a importância desse tipo de dado como instrumento de concretização de direitos fundamentais os quais preceituam dignidade, liberdade e igualdade humanas e que são o sustentáculo do Estado Democrático de Direito.
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Increasingly, citizens have actively participated in public management, this protagonist role has been greatly strengthened with the opening of government data that encourages social control and fosters democratic accountability by enabling an evaluation of the public administration's actions and their respective consonance with the achievement of social objectives that are crucial for the effective exercise of citizenship. Under this perspective that combines the dissemination of information to the consolidation of democracy, this dissertation aims to analyze the demands of the Platform Fala.BR - Access to Information Law (LAI) for the years 2019, 2020 and 2021 in order to suggest the creation of new datasets in open format on the Open Data Portal of the Federal University of Rio Grande do Norte. The research is grounded in theoretical, conceptual aspects and in critical and correlational approaches about public transparency and open data. As for the research's methodological procedures, this is a descriptive exploratory study that used indirect documentation as a technical procedure, which was carried out through the documentary research technique. Bibliographic research was also used to substantiate the study, and the content analysis proposed by Bardin (2011), which guided the identification of the themes most required by citizens that could be made available in open format. Considering the analysis carried out, the research brought as a result a possibility of significant expansion of the data available on the Open Data Portal of the Federal University of Rio Grande do Norte, which included the creation of two new groups, nineteen new sets, as well as the improvement of six sets of existing open data from the insertion of new information. It is envisioned that this research will lead to an increase in the promotion of transparency within the Federal University of Rio Grande do Norte by enhancing citizens' access to information and, consequently, social participation, as well as by providing a referential basis that may inform the creation of the next Open Data Plan. Under this perspective, it is expected that this study, which serves as a beacon for the improvement of the disclosure of open government data, contributes to corroborate the importance of this type of data as an instrument of realization of fundamental rights which precepts human dignity, freedom and equality and which are the mainstay of the democratic rule of law.
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SARA SUNARIA DE ALMEIDA SILVA XAVIER
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Avaliação do estágio curricular obrigatório em Biblioteconomia: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Orientador : NANCY SANCHEZ TARRAGO
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIELA BELMONT DE FARIAS
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GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
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NANCY SANCHEZ TARRAGO
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Data: 14/08/2023
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A Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, insere em suas mais variadas atividades, o estágio obrigatório dos alunos do curso de Biblioteconomia, que oportuniza a ponte entre teoria e prática profissional bem como o desenvolvimento das suas competências profissionais dentro da atividade. Visto a importância e carência de estudos voltados para sua avaliação dentro desse ambiente, a pesquisa analisa a inserção das competências profissionais inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais nas competências previstas para serem desenvolvidas nas atividades e processos atuais do estágio obrigatório na Biblioteca Central Zila Mamede tendo como objetivo geral propor ações e estratégias de melhoria para contribuição do desenvolvimento das competências profissionais na atividade do estágio tendo como objetivos específicos, a realização do mapeamento das competências profissionais desenvolvidas nos processos e atividades de cada um dos setores que acompanham o estágio, o conhecimento das percepções dos alunos, supervisores e professores orientadores sobre características organizativas e atividades do estágio obrigatório e o comparativo entre as competências profissionais previstas inseridas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Biblioteconomia e as competências previstas para serem desenvolvidas nos processos e atividades do estágio. Os procedimentos metodológicos foram de natureza aplicada, descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O estudo incluiu como métodos, a pesquisa bibliográfica para a formação do arcabouço teórico, pesquisa documental do relatório final do estágio e questionários aplicados aos alunos, supervisores e professores envolvidos na atividade. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva simples e análise de conteúdo. Em seus resultados, a análise documental destacou a estrutura departamentalizada da biblioteca e rica oportunidade de prática profissional, porém sentiu-se carências estruturais na inserção avaliativa das competências profissionais no relatório final, reforço em alguns conhecimentos teóricos para a prática do estágio e fluidez comunicacional entre os alunos, supervisores e professores orientadores nesse período. Nos questionários, foram observadas percepções semelhantes relacionadas ao relatório final e compromisso dos supervisores no estágio. Além disso, verificação de um perfil profissional maduro e preparado para o recebimento dos alunos, carência de conhecimento dos supervisores sobre instrumentos norteadores do curso, presença das competências profissionais na atividade passivo de melhorias, organização avaliada como de grande importância, apesar dos aspectos organizativos terem percepção de melhoria para os professores. Houve unidade entre os alunos sobre a maioria dos conteúdos vislumbrados no curso e diferenciação entre as outras amostras sobre as percepções de fluidez comunicacional e experiência na modalidade remota. O paralelo entre as análises dos instrumentos e o comparativo entre as competências previstas nas diretrizes curriculares nacionais e as desenvolvidas nos processos e atividades do estágio, permitiu concluir que elas estão inclusas na atividade e passivas de melhorias em alguns aspectos descritas por meio de propostas para sua organização, atividades e processos, teoria e prática, responsáveis, modalidade remota e presencial, aspecto comunicacional e relatório final, na qual o último já se encontra inserido com o modelo adaptado na pesquisa.
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Among the various objectives that the university library has is to assist in the activities carried out within the University environment. at the Zila Mamede Central Library (BCZM), at the Federal University of Rio Grande do Norte. the mandatory supervised practicum for students is one of the most important activities. During this internship, students form a bridge between the theoretical aspects studied in the classroom and professional practice, serving as a basis for their future professional activities. Within this scope, it is important to verify whether the current organization of mandatory supervised practicum at BCZM, which includes a list of professional skills, corresponds to the national curriculum guidelines inserted in CNE/CES nº492/2001. From there, the objective of this research is to propose actions and strategies that contribute to the improvement of supervision and organization of the internship in the library. Methodological procedures of an applied, exploratory nature will be used, with a qualitative and quantitative approach. Federal do Rio Grande do Norte. If necessary, an interview will only be applied with the internship supervisors. Data analysis will be performed using simple descriptive statistics and content analysis.
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ADAM RAFAEL GONCALVES CAVALCANTE
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DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS NA UFRN: UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO UTILIZADA PELA CPPTAE NA TOMADA DE DECISÃO
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Orientador : DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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ARY LUIZ DE OLIVEIRA PETER FILHO
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DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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PEDRO ALVES BARBOSA NETO
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Data: 27/10/2023
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Diante da necessidade constante de aprimorar sua gestão de pessoal técnico-administrativo, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte constituiu em 26 de setembro de 2013 a Comissão Própria de Pessoal Técnico-Administrativo em Educação – CPPTAE, através da Resolução Nº 041/2013 – CONSAD, vinculada à Pró Reitoria de Gestão de Pessoas. Dentre as atividades exercidas pela comissão, destaca-se o processo de distribuição de vagas, que tem extrema importância estratégica na gestão de recursos humanos da UFRN. Este trabalho se propõe a avaliar a qualidade das informações utilizadas no processo de distribuição de vagas dos servidores técnico-administrativos da UFRN, considerando a perspectiva dos membros da CPPTAE. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende realizar o levantamento das informações utilizadas pelos membros da CPPTAE na tomada de decisão quanto ao processo de distribuição de vagas; medir o nível de qualidade das informações inseridas neste contexto através da categorização de atributos; identificar os pontos de deficiência e de virtude de cada uma das informações analisadas sob a ótica dos membros da comissão; e propor melhorias acerca dos atributos avaliados como deficitários a partir do diagnóstico realizado, de modo a otimizar o processo de distribuição de vagas na instituição. O método de abordagem utilizado na pesquisa é o indutivo, na medida em que os fenômenos são observados e analisados buscando descobrir as causas de sua manifestação. Quanto a sua natureza, este trabalho pode ser definido como uma pesquisa social aplicada de abordagem mista ou quantitativa e qualitativa. Quanto aos objetivos, é caracterizada como descritiva e exploratória. O universo é composto pelos membros da CPPTAE, todos eles pertencentes ao quadro de servidores da UFRN e participantes diretos do processo de distribuição de vagas. Em relação as técnicas de coleta de dados, inicialmente foi empregada a pesquisa documental com o objetivo de definir quais são as informações utilizadas para tomar decisão no processo de distribuição de vagas. Em seguida, foi elaborado um questionário com base no Modelo PSP/IQ, de Lee at al (2002), e aplicado a todos os membros da CPPTAE para medir o nível de qualidade das informações avaliadas. Por fim, foi realizado um grupo focal com uma amostra selecionada entre os membros participantes, com a finalidade de complementar a análise dos atributos de qualidade da informação diagnosticados com níveis insuficientes e propor melhorias para cada um deles. Para analisar os dados quantitativos e qualitativos, foi utilizada a estatística descritiva e a codificação. A pesquisa demonstrou a presença de atributos de qualidade da informação deficitários nos três documentos avaliados e, posteriormente, construiu uma proposta de intervenção com sugestões de melhorias para cada um deles, com a orientação do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Espera-se que as indicações de aperfeiçoamento aqui apresentadas contribuam para gerar na CPPTAE a iniciativa de enfrentar os desafios postos e, assim, conseguir aprimorar todo o processo de distribuição de vagas da instituição, gerando como consequência um incremento de qualidade na gestão de pessoas de toda a UFRN.
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Faced with the constant need to improve its management of technical-administrative personnel, the Federal University of Rio Grande do Norte established on September 26, 2013 its own Committee on Technical-Administrative Personnel in Education – CPPTAE, through Resolution No. 041/ 2013 – CONSAD, linked to the Dean of People Management. Among the activities carried out by the commission, the process of distributing vacancies stands out, which has extreme strategic importance in the management of human resources at UFRN. This work aims to evaluate the quality of the information used in the process of distributing vacancies for technical-administrative employees at UFRN, considering the perspective of CPPTAE members. As specific objectives, the research aims to collect information used by CPPTAE members in making decisions regarding the vacancy distribution process; measure the quality level of information inserted in this context through the categorization of attributes; identify the points of deficiency and strength of each of the proven information from the perspective of the committee members; and propose improvements on the attributes assessed as deficient based on the diagnosis carried out, in order to optimize the process of distributing vacancies in the institution. The approach method used in the research is inductive, as the characteristics are observed and analyzed seeking to discover the causes of their manifestation. Regarding its nature, this work can be defined as applied social research with a mixed or quantitative and qualitative approach. As for the objectives, it is described as descriptive and exploratory. The universe is made up of CPPTAE members, all of whom belong to the UFRN staff and direct participants in the vacancy distribution process. Regarding data collection techniques, documentary research was initially used with the aim of defining what information is used to make decisions in the vacancy distribution process. Next, a questionnaire was developed based on the PSP/IQ Model, by Lee at al (2002), and applied to all CPPTAE members to measure the level of quality of the information evaluated. Finally, a focus group was held with a sample selected from among the participating members, with the purpose of complementing the analysis of information quality attributes diagnosed with insufficient levels and proposing improvements for each of them. To analyze the quantitative and qualitative data, descriptive statistics and coding were used. The research demonstrated the presence of deficient information quality attributes in the three documents evaluated and, subsequently, constructed an intervention proposal with suggestions for improvements for each of them, with guidance from Situational Strategic Planning (PES). It is expected that the indications for improvement presented here will contribute to generating in CPPTAE the initiative to face the challenges posed and, thus, be able to improve the institution's entire vacancy distribution process, generating as a consequence an increase in quality in the management of people the entire UFRN.
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LEONARDO MARCOS DE MENEZES
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NECESSIDADES INFORMACIONAIS E COMPORTAMENTO DE BUSCA DA INFORMAÇÃO: ENFOQUE NO PORTAL DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO LUIZ VECHIATO
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GABRIELA BELMONT DE FARIAS
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MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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Data: 30/10/2023
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O cerne da sociedade da informação é caracterizado tanto pelo desenvolvimento e uso de ferramentas digitais capazes de potencializar e intensificar as capacidades humanas de produzir, consumir e armazenar informação, quanto por apresentar novas condições para o seu processamento por meio do aperfeiçoamento contínuo das tecnologias disponíveis. Nessa direção, um dos contextos que se percebe como um lócus dessas constantes transformações e adequações é o ambiente organizacional. O cenário atual em que essas organizações estão inseridas se mostra cada vez mais exigente quanto à qualidade, transparência, trato e a gestão da informação bem como os comportamentos associados a este processo. Neste contexto, garantir o pleno acesso à informação com qualidade e eficácia tem se tornado tarefa fundamental, impactando, sobremaneira, no funcionamento destas instituições. Assim, as instituições públicas enquanto organizações sem finalidade de lucro, prestam relevantes serviços à sociedade seja para seus usuários internos quanto externos. Nesse tipo de organização, a gestão eficiente dos fluxos informacionais é essencial para os processos de tomada de decisão, necessitando um acompanhamento contínuo e eficaz sobre as informações que são produzidas, disponibilizadas e armazenadas. Isso posto, o presente estudo tem como objetivo analisar as necessidades informacionais dos usuários internos da web página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN, à luz dos fatores emocionais propostos por Kuhlthau (1991). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica considerando assuntos relativos à Gestão da Informação, Comportamento Informacional e Ambientes Informacionais Digitais. A pesquisa foi de abordagem quanti-qualitativa; quanto à natureza foi aplicada, e em relação aos objetivos, é classificada como descritiva e exploratória com uso de método monográfico. Para a coleta de evidências empíricas, utilizou-se um questionário semiestruturado aplicado aos usuários internos da web página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN. A análise dos dados foi feita por meio de estatística simples. Os resultados obtidos apontam satisfação por parte dos usuários internos do portal mas no entanto, foi indicada a necessidade de perfeiçoamento na estrutura do site especificamente em relação a conteúdo, layout e organização de categorias temáticas. Foi percebido que no contexto do Comportamento Informacional, o modelo de Kuhlthau (1991) foi essencial, uma vez que norteou a identificação das necessidades informacionais dos usuários bem como as soluções propostas para preencher tais lacunas. Foi concluso que os objetivos foram alcançados em sua totalidade e que os resultados podem contribuir para o aprimoramento das ferramentas informacionais e com a otimização dos fluxos de informação no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de pavimentar caminhos para futuras pesquisas que que trate e aprofundem o tema.
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The core of the information society is characterized by the development and use of digital tools capable of enhancing and intensifying human capabilities to produce, consume and store information, and by presenting new conditions for it’s processing through the continuous improvement of available technologies. In this sense, the organizational environment is one of the contexts is perceived as the locus of these constant transformations and adjustments. The current scenario in which these organizations exist is increasingly demanding in terms of information quality, transparency, treatment, management as well as the behaviors associated with this process. In this context, ensuring full access to quality information within effectiveness has become a fundamental task, greatly affecting the functioning of these institutions. Thus, public institutions, as non-profit organizations, provide relevant services to society, including their internal and external users. In this type of organization, efficient management of information flows is essential for decision-making processes, requiring continuous and effective monitoring of the information that is produced, made available and stored. Thus, the present study aims to analyze the informational needs of internal users of the web page of Prorectory of People Managent at the Federal University of Rio Grande do Norte, considering the emotional factors proposed by Kuhlthau (1991). The methodology used was bibliographic research that dealt with Information Management, Information Behavior and Digital Information Environments. The research had a quantitative-qualitative approach of applied nature. In relation to the objectives, it is classified as descriptive and exploratory using a monographic method. To collect empirical evidence, a semi-structured questionnaire was applied to internal users of the web page of Prorectory of People Managent at UFRN. Data analysis was done using simple statistics. Results obtained indicate satisfaction on the part of the portal's internal users, but the need for improvement in the site's structure is raised, specifically in relation to content, layout and organization of thematic categories. It was realized that in the context of Information Behavior, Kuhlthau's model (1991) was essential, as it guided the identification of users' informational needs as well as the proposed solutions to fill such gaps. It was concluded that the objectives were achieved in their entirety and that with their products they can contribute to the improvement of informational tools and the optimization of information flows within the scope of the Federal University of Rio Grande do Norte, in addition to paving the way for future research that addresses and deepens the topic.
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ALINE JARDIM DA FONSECA
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A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO FOMENTADORA DA LEITURA LITERÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
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GUSTAVO TANUS CESÁRIO DE SOUZA
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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LUCIANE DE FATIMA BECKMAN CAVALCANTE
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Data: 01/11/2023
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A formação de leitores é um tema mais recorrente na Educação e nas Letras, mas na Biblioteconomia e Ciência da Informação parece ficar restrito às bibliotecas escolares. Por sua vez, os temas da mediação da informação, da mediação cultural e da mediação da leitura têm figurado em publicações acadêmicas, principalmente, relacionadas às bibliotecas comunitárias. Outra tipologia de biblioteca, as bibliotecas universitárias, carecem de discutir mais o seu papel social quanto às dimensões da mediação, em especial, da mediação literária, a qual pode ser compreendida como uma forma de mediação de leitura dentro de um conceito mais amplo de mediação cultural. Acredita- se no potencial da biblioteca universitária como local para promoção da prática da leitura literária por meio das ações de mediação. Em particular, são convocados para o referencial teórico autores como Rasteli, Almeida Júnior, Sanches e Rio, Nunes e Cavalcante, Perrotti e Pieruccini, entre outros. Esta pesquisa delineia-se a partir da aplicação de um questionário voltado para o perfil da comunidade acadêmica quanto ao comportamento e hábitos da leitura literária, bem como os usos que fazem das bibliotecas. Ademais, busca responder de que maneira as bibliotecas integrantes do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte poderiam fomentar o acesso à leitura literária de sua comunidade acadêmica. Considerou-se também de suma importância ouvir os gestores das bibliotecas, assim realizou-se uma entrevista estruturada com os bibliotecários das bibliotecas que apresentam maior quantitativo de acervos literários: a unidade central e mais sete setoriais. Dentre os principais resultados ficou registrado que mais da metade da amostra são vistos como leitores; estavam lendo livro literário no momento da pesquisa; gostam muito de ler; não costumam comprar livro literário com frequência; fazem uso das bibliotecas para finalidades acadêmicas (livros acadêmicos e estudo); a falta de tempo foi o maior impedimento para uso das bibliotecas; a maioria não faz uso da biblioteca para empréstimos do acervo literário; nunca solicitou a compra de livros literários para as bibliotecas; a exposição de livros na biblioteca e uso das redes sociais seguem para os usuários como as principais estratégias de divulgado do acervo literário das bibliotecas. Os bibliotecários entrevistados consideram-se leitores literários, apesar de a maioria não estar lendo no momento da pesquisa. O entendimento conceitual de mediação literária deixou a desejar, sendo uma prática distante dos bibliotecários das bibliotecas do sistema de bibliotecas, salvo uma exceção. Foram apontados problemas para que tal prática não se concretize, embora todos reconheçam a importância da mediação literária para a comunidade. Ao final foi proposto um conjunto de ações para fomentar a leitura e a mediação literária na busca pelo crescimento intelectual e uma formação mais plena e cidadã da comunidade acadêmica.
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Reader training is a more recurrent theme in Education and Literature, but in Library Science and Information Science it seems to be restricted to school libraries. In turn, the themes of information mediation, cultural mediation and reading mediation have appeared in academic publications, mainly related to community libraries. Another type of library, university libraries, needs to discuss further its social role in terms of the dimensions of mediation, in particular, literary mediation, which can be understood as a form of reading mediation within a broader concept of mediation cultural. We believe in the potential of the university library as a place to promote the practice of literary reading through mediation actions. In particular, authors such as Rasteli, Almeida Júnior, Sanches e Rio, Nunes and Cavalcante, Perrotti and Pieruccini, among others, are called into the theoretical framework. This research is based on the application of a questionnaire aimed at the profile of the academic community regarding the behavior and habits of literary reading, as well as the uses they make of libraries. Furthermore, it seeks to answer how the libraries that are part of the Library System of the Federal University of Rio Grande do Norte could promote access to literary reading for their academic community. It was also considered extremely important to listen to library managers, so a structured interview was carried out with the librarians of the libraries that have the largest number of literary collections: the central unit and seven other sectors. Among the main results, it was recorded that more than half of the sample are seen as readers; they were reading literary books at the time of the research; they really like reading; they don’t tend to buy literary books frequently; make use of libraries for academic purposes (academic books and study); lack of time was the biggest impediment to using libraries; the majority do not use the library to borrow literary collections; never requested the purchase of literary books for libraries; The exhibition of books in the library and the use of social networks remain for users as the main strategies for promoting the libraries' literary collection. The librarians interviewed consider themselves literary readers, although the majority were not reading at the time of the research. The conceptual understanding of literary mediation left something to be desired, being a practice far from the librarians of the library system, with one exception. Problems were highlighted for this practice no to come to fruition, although everyone recognizes the importance of literary mediation for the community. In the end, a set of actions was proposed to encourage literary and mediation reading in the search for intellectual growth and a fuller and more civic-minded formation of the academic community.
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REBEKA MARIA DE CARVALHO SANTOS GODEIRO
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Educação continuada como contributo para o desenvolvimento das práticas informacionais dos bibliotecários do Instituto Federal da Paraíba
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Orientador : LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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KEITTY RODRIGUES VIEIRA MATTOS
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LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
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MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
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Data: 05/12/2023
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Analisa como a educação continuada contribui para o desenvolvimento das práticas informacionais dos bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. De maneira específica visa: a) Mapear as ações de educação continuada acadêmica realizada pelos bibliotecários do Instituto Federal da Paraíba; b) Identificar o discurso dos bibliotecários do IFPB enquanto sujeito coletivo em relação às suas práticas informacionais; c) Propor uma rede de conhecimento de bibliotecários do Instituto Federal da Paraíba com o propósito de compartilhar as boas práticas realizadas em cada biblioteca. O referencial teórico é formado pela contextualização histórica e conceitual das temáticas: educação continuada e prática informacional no contexto profissional, bem como apresenta um panorama geral da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da qual o Instituto Federal da Paraíba é integrante. De caráter descritivo, a pesquisa optou pelo método monográfico e fez uso das técnicas de aplicação de questionário e entrevista estruturada. A construção do instrumento de coleta de dados, entrevista, foi embasada pelo Modelo Bidimensional de Práticas informacionais - Versão Estendida de Yeoman (2010). A análise dos dados coletados da entrevista acontecerá à luz da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. O universo é formado por vinte e nove bibliotecários do Instituto Federal da Paraíba, entretanto a amostra será composta pelos bibliotecários que estão lotados em bibliotecas, ou seja, vinte e três bibliotecários. Apresenta uma análise acerca dos resultados obtidos a partir de uma triangulação metodológica, ou seja, entre os resultados obtidos na aplicação do questionário, dos depoimentos coletados durante as entrevistas e o referencial teórico. Identifica as conexões entre as práticas informacionais dos bibliotecários do IFPB, com as etapas sugeridas no Modelo aplicado. Como projeto de intervenção, propõe a criação de uma rede de conhecimento e de compartilhamento de boas práticas entre as bibliotecas do Instituto. Conclui-se que a educação continuada é imprescindível para os profissionais se manterem atualizados, que as demandas informacionais do cotidiano do trabalho do bibliotecário, exige de uma postura multidisciplinar, forçando a desenvolver práticas informacionais compatível com as necessidades de informação do seu público.
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Analyzes how continuing education contributes to the development of informational practices of librarians at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba. Specifically, it aims to: a) Map the academic continuing education actions carried out by librarians at the Federal Institute of Paraíba; b) Identify the discourse of IFPB librarians as a collective subject in relation to their informational practices; c) Propose a knowledge network of librarians from the Federal Institute of Paraíba with the purpose of sharing good practices carried out in each library. The theoretical framework is formed by the historical and conceptual contextualization of the themes: continuing education and informational practice in the professional context, as well as presenting a general overview of the Professional, Scientific and Technological Education Network of which the Federal Institute of Paraíba is a member. Descriptive in nature, the research opted for the monographic method and made use of questionnaire and structured interview techniques. The construction of the data collection instrument, interview, was based on the Bidimensional Model of Information Practices - Extended Version by Yeoman (2010). The analysis of the data collected from the interview will take place using the Collective Subject Discourse technique. The universe is made up of twenty-nine librarians from the Federal Institute of Paraíba, however the sample will be made up of librarians who are working in libraries, that is, twenty-three librarians. It presents an analysis of the results obtained from a methodological triangulation, that is, between the results obtained when applying the questionnaire, the statements collected during the interviews and the theoretical framework. Identifies the connections between the informational practices of IFPB librarians, with the steps suggested in the applied Model. As an intervention project, it proposes the creation of a knowledge network and sharing of good practices between the Institute's libraries. It is concluded that continuing education is essential for professionals to remain up to date, that the informational demands of the librarian's daily work require a multidisciplinary approach, forcing them to develop informational practices compatible with the information needs of their audience.
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MARIANA COSTA TORRES GALVAO
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O USO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO INSTANTÂNEA PARA FINS DE COMUNICAÇÃO INUTERNA DE UMA INSTITUIÇÃO: UM ESTUDO NA UFRN
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Orientador : DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIEL DE ARAUJO MARTINS
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ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
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ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO
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Data: 20/12/2023
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O avanço das tecnologias nos últimos anos permitiu que a sociedade alterasse a forma de se relacionar e uma das áreas afetadas foi a comunicação. Com o surgimento das ferramentas de comunicação instantânea é possível estabelecer uma comunicação em tempo real e, há alguns anos, esse impacto também atingiu as atividades laborais dos indivíduos, uma vez que tais ferramentas foram incluídas nas rotinas organizacionais. Este estudo tem, portanto, a finalidade de compreender como se dá a aceitação e o uso das ferramentas de comunicação instantânea na comunicação interna de uma organização, a partir da percepção dos servidores assistentes administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, utilizando-se de procedimentos como pesquisa bibliográfica e levantamento (survey). Para a obtenção de dados, foi aplicado um questionário, baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM 3) de Venkatesh e Bala (2008), com os servidores Assistentes em Administração da UFRN. A análise dos dados foi realizada utilizando a estatística descritiva e escala Likert de sete pontos para avaliar os constructos do TAM3. Como resultados, obteve-se que existe um grande uso da ferramenta WhatsApp no cotidiano laboral da amostra pesquisa, e de acordo com a análise, essa ferramenta apresenta uma boa aceitação dentre esses servidores, para o desenvolvimento das suas atividades laborais. No entanto, vale ressaltar, também, que houveram algumas fraquezas diagnosticadas através da pesquisa, a exemplos da falta de orientação desse uso para fins laborais por parte da instituição, atendimentos através das ferramentas não satisfatórios e falta de reconhecimento dessa utilidade pela instituição, Além disso, para atenuar algumas fraquezas relatadas a esse uso, foi elaborado um Planejamento Estratégico Situacional (PES), baseado no modelo de Carlos Matus, contendo algumas ações que podem ser benéficas, como a institucionalização de uma ferramenta, elaboração de manual de uso das ferramentas com a finalidade laboral e oferecimento de minicurso sobre atendimento em meios digitais. A presente pesquisa traz um fortalecimento acadêmico a respeito do tema, além de contribuições na promoção e institucionalização das ferramentas na UFRN, ajudando a fortalecer sua imagem ao promover melhorias em sua comunicação interna.
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The advancement of technologies in recent years has allowed society to change the way it relates and one of the areas affected has been communication. With the emergence of instant communication tools, it is possible to establish real-time communication and, a few years ago, this impact also affected individuals' work activities, since such tools were included in organizational routines. This study therefore aims to understand how the acceptance and use of instant communication tools occurs in the internal communication of an organization, based on the perception of administrative assistants at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). To achieve the objective, a quantitative research was carried out, using procedures such as bibliographical research and survey. To obtain data, a questionnaire was applied, based on the Technology Acceptance Model (TAM 3) by Venkatesh and Bala (2008), with UFRN Administration Assistants. Data analysis was performed using descriptive statistics and a seven- point Likert scale to evaluate the TAM3 constructs. As a result, it was obtained that there is a great use of the WhatsApp tool in the daily work of the research sample, and according to the analysis, this tool is well accepted among these employees, for the development of their work activities. However, it is also worth highlighting that there were some weaknesses diagnosed through the research, such as the lack of guidance on this use for work purposes by the institution, unsatisfactory service through the tools and lack of recognition of this usefulness by the institution. , to mitigate some weaknesses reported in this use, a Situational Strategic Planning (PES) was prepared, based on the Carlos Matus model, containing some actions that can be beneficial, such as the institutionalization of a tool, preparation of a tool use manual with the work purpose and offering a mini-course on customer service in digital media. This research brings academic strengthening on the topic, as well as contributions to the promotion and institutionalization of tools at UFRN, helping to strengthen its image by promoting improvements in its internal communication.
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