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Dissertações |
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ANA VIRGÍNIA COSTA DE MEDEIROS
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Gestão da Qualidade nos Serviços de Hemoterapia do Interior do Estado do Rio Grande do Norte
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Orientador : GRASIELA PIUVEZAM
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MEMBROS DA BANCA :
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GRASIELA PIUVEZAM
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PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA
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VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
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Data: 17/07/2018
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Introdução: A Vigilância Sanitária do Sangue exerce o controle dos riscos transfusionais relacionados aos serviços de hemoterapia e tem como finalidade minimizar os riscos à saúde decorrentes da prestação desses serviços, da produção e uso de hemocomponentes (processo hemoterápico), buscando a proteção da saúde coletiva. A legislação sanitária vigente determina que tais serviços disponham de políticas e ações que assegurem a qualidade dos produtos e serviços, garantindo que os procedimentos e processos ocorram sob condições controladas e define o sistema de qualidade como sendo uma estrutura organizacional, com responsabilidades, políticas, processos, procedimentos e recursos estabelecidos pela diretoria-executiva da instituição para atingir a política de qualidade.
Objetivo: O presente estudo teve como objetivo realizar um ciclo externo de melhoria da qualidade voltado ao desenvolvimento de atividades de gestão da qualidade nos Serviços de Hemoterapia do interior do estado do Rio Grande do Norte, a partir da avaliação e atuação da Subcoordenadora de Vigilância Sanitária Estadual (SUVISA), em conformidade ao que determina a legislação vigente.
Metodologia: O estudo de natureza quantitativa realizado no biênio 2017-2018 foi do tipo quase experimental, antes e depois, sem grupo controle, com a elaboração e avaliação de treze critérios de qualidade, a partir de causas classificadas como modificáveis, sendo observados os preceitos de validades de face, de conteúdo e de critério. A intervenção nos oito serviços de hemoterapia do interior do RN, dentre os quais há dois hemocentros regionais, duas unidades de coleta e transfusão e quatro agências transfusionais ocorreu no período de 06/07 a 01/09/2017. Após essa etapa, foi realizada a reavaliação dos critérios de qualidade, de 11 a 24/10/2017, a fim de visualizar o efeito do ciclo de melhoria e priorizar as oportunidades remanescentes. Resultados: Os resultados se referiram aos níveis de cumprimentos e não cumprimentos dos treze critérios, a partir de suas frequências absolutas, relativas e acumuladas e demonstraram que os cumprimentos passaram de 44 (42,3%) a 66 (63,5%), havendo consequente diminuição de não cumprimentos ou defeitos de qualidade de 60 para 38, após a intervenção nos serviços de hemoterapia avaliados. Os critérios 1, 2, 3, 4 e 11 mantiveram o mesmo nível de atendimento após as intervenções do ciclo de melhoria, e apresentaram cumprimento superior a 60%. No entanto, observou-se um maior percentual de cumprimento no critério 6, referente aos “procedimentos estabelecidos e registrados para o tratamento de não conformidades e medidas corretivas”, passando de 12,5% para 75%, revelando uma melhoria de 62,5%. De modo semelhante houve aumento no cumprimento dos critérios 5, 7, 10, 13 (37,5%), critérios 6, 8 e 9 (25%) e no critério 12 (12,5%), entre os quais se encontravam os correspondentes às principais falhas de qualidade identificadas na 1ª avaliação e que foram priorizadas nas ações de intervenção e de melhoria da qualidade nos serviços de hemoterapia do estudo. Paralelamente, foi avaliado o desempenho individual de cada serviço frente ao ciclo de melhoria e a comparação da distribuição espacial dos níveis de cumprimentos e de não cumprimentos, conforme a localização dos serviços nas regiões de saúde do estado.
Conclusões: Ao comparar os resultados das duas avaliações, evidenciou-se a efetividade do ciclo de melhoria nos oito serviços de hemoterapia do interior do RN e demonstrou que a utilização das estratégias e ferramentas da gestão da qualidade foi útil para identificar prioridades de atuação e melhorar problemas específicos, com vistas à qualidade dos produtos e processos hemoterápicos, além da segurança transfusional. A iniciativa da Vigilância Sanitária como órgão regulador e de fiscalização nos serviços de hemoterapia foi fundamental para impulsionar e acompanhar os processos de melhoria, compreendendo que a gestão e a avaliação da qualidade são requisitos obrigatórios que devem ser atendidos por tais serviços, conforme determina a legislação sanitária vigente.
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Introduction: The Blood Sanitary Surveillance exercises the control of transfusion risks related to hemotherapy services and aims to minimize the health risks arising from the provision of these services, the production and use of blood components (hemotherapy), seeking the protection of collective health . Existing health legislation requires that such services have policies and actions that ensure the quality of products and services, ensuring that procedures and processes take place under controlled conditions and defines the quality system as an organizational structure with responsibilities, policies, processes , procedures and resources established by the executive director of the institution to achieve the quality policy.
Objective: The objective of this study was to conduct an external quality improvement cycle aimed at the development of quality management activities in the Hemotherapy Services of the interior of the State of Rio Grande do Norte, based on the evaluation and performance of the Sub-coordinator of Sanitary Surveillance (SUVISA), in accordance with what determines the current legislation.
Methodology: The quantitative study conducted in the biennium 2017-2018 was almost experimental, before and after, without a control group, with the elaboration and evaluation of thirteen quality criteria, from causes classified as modifiable, observing the precepts of face, content and criterion validities. The intervention in the eight hemotherapy services in the interior of the newborn, among which there were two regional blood banks, two collection and transfusion units and four transfusion agencies occurred in the period from 06/07 to 01/09/2017. After this stage, the quality criteria were reevaluated, from 11 to 10/24/2017, in order to visualize the effect of the improvement cycle and prioritize the remaining opportunities.
Results: The results referred to the compliance and non-compliance levels of the thirteen criteria, based on their relative and accumulated absolute frequencies, and showed that the compliances increased from 44 (42.3%) to 66 (63.5%), resulting in a decrease of non-compliances or quality defects from 60 to 38, after intervention in the hemotherapy services evaluated. Criteria 1, 2, 3, 4 and 11 maintained the same level of care after interventions in the improvement cycle, and presented compliance of more than 60%. However, a higher percentage of compliance was observed in criterion 6, referring to "established procedures and registered for the treatment of nonconformities and corrective measures", from 12.5% to 75%, showing an improvement of 62.5 %. Similarly, there was an increase in compliance with criteria 5, 7, 10, 13 (37.5%), criteria 6, 8 and 9 (25%) and criterion 12 (12.5%), among which corresponding to the main quality defects identified in the 1st evaluation and which were prioritized in intervention actions and quality improvement in the hemotherapy services of the study. At the same time, the individual performance of each service was evaluated against the improvement cycle and the comparison of the spatial distribution of compliance and non-compliance levels, according to the location of the services in the health regions of the state.
Conclusions: When comparing the results of the two evaluations, the effectiveness of the improvement cycle in the eight hemotherapy services in the interior of the NB was demonstrated and demonstrated that the use of quality management strategies and tools was useful to identify priorities for improvement and improvement specific problems, with a view to the quality of hemotherapy products and processes, as well as transfusion safety. The Health Surveillance initiative as a regulatory and supervisory body in the hemotherapy services was fundamental to boost and monitor improvement processes, understanding that quality management and evaluation are mandatory requirements that must be met by such services, as determined by legislation sanitary legislation.
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ANA EGLINY SABINO CAVALCANTE
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MELHORIA DA QUALIDADE DO PROTOCOLO SEPSE PEDIÁTRICO EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO DO CEARÁ.
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Orientador : ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO MEDEIROS JUNIOR
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JOÃO BOSCO FILHO
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MARISE REIS DE FREITAS
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Data: 18/07/2018
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Introdução: A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Atualmente, no Brasil, é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer. Este problema de saúde reflete, também, a realidade do hospital em estudo, correspondendo à causa primordial de mortalidade dos usuários hospitalizados, especialmente nos serviços de pediatria. Objetivo: Melhorar a qualidade do cuidado do protocolo sepse no eixo pediátrico em um hospital terciário do Ceará. Metodologia: Com base em um ciclo de melhoria da qualidade, desenvolveu-se um estudo quase-experimental antes-depois, sem grupo controle, seguindo as diretrizes do SQUIRE. A pesquisa foi realizada no eixo pediátrico de um hospital terciário do interior do estado do Ceará, entre os anos de 2017 e 2018. Definiram-se critérios de qualidade baseados em evidências para o manejo adequado da sepse. As intervenções foram planejadas e implementadas de forma participativa com o objetivo de melhorar a adesão aos critérios de qualidade avaliados. Após as intervenções, os critérios foram reavaliados a fim de mensurar os efeitos das mesmas e identificar as oportunidades de melhoria remanescentes que pudessem orientar a continuidade das ações locais. Calculou-se a estimativa pontual dos critérios em cada avaliação, a melhoria absoluta e relativa depois da intervenção e a significância estatística da melhoria com teste de hipótese Z unilateral. Preservaram-se os preceitos éticos da resolução 466/12. Resultados: Avaliou-se 8 critérios de qualidade relacionados ao protocolo sepse pediátrico e os níveis de cumprimento na primeira avaliação variaram entre 56,9% e 97,1%. Após as intervenções, a conformidade dos critérios variou entre 62,8% e 93,8%. Evidenciou-se melhoria em 6 critérios avaliados e uma redução na conformidade de 2 critérios que estavam com um cumprimento superior a 90% na avaliação inicial. Conclusões: Os critérios de qualidade baseados em evidências científicas e os resultados obtidos pela avaliação do seu nível de conformidade, antes e depois da intervenção, demonstrou que o ciclo de melhoria da qualidade interno foi útil para garantir uma melhor qualidade do protocolo sepse pediátrico, através de procedimentos sistemáticos, condutas uniformes e assistência segura.
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Introduccion: Sepsis is a set of severe manifestations on the whole organism produced by an infection. It is currently, in Brazil, the leading cause of death in Intensive Care Units (ICUs) and one of the leading causes of late hospital mortality, surpassing myocardium infarction and cancer. This health problem also reflects the reality of the hospital in study, corresponding to the primary cause of mortality of admitted patients, especially in the pediatric services. Objective: Improving the quality of sepsis protocol care in the pediatric axis in a tertiary hospital in Ceará. Methodology: Based on a quality improvement cycle, a study quasi-experimental design developed, before and after, without a control group, following the SQUIRE guidelines. The research was carried out in the pediatric axis of a tertiary hospital in the interior of the state of Ceará between 2017 and 2018. Quality criteria was defined according to evidence for the adequate management of sepsis. The interventions were planned and implemented in a participatory manner with the objective of improving adherence to the quality criteria evaluated. After the interventions, the criteria were reassessed in order to measure their effects and identify the remaining improvement opportunities that could guide the continuity of local actions. We calculated the point estimate of the criteria in each evaluation, the absolute and relative improvement after the intervention and the statistical significance of the improvement with unilateral Z hypothesis test. The ethical precepts of resolution 466/12. Results: Eight quality criteria related to the pediatric sepsis protocol were evaluated and compliance levels in the first evaluation ranged from 56.9% to 97.1%. After the interventions, the criteria ranged from 62.8% to 93.8%. There was improvement in 6 evaluated criteria and a reduction in compliance of 2 criteria that were more than 90% compliant in the initial evaluation. Conclusions: The quality criteria based on scientific evidence and the results obtained by assessing their level of compliance before and after the intervention demonstrated that the internal quality improvement cycle was useful to ensure a better quality of the pediatric sepsis protocol through systematic procedures, uniform procedures and safe care.
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ACÁSSIO ALVES DE SÁ
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Melhoria da Qualidade do Processo de Dispensação Ambulatorial de Medicamentos Antineoplásicos Orais
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Orientador : WILTON RODRIGUES MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
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HELAINE CARNEIRO CAPUCHO
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WILTON RODRIGUES MEDEIROS
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Data: 19/07/2018
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Introdução: Atualmente, com as mudanças do perfil demográfico e de morbimortalidadena população, houve um incremento nas doenças crônicos degenerativas, incluindo o câncer.No seu tratamento é crescente a utilização de medicamentos por via de administração oral, esses tendem a ser mais convenientes, porém aumentam o risco de eventos adversos. Fato que reforça a importância da consolidação do seu uso qualificado e seguro, especificamente na fase da dispensação, que deve possuir um caráter preventivo e corretivo neste processo. Objetivo: Avaliar e promover a adequação do processo de dispensação ambulatorial de medicamentos antineoplásicos orais, por meio de um ciclo de melhoria. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, com delineamento quase experimental, tipo antes-depois e sem grupo controle, realizado em um hospital de referência no tratamento do câncer, situado no Norte de Minas Gerais. No qual, a partir de sete critérios de qualidade, previamente definidos e validados, realizou-se a avaliação do nível de qualidade do processo de dispensação ambulatorial dos antineoplásicos orais, e baseando-se nos critérios mais problemáticos, intervenções de melhoria foram implementadas, seguida de uma reavaliação da qualidade. O cumprimento da qualidade das amostras selecionadas aleatoriamente (n=60) foram estimadas de forma pontual e em um intervalo de confiança de 95%, assim como a significância estatística da melhoria conseguida foi tratada com teste Z. Resultados: Verificou-se que todos os sete critérios de qualidade elencadosapresentaram melhorias entre as avaliações. A maioria (quatro critérios) tiveram aumento dos níveis de qualidade estatisticamente significativos (p<0,05), com melhoria relativa mínima de 75%. Em dados absolutos, observou-se que os não cumprimentos diminuíram de 148 na primeira avaliação para 67 na reavaliação, representando uma melhoria de 54,7%. Conclusão: O estudo proporcionou a avaliação do processo de dispensação ambulatorial de antineoplásicos orais na instituição, com identificação de critérios de qualidade, fato que favoreceu a priorização e a efetividade das intervenções. O ciclo de melhoria contribuiu para inclusão de boas práticas de dispensação e maior envolvimento da equipe com os requisitos de qualidade.
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Introduction: Nowadays, because of the changes in the demographic profile and in population’s morbidity and mortality, an increase has been observed in chronic degenerative diseases, what includes cancer. In its treatment, the use of orally administered medications is increasing, they tend to be more convenient, but also increase the risk of adverse events. This fact reinforces the importance of consolidating its qualified and safe use, specifically at the dispensation stage, which should have a preventive and corrective nature in this process. Purpose: To evaluate and promote the process suitability of outpatient dispensing, administered with oral antineoplastic medications, through an improvement cycle. Methodology: This is a quantitative, near-experimental design, before-after and without control group study, carried out at a referral hospital in the treatment of cancer, located in the north of Minas Gerais. In which, from seven, previously defined and validated quality criteria, the quality level of the outpatient dispensing process of oral antineoplastics was evaluated, and based on the most problematic criteria, improvement interventions were implemented followed by a quality reassessment. The quality compliance of randomly selected samples (n=60) was estimated in a timely manner and in a 95% confidence interval, as well as the statistical significance of the achieved improvement was treated with Z test. Outcomes: It was noticed that all seven quality criteria evaluated, showed across-evaluation improvements. Most of them (four out of seven) had a statistically significant increase in quality levels (p<0.05), with a relative improvement of at least 75%. In absolute data, it was noticed that the non-compliance decreased from 148 in the first evaluation to 67 in the re-evaluation, what represents a 54.7% improvement. Conclusion: The study provided an evaluation of the process of outpatient dispensing, administered with oral antineoplastics in the institution, identifying the quality criteria, what favored the prioritization and effectiveness of the interventions. The improvement cycle contributed to the inclusion of good dispensing practices and to a better involvement of the staff with regards to quality requirements
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MARCELO MUNIZ MACHADO
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Estabelecer métodos seguros para prescrição, dispensação e administração de medicamentos potencialmente perigosos
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Orientador : PAULO JOSE DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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AMALIA CINTHIA MENESES DO REGO
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PAULO JOSE DE MEDEIROS
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VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
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Data: 19/07/2018
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Introdução: Os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM) estão entre as principais causas de evento adverso no mundo. Processos de uso de medicamentos pouco seguros e erros de medicação são uma das principais causas de danos associados aos cuidados de saúde. Os danos podem ocorrer em diferentes fases do processo de uso de medicamentos.
O desenvolvimento de processos precisos que visar mitigar erros de prescrição, dispensação e administração de medicamentos são aspectos indissociáveis de um cuidado seguro. Visando a melhoria dos serviços prestados na cadeia medicamentosa, a elaboração de um ciclo de melhoria nos processos de prescrição, dispensação e administração de MPP, é amplamente justificado.
Objetivo Geral: Avaliar os resultados de um ciclo de melhoria na qualidade da prescrição, dispensação e administração de medicamentos potencialmente perigosos em um hospital público de Uberlândia. Objetivos Específicos: 1- Avaliar a qualidade dos processos de prescrição, dispensação e administração de MPP praticados na instituição alvo do estudo. 2- Identificar aspectos frágeis relativos a segurança do paciente nos processos avaliados. 3- Propor ações de melhoria da qualidade e segurança do paciente para os processos objetos de estudo. Metodologia: Inicialmente serão avaliados os processos de prescrição, dispensação e administração de medicamentos praticados na instituição hospitalar participante. Os dados serão analisados para então realização do diagnóstico situacional. Mediante colegiado multiprofissional utilizando a técnica de grupo nominal, serão atribuídas as causas para os problemas encontrados e estabelecido os planos de ação necessários para melhorar a qualidade dos processos alvo do estudo. Após a implementação do plano de ação, serão aplicadas novas avaliações para mensurar a melhoria conseguida no sentido de estabelecer uma série temporal no ciclo de melhoria proposto.
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Introduction: Medication-Related Problems (PRM) are among the leading causes of adverse events in the world. Unsafe drug use and medication errors are one of the main causes of health care damage. Damage can occur at different stages of the drug use process.
The development of precise processes that aim to mitigate errors of prescription, dispensation and administration of medicines are inseparable aspects of a safe care. Aiming at improving the services provided in the drug chain, the elaboration of a cycle of improvement in the MPP prescription, dispensing and administration processes is amply justified.
General Objective: To evaluate the results of a cycle of improvement in the quality of prescription, dispensing and administration of potentially dangerous drugs in a public hospital in Uberlândia. Specific Objectives: 1- Evaluate the quality of the MPP prescription, dispensing and administration practices practiced in the study institution. 2- Identify fragile aspects related to patient safety in the evaluated processes. 3- Propose actions to improve patient's quality and safety for the processes under study. Methodology: Initially will be evaluated the procedures of prescription, dispensing and administration of medicines practiced in the participating hospital institution. The data will be analyzed for the accomplishment of the situational diagnosis. Using a multiprofessional collegiate using the nominal group technique, the causes will be attributed to the problems encountered and established the necessary action plans to improve the quality of the target processes of the study. After the implementation of the action plan, new assessments will be applied to measure the improvement achieved in order to establish a time series in the proposed improvement cycle.
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RODRIGO DELLA TORRES
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MELHORIA DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM SERVIÇO DE ONCOLOGIA
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Orientador : MARISE REIS DE FREITAS
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MEMBROS DA BANCA :
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MARISE REIS DE FREITAS
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PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA
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ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
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Data: 19/07/2018
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Introdução: É incontestável que a preocupação constante pela segurança dos pacientes deve ser um dos principais focos de atenção dos serviços de saúde e a cultura de segurança nessas instituições tem grande influência nessa questão, pois é o produto dos valores individuais e de grupo, atitudes, capacidades de percepção e modelos de comportamento que determinam o compromisso com a gestão da saúde e a segurança do paciente, o seu estilo e proficiência. Nas últimas décadas têm-se observado uma mobilização importante em torno de programas de qualidade e segurança do paciente nas organizações de saúde, porém, a implantação de um Programa de Segurança do Paciente (PSP) de forma sistemática, levando em consideração os atributos de alto nível de cultura de segurança, principalmente em serviços ambulatoriais de oncologia, ainda é um tema pouco debatido. Objetivos: Melhorar a cultura de segurança do paciente em um serviço de oncologia e avaliar o efeito da implantação de um programa de segurança sobre a cultura da instituição. Metodologia: Estudo quase-experimental do tipo antes e depois, sem grupo controle, realizado no período de julho de 2017 a abril de 2018 em um serviço de oncologia ambulatorial da cidade de Ponta Grossa - Paraná. Aplicou-se aos profissionais de saúde o questionário da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), traduzido e validado para uso no Brasil, antes e após a implantação do PSP naquele serviço especializado. O questionário possui 14 dimensões com 44 itens e foi aplicado para todos os profissionais atuantes na instituição, nas duas fases. No processo de implantação do PSP, os dados da cultura de segurança serviram de base para o desenho do ciclo de melhoria constituídos por reuniões multidisciplinares; definição de responsabilidades; programa de capacitação e treinamentos; implantação e adoção de políticas e protocolos; definição e mensuração de indicadores de estrutura, processo e resultados; dentre outros. Para interpretação dos dados, assumiu-se as definições contidas no próprio manual AHRQ (2016) - como negativo as respostas marcadas como: discordo totalmente, discordo, raramente, nunca, muito ruim e ruim; como neutro: não concordo e nem discordo, às vezes e aceitável; como positivo: concordo totalmente, concordo, sempre, quase sempre, muito bom e excelente. Utilizou-se o Microsoft Excel 2016 para análise dos dados. Resultados: Do total de 60 profissionais que foram convidados a participar da pesquisa, responderam ao questionário 43 (72%), dos quais 37% são médicos, 12% compõem a equipe de enfermagem, 10% a equipe de recepção, 10% da zeladoria, 8% da radiologia, 7% da farmácia, 7% do setor administrativo e os demais 9%, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta. Na etapa pré-implantação do PSP, houve predominância de resultado negativo para seis (43%) das 14 dimensões, sendo elas: Aprendizado organizacional/melhoria continua, Feedback e comunicação a respeito de erros, Abertura para comunicações, Frequência de relatórios de incidentes que são reportados nas diversas modalidades, Respostas não punitivas aos erros e Número de incidentes notificados. Quatro (28,5%) dimensões mostraram predominância de neutralidade: Expectativas/ações de promoção da segurança dos gestores, Apoio da gestão para a segurança do paciente, Percepções generalizadas sobre segurança , Grau de segurança do paciente; e quatro (28,5%) dimensões com predominância de resultados positivos: Trabalho em equipe na área/setor, Trabalho em equipe entre as áreas/ setores, Pessoal, Transferências internas e passagens de plantão. Quando avaliada a fase pós implantação do PSP, constatou-se melhoria significativa em todas as dimensões da cultura de segurança do paciente, que assumiram predominância positiva. Conclusões: A melhoria da cultura de segurança de uma instituição está diretamente relacionada à gestão da qualidade, sendo que, a mensuração da cultura de segurança foi um importante instrumento de melhoria da qualidade, na medida em que identificou as fragilidades da organização, propiciando um planejamento e ações assertivas assumidas no programa de segurança do paciente. Isso proporcionou uma mudança no cenário na cultura de segurança do paciente no serviço de oncologia, tornando mais robusto seu compromisso com a qualidade da assistência à saúde.
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Introduction: It is undeniable that the constant concern for patient safety should be one of the main focuses of attention of the health services and the safety culture in these institutions has a great influence on this issue because it is the product of individual and group values, attitudes, perceptual abilities, and behavioral patterns that determine commitment to patient health and safety management, style and proficiency. In recent decades, there has been a significant mobilization around patient quality and safety programs in health organizations, but the implementation of a Patient Safety Program (PSP) in a systematic way, taking into account the high attributes level of safety culture, especially in outpatient oncology services, is still a poorly debated topic. Objectives: To improve the patient's safety culture in an oncology service and to evaluate the effect of implementing a safety program on the institution's culture. Methodology: Almost experimental study of the before and after type, without control group, performed from July 2017 to April 2018 in an ambulatory oncology service in the city of Ponta Grossa-Paraná. The questionnaire from the Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), translated and validated for use in Brazil, was applied to health professionals before and after the implementation of the PSP in that specialized service. The questionnaire has 14 dimensions with 44 items and was applied to all professionals working in the institution, in both phases. In the process of implementing the PSP, data from the safety culture served as the basis for the design of the improvement cycle consisting of multidisciplinary meetings; definition of responsibilities; training and training program; implementation and adoption of policies and protocols; definition and measurement of structure, process and results indicators; among others. For the interpretation of the data, the definitions contained in the AHRQ manual (2016) were assumed - as negative the responses marked as: totally disagree, disagree, rarely, never, very bad and bad; as neutral: neither agree nor disagree, sometimes acceptable; as positive: I agree totally, agree, always, almost always, very good and excellent. Use of Microsoft Excel 2016 for data analysis. Results: Of the total of 60 professionals who were invited to participate in the survey, 43 (72%) answered the questionnaire, of which 37% were doctors, 12% comprised the nursing team, 10% the reception staff, 10% the hygiene team, 8% of radiology, 7% of the pharmacy, 7% of the administrative sector and the other 9%, nutritionist, psychologist and physiotherapist. In the pre-implantation stage of the PSP, there was a predominance of a negative result for six (43%) of the 14 dimensions, being: Organizational learning/continuous improvement, Feedback and communication regarding errors, Openness for communications, Frequency of reports of incidents are reported in the various modalities, Non-punitive responses to errors and Number of reported incidents. Four (28.5%) dimensions showed a predominance of neutrality: Expectations/actions to promote manager safety, Management support for patient safety, Generalized safety perceptions, Patient safety level; and four (28.5%) dimensions with a predominance of positive results: Teamwork in the area/sector, Teamwork among areas/ sectors, Personnel, Internal transfers and shift tickets. When the post-implantation phase of the PSP was evaluated, a significant improvement was observed in all dimensions of the patient's safety culture, which assumed a positive predominance. Conclusions: The improvement of the safety culture of an institution is directly related to quality management, and the measurement of the safety culture was an important quality improvement tool, insofar as it identified the fragilities of the organization, providing planning and assertive actions taken in the patient safety program. This provided a shift in the setting in the patient's safety culture in the oncology service, making their commitment to quality of health care more robust.
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LUCIANA ANDRADE DE LIMA
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Análise de causa raiz e análise modal de falhas e efeitos em unidades pediátricas: revisão sistemática
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Orientador : RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
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MEMBROS DA BANCA :
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RENATA SILVA SANTOS
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RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
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THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
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Data: 20/07/2018
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No contexto da hospitalização infantil especificidades influenciam na segurança do paciente, sendo o público pediátrico detentor de dano três vezes maior do que os adultos em mesma situação. Conforme o desenvolvimento da gestão da qualidade houve incrementos de ferramentas, programas e métodos de qualidade para a diminuição de erros relacionados à assistência à saúde. Dentre as ferramentas utilizadas mundialmente para reduzir a ocorrência de erros na assistência à saúde, destacam-se a Análise de Causa-Raiz (ACR) e Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE). O objetivo do estudo foi analisar a utilidade das ferramentas Análise de Causa Raiz (ACR) e Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE) para o melhoramento da assistência qualificada em unidades pediátricas. Trata-se de uma revisão sistemática estruturada na estratégia PRISMA. Foram pesquisadas as seguintes bases de dados: 1. Scopus, 2. Ebsco, 3. Scientific Electronic Library Online (SciELO), 4. Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), 5. Web of Science, 6. Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), 7. Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), 8. Cochrane Library, 9. Science Direct, 10. National Library of Medicine and Nattional Institutes of Health (PubMed), 11. Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS), 12. Base de Dados de Enfermagem (BDENF), 13. Pan American Health Organization (PAHO), 14. Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (WHOLIS) e 15. Wiley Online Library. A análise qualitativa dos artigos foi realizada através da aplicação de uma versão adaptada e resumida do guia SQUIRE 2.0. Foram recuperados 8.254 estudos nas buscas nas bases de dados, após análise utilizando os critérios de inclusão e exclusão pertinentes, foram incluídos 15 artigos na revisão. Desses, 09 foram publicados entre 2013 e 2018, 05 foram desenvolvidos nos Estados Unidos, 12 utilizaram AMFE em diversas temáticas. Nota-se a importância da utilização de indicadores para mediar à melhoria da qualidade. A revisão reforça o uso dessas ferramentas para a melhoria da qualidade da assistência nas unidades pediátricas, permeando nos serviços de saúde atitudes e comportamentos que garantam mais segurança, colaborando com o desenvolvimento de uma cultura de segurança.
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In the context of child hospitalization, specifics influence the safety of the patient, with the pediatric public having three times greater damage than adults in the same situation. According to the development of quality management, there were increments of tools, programs and quality methods for reducing errors related to health care. Among the tools used worldwide to reduce the occurrence of errors in health care, we highlight the Root Cause Analysis (ACR) and Modal Analysis of Failures and Effects (AMFE). The objective of the study was to analyze the usefulness of the Root Cause Analysis (ACR) and Modal Failure and Effects Analysis (AMFE) tools for the improvement of qualified assistance in pediatric units. This is a structured systematic review of the PRISMA strategy. The following databases were searched: 1. Scopus, 2. Ebsco, 3. Scientific Electronic Library Online (SciELO), 4. Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), 5. Web of Science, 6 (CINAHL), 8. Cochrane Library, 9. Science Direct, 10. National Library of Medicine and Natural Institutes of Health (PubMed) , 11. Pan American Health Organization (PAHO), 14. Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (WHOLIS), and 15 Wiley Online Library. The qualitative analysis of the articles was done through the application of an adapted and summarized version of the SQUIRE 2.0 guide. 8.254 studies were retrieved in database searches, after analysis using the relevant inclusion and exclusion criteria, 15 articles were included in the review. Of these, 09 were published between 2013 and 2018, 05 were developed in the United States, 12 used AMFE in several themes. Note the importance of using indicators to mediate quality improvement. The review reinforces the use of these tools to improve the quality of care in the pediatric units, permeating health services attitudes and behaviors that guarantee more safety, contributing to the development of a safety culture.
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PATRÍCIA LOPES OLIVEIRA
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Avaliação da qualidade dos registros em prontuários de um hospital do nordeste brasileiro
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Orientador : DANIELE VIEIRA DANTAS
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELE VIEIRA DANTAS
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RENATA SILVA SANTOS
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THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
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Data: 20/07/2018
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O prontuário é o elemento de comunicação entre profissionais, usuários e serviços de saúde passível de mensurar e avaliar o tipo e qualidade do atendimento prestado portando um conjunto de informações sobre as intervenções realizadas e servindo para o acompanhamento da história de saúde do usuário. O registro adequado das informações torna-se ferramenta importante no cuidado e segurança do paciente, bem como respaldo legal para instituição e profissionais. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar e melhorar os registros em prontuários do Hospital Geral de Farias Brito. A pesquisa é um estudo de natureza quantitativa, com desenho quase experimental, do tipo antes e depois, de avaliação de critérios de qualidade. Os dados foram obtidos através da análise dos registros realizados nos prontuários dos pacientes internados na unidade. Foi implementado um ciclo de melhoria com análise do problema, intervenção e monitoramento. Com relação ao tipo de avaliação pode-se afirmar que é interna, retrospectiva e cruzada. Avaliou-se o fenômeno a partir de oito critérios para verificar a qualidade dos registros relacionados à identificação do paciente e do profissional assistente, legibilidade e aspectos da evolução multiprofissional, obtendo-se resultados satisfatórios, confirmando a estratégia de melhoria avaliada.
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The medical record is the communication element among professionals, users and health services that can measure and evaluate the type and quality of the care provided by carrying a set of information about the interventions performed and serving to follow the health history of the user. Proper recording of information becomes an important tool in patient care and safety, as well as legal backing for institutions and professionals. The present study has as general objective to evaluate and improve the records in medical records of Hospital Geral de Farias Brito. The research is a quantitative study, with a quasi-experimental design, before-and-after evaluation of quality criteria. The data were obtained through the analysis of the records made in the records of patients admitted to the unit. An improvement cycle was implemented with problem analysis, intervention and monitoring. Regarding the type of evaluation, it can be stated that it is internal, retrospective and cross-referenced. It was evaluated the eight criteria to verify the quality of the records related to the identification of the patient and the assistant professional, legibility and aspects of the multiprofessional evolution, obtaining satisfactory results, confirming the improvement strategy evaluated.
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SOLANE MARIA COSTA
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MELHORIA NO ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO EM SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : ANA TANIA LOPES SAMPAIO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA TANIA LOPES SAMPAIO
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ISABEL CRISTINA AMARAL DE SOUSA ROSSO NELSON
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RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
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Data: 20/07/2018
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Desde Constituição Federal de 1988, o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) são instrumentos obrigatórios para o planejamento da gestão pública. No âmbito da saúde, a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) define como condições para os Municípios, Estados e União viabilizarem suas gestões, a elaboração dos instrumentos de planejamento da saúde: o Plano de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Relatório Anual de Gestão (RAG). No cenário administrativo do planejamento, o RAG destaca-se como pilar para avaliação e monitoramento das ações de saúde, instrumento de comprovação da aplicação dos recursos, tendo a finalidade de orientar a elaboração da programação anual, bem como eventuais redirecionamentos necessários no Plano de Saúde, nas três esferas de direção do SUS. A Lei 141/12 define como obrigação do gestor da saúde, alimentar anualmente no Sistema de Apoio ao Relatório de Gestão (SARGSUS). Este estudo tem como objetivo analisar os reflexos do apoio institucional do COSEMS-RN aos municípios, no que se refere a alimentação do SARGSUS, como uma das importantes estratégias de acompanhamento da qualidade da gestão da saúde nos municípios do Rio Grande do Norte . Trata-se de uma pesquisa de analise documental pautada em informações fornecidas pelo COSEMS/RN e dados primários do SARGSUS. Foi analisada a evolução do SARGSUS dos 167 municípios do RN no período 2016 a 2018. Foi possível comprovar documentalmente o apoio institucional do COSEMS-RN através da realização de oficinas específicas de sensibilização com gestores e equipes gestoras denominadas de “Projeto da Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS - Oficina Aplicativa para Construção dos Instrumentos de Gestão”. As Oficinas ocorreram no inicio de 2017 nas oito Regiões de Saúde. A situação Inicial era de alto índice de inadimplência, onde apenas 27,54% dos municípios alimentavam o SARGSUS no exercício 2016. Após a sensibilização e capacitação das equipes gestoras quanto a necessidade de alimentação do sistema, observou-se uma evolução significativa, chegando em 2018 ao cumprimento de 98,20% dos municípios que elaboraram o RAG e alimentaram o sistema com os instrumentos exigidos pelo SARGSUS. Foi possível comprovar que essa visível melhoriao correu pela mobilização do COSEMS-RN e acompanhamento do apoio institucional quanto à necessidade do cumprimento dos atos normativos do sistema, os gestores assumiram suas responsabilidades, elaboraram e alimentaram o SARGSUS, mais especificamente o RAG. Percebeu-se assim, a importância e o papel primordial do apoiador institucional como fundamental para qualificação da gestão municipal no SUS.
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Since the 1988 Federal Constitution, the Multi-Year Plan (PPA), the Budget Guidelines Law (LDO) and the Annual Budget Law (LOA) are mandatory instruments for public management planning. In health, the legislation of the Unified Health System (SUS) defines the conditions for the municipalities, states and the Union to make feasible their management, the elaboration of health planning instruments: the Health Plan, the Annual Health Program and the Annual Management Report (RAG). In the administrative scenario of planning, RAG stands out as a pillar for evaluation and monitoring of health actions, an instrument for verifying the application of resources, with the purpose of guiding the elaboration of annual programming, as well as possible redirections necessary in the Health Plan , in the three spheres of direction of SUS. Law 141/12 defines as an obligation of the health manager, to feed annually in the Management Report Support System (SARGSUS). This study aims to analyze the reflexes of the institutional support of COSEMS-RN to the municipalities, regarding the feeding of SARGSUS, as one of the important strategies for monitoring the quality of health management in the municipalities of Rio Grande do Norte. This is a documentary analysis based on information provided by COSEMS / RN and primary SARGSUS data. The evolution of the SARGSUS of the 167 municipalities of the NR in the period 2016 to 2018 was analyzed. It was possible to document the institutional support of COSEMS-RN through specific sensitization workshops with managers and management teams called "Collaborative Network for Strengthening of the Municipal Management of SUS - Application Workshop for Construction of Management Instruments ". The Offices took place in the beginning of 2017 in the eight Health Regions. The Initial situation was a high rate of default, where only 27.54% of the municipalities fed SARGSUS in the year 2016. After the awareness and training of the management teams regarding the need to system, there was a significant evolution, reaching in 2018 the compliance with 98.20% of the municipalities that elaborated the RAG and fed the system with the instruments required by SARGSUS. It was possible to prove that this visible improvement was due to the mobilization of COSEMS-RN and the monitoring of institutional support regarding the need to comply with the normative acts of the system, the managers assumed their responsibilities, elaborated and fed the SARGSUS, specifically the RAG. It was thus perceived the importance and the primary role of the institutional supporter as fundamental for the qualification of municipal management in the SUS
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MARIA DO SOCORRO TELMA BATISTA ARAÚJO TIMÓTEO
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Avaliação para melhoria da qualidade dos registros em saúde de um serviço pré-hospitalar móvel de urgência
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Orientador : DANIELE VIEIRA DANTAS
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELE VIEIRA DANTAS
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RENATA SILVA SANTOS
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RODRIGO ASSIS NEVES DANTAS
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THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
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Data: 13/09/2018
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Os ciclos de melhoria podem ser utilizados para fortalecer as funções gestoras, contribuindo para a detecção de problemas ou oportunidades, com vistas a solucioná-los e/ou melhorá-los. Este trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da implantação de um programa de melhoria da qualidade no preenchimento das fichas de ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Patos, Paraíba (PB). Trata-se de uma pesquisa quase experimental de série temporal sem grupo de controle, dividido em seis etapas: identificação e priorização de melhoria, análise da oportunidade de melhoria, construção e validação de critério de qualidade, avaliação do nível de qualidade, intervenção, reavaliação. Três avaliações foram feitas entre 2016 e 2018 com amostragem aleatória de 100 casos em cada avaliação, baseado em sete critérios: identificação, avaliação clínica, antecedentes patológicos, padronização com registro documentado, registro legível-correto-preciso, responsabilização profissional e Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A análise completa mostrou falha em todos os critérios com destaque para SAE. Foram feitas intervenções de forma multifacetadas, agrupadas por áreas afins, direcionadas aos critérios de qualidade de pior conformidade nas avaliações até conseguir nova caracterização, com completude favorável a qualidade, no entanto, manteve-se a necessidade de realizar novas intervenções e monitoramento para continuidade do cuidado com reavaliação em 2018 sob o ponto dos mesmos critérios. Para os critérios estabelecidos, a diferença estatisticamente estabelecida é aceita com valores Z de significância < 0,001 em 86% dos critérios mediante SQUIRE 2.0 adaptado (2018). A representação dos resultados conjuntos entre as três avaliações pôde destacar melhoria progressiva nos cumprimentos de cada critério, destacando a diminuição dos defeitos (não cumprimentos) encontrados, considerando as limitações do estudo.
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Improvement cycles can be used to strengthen managerial functions, contributing to the detection of problems or opportunities, with a view to solving and / or improving them. The objective of this study is to evaluate the effect of the implementation of a quality improvement program on filling in the records of occurrences of the Mobile Emergency Care Service (SAMU), in Patos, Paraíba (PB). It is a quasi-experimental study of a time series without control group, divided in six stages: identification and prioritization of improvement, analysis of the opportunity for improvement, construction and validation of quality criterion, evaluation of quality level, intervention, revaluation . Three evaluations were performed between 2016 and 2018 with random sampling of 100 cases in each evaluation, based on seven criteria: identification, clinical evaluation, pathological antecedents, documented registry standardization, legible-correct-accurate registry, professional accountability and Systematization of Care Nursing (SAE). The complete analysis showed failure in all the criteria with emphasis on SAE. Interventions were made in a multifaceted way, grouped by related areas, directed to the quality criteria of worse conformity in the evaluations until new characterization was achieved, with completeness favorable to quality. However, the need for new interventions and monitoring was maintained for the continuity of the be reassessed in 2018 under the same criteria. For the established criteria, the statistically established difference is accepted with Z values of significance <0.001 in 86% of the criteria using SQUIRE 2.0 adapted (2018). The representation of the joint results among the three evaluations was able to highlight progressive improvement in the compliments of each criterion, highlighting the reduction of the defects (not compliments) found, considering the limitations of the study.
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EDUARDO QUEIROZ DA CUNHA
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CICLOS DE MELHORIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE ALERTA PRECOCE EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
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Orientador : MARISE REIS DE FREITAS
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MEMBROS DA BANCA :
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ALDAIR DE SOUSA PAIVA
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GRASIELA PIUVEZAM
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HELAINE CARNEIRO CAPUCHO
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MARISE REIS DE FREITAS
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Data: 26/09/2018
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No ambiente hospitalar, a complexidade da assistência e a heterogeneidade dos cuidados dificulta a identificação adequada de paciente potencialmente grave. A instituição dos escores de alerta precoce permitem o redirecionamento do paciente em deterioração para um ambiente adequado de cuidado e monitorização. Objetivos: Implementar o National early warning score (NEWS) num cenário hospitalar universitário por meio do uso dos ciclos de melhoria. Metodologia: Estudo quase-experimental, na qual o NEWS foi implementado na enfermaria de doenças cardiovasculares de um hospital universitário, no período de dezembro de 2017 a junho de 2018. Foram realizados três ciclos de melhoria, a partir da capacitação da equipe médica e de enfermagem. Oito indicadores foram analisados para avaliar a adequação do processo. Teste Z unilateral foi utilizado para analisar o efeito das intervenções e foram calculados os valores de melhoria absoluta e relativa. Os dados de não-cumprimento das avaliações subsequentes foram analisados por meio de um gráfico antes-e-depois de Pareto. Resultados: Um total de 86 profissionais foram treinados. Quatro dos oito critérios obtiveram adesão acima de 95% e dois critérios com melhora significante antes e depois da intervenção (P<0,05). Houve uma redução de 42,2% no número de não conformidades na terceira e última avaliação após a intervenção (P=0,017). O número de cumprimentos totais dos indicadores ao final foi de 75,2%. Conclusões: Ferramentas de melhoria da qualidade, em particular os ciclos de melhoria, podem ser utilizadas para implementar um sistema de alerta precoce, garantindo assim uma maior segurança na assistência ao paciente internado e com possibilidade de deterioração clínica.
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In the hospital environment, the complexity of care and the heterogeneity of care make it difficult to properly identify a potentially ill patient. The institution of the early warning scores allows the redirection of the deteriorating patient to an appropriate care and monitoring environment. Objectives: To implement the National Early Warning Score (NEWS) in a university hospital setting through the use of improvement cycles. Methodology: A quasi-experimental study, in which NEWS was implemented in the cardiovascular disease ward of a university hospital, from December 2017 to June 2018. Three improvement cycles were performed, based on the qualification of the medical staff and nursing. Eight indicators were used to evaluate the adequacy of the process. Unilateral Z-test was used to analyze the effect of the interventions and absolute and relative improvement values were calculated. Non-compliance data from subsequent evaluations were analyzed using a Pareto before-and-after graph. Results: A total of 86 professionals were trained. Four of the eight criteria achieved adherence above 95% and two criteria with significant improvement before and after the intervention (P <0.05). There was a 42.2% reduction in the number of nonconformities in the third and last evaluation after the intervention (P = 0.017). The total number of compliments of the indicators at the end was 75.2%. Conclusions: Quality improvement tools, particularly improvement cycles, can be used to implement an early warning system, thus ensuring greater safety in the inpatient care and with the possibility of clinical deterioration.
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JOSÉ MARIANO PESSOA
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Avaliando as dificuldades para a realização da consulta de crescimento e desenvolvimento em um município de pequeno porte do nordeste brasileiro.
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Orientador : NILMA DIAS LEAO COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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NILMA DIAS LEAO COSTA
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WILTON RODRIGUES MEDEIROS
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ARDIGLEUSA ALVES COELHO
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Data: 26/09/2018
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Introdução: A Consulta de Crescimento e Desenvolvimento-CD - é uma ação programática ofertada no contexto de trabalho das equipes de Atenção Primária em Saúde, que visa à oferta de ações de prevenção e promoção à saúde da criança, bem como se antecipar a problemas de saúde que possam acometer as crianças nos primeiros anos de vida. Atualmente embora grandes avanços foram alcançados com o SUS, existe ainda fatores que dificultam a efetivação de suas políticas, programas e estratégias, o que não é diferente na realidade da APS do município em estudo. Objetivo: identificar as dificuldades para a realização da consulta de CD em um município de pequeno porte do Nordeste brasileiro. Metodologia: pesquisa avaliativa do tipo transversal com abordagem quantitativa, o banco de dados foi proveniente da avaliação externa do II Ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade. A pesquisa foi realizada no âmbito de seis equipes de ESF que foram avaliados pelo PMAQ no ano de 2015. O instrumento avaliativo foi composto por um elenco de padrões de qualidade, alinhados aos padrões contidos no instrumento do AMAQ-AB, e que foram organizados em cinco grandes dimensões (apoio institucional da gestão para as equipes de atenção básica, Acolhimento e acessibilidade, processo assistencial, cobertura assistencial e busca ativa) com a observação das variáveis específicas que se relacionam com cada uma delas. Estas representando ou traduzindo a qualidade ou as dificuldades para a realização da consulta de CD na realidade da atenção básica trabalhada. Preservaram-se os preceitos éticos da resolução 510/16. Resultados: avaliaram-se as variáveis relacionadas às cinco dimensões abordadas e verificou-se que uma grande parte destas apresentam-se limitadas e fragilizadas, repercutindo de forma negativa na assistência ofertada em CD na APS desse município. Conclusões: a pesquisa de avaliação da qualidade ora realizada permitiu a representação do panorama da consulta de CD ofertada na realidade em estudo, ao mesmo tempo em que deu respostas para os objetivos traçados. Verificou-se que muitos são os desafios ainda presentes para a correta operacionalização dessa ação programática nesse município e que destaca-se entre eles a necessidade de resgate da reflexão crítica do processo de trabalho das equipes de APS pautado no planejamento coletivo do serviço, bem como, a necessidade de varias intervenções nesse serviço, dada a inerente fragilidade verificada na assistência ofertada.
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Introduction: The Growth and Development Consultation – (CD) - is a programmatic action offered in the context of the work of Primary Health Care teams, which aims to offer prevention and promotion actions to children's health, as well as anticipate problems of children in the first years of life. Nowadays, although great advances have been achieved with SUS, there are still factors that make it difficult to implement policies, programs and strategies, which is no different in the PHC reality of the municipality under study. Objective: to recognize the difficulties for conducting the CD consultation in a small municipality of Northeast Brazil. Methodology: cross-sectional evaluative research with a quantitative approach, the database came from the external evaluation of the II Program Cycle of Improvement of Access and Quality (PMAQ). The research was carried out in the framework of six FHS teams that were evaluated by the PMAQ in the year 2015. The evaluation instrument was composed of a set of quality standards, aligned with the standards contained in the AMAQ-AB instrument, and which were organized in five major dimensions (institutional support of management for the basic care, reception and accessibility teams, care process , care coverage and active search) with the observation of the specific variables that are relate to each of them. These represent or translate the quality or the difficulties to perform the CD consultation in the reality of basic care worked. The ethical precepts of the resolution 510/16 were preserved. Results: the variables related to the five dimensions were evaluated and it was verified that a great part of these are limited and fragilized, negatively affecting the assistance offered in CD in the APS of this municipality. Conclusions: the quality assessment research carried out allowed us to represent the scenery of the CD consultation offered in the reality under study, at the same time as it gave answers to the objectives outlined. It was verified that many are the challenges still present for the correct operationalization of this programmatic action in this municipality and that stands out among them the need to rescue the critical reflection of the work process of the PHC teams based on the collective planning of the service, as well as , the need for several interventions in this service, given the inherent fragility verified in the assistance offered.
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BRENA GABRIELLA TOSTES DE CERQUEIRA
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Avaliação e Melhoria da Assistência à Sífilis na Gestação na Atenção Primária à Saúde.
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Orientador : ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA TANIA LOPES SAMPAIO
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ARDIGLEUSA ALVES COELHO
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VICTOR GRABOIS
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ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
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Data: 26/09/2018
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Introdução: Melhorar a qualidade da assistência à sífilis, especialmente à sífilis na gestação, é uma necessidade urgente em países como o Brasil, onde se observa aumento da detecção de sífilis em gestantes e da incidência de sífilis congênita. Objetivos: Avaliar a qualidade da assistência prestada às gestantes com sífilis e testar o efeito de uma estratégia de melhoria. Método: O projeto foi realizado em 26 Unidades Básicas de Saúde do município do Rio de Janeiro, entre janeiro e dezembro de 2017. O desenho foi quase- experimental misto com análises antes e depois e de série temporal. A assistência foi avaliada em todas as gestantes notificadas com sífilis e pré-natal já encerrado (n=178) mediante 10 critérios de qualidade e um indicador contratualizado. A intervenção foi planejada com base em dados, de forma participativa e foi multifacetada, abrangendo educação permanente, melhoria do registro e dos sistemas de informação, auditoria e feedback, educação ao paciente e mudanças organizacionais e nos processos de trabalho. Foram calculadas as estimativas de conformidade dos critérios, melhorias absoluta e relativa e significância estatística mediante teste do valor z unilateral e regras de controle estatístico (α=5%). O contexto foi analisado segundo as categorias do modelo MUSIQ. Resultados: A qualidade da assistência na primeira avaliação variou de 42,8% a 91,4%. De forma positiva, as gestantes estavam recebendo o esquema adequado de tratamento conforme preconizado (critério 5 = 91,4%). Em contrapartida, as principais oportunidades de melhoria foram relacionados à testagem e tratamento das parcerias sexuais e ao registro adequado do tratamento no prontuário (critérios 6, 7 e 10 = 42,8%). A intervenção se mostrou efetiva, pois oito dos 10 critérios tiveram melhoria absoluta, sendo significativa (p<0,05) em quatro deles. O indicador mensal também melhorou de forma significativa e sustentável, embora ainda exista ampla margem para avanços. Fatores contextuais como a pressão para melhorar os resultados do indicador, uma vez ele compõe a matriz da avaliação de desempenho da Organização, e a crise político-econômica vivenciada pelo município em 2017, interagiram com a intervenção tanto como facilitadores quanto como dificultadores do processo de melhoria. Conclusões: O projeto foi útil para identificar prioridades e orientar intervenções para a melhoria da qualidade da assistência à sífilis. O ciclo de melhoria deve ser continuado para incrementar seus resultados e novas estratégias de mudança devem considerar os fatores contextuais deste estudo.
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Introduction: Improving the quality of syphilis care, especially syphilis in pregnancy, is an urgent need in countries such as Brazil, where there is an increase in the detection of syphilis in pregnant women and in the incidence of congenital syphilis. Objectives: To evaluate the quality of care provided to pregnant women with syphilis and to test the effect of an improvement strategy. Method: The project was carried out in 26 Basic Health Units of the city of Rio de Janeiro between January and December 2017. The design was quasi-experimental mixed with before and after analyzes and time series. The care was evaluated in all pregnant women with syphilis and prenatal care already completed (n = 178) using 10 quality criteria and a contractual indicator. The intervention was planned based on data, in a participatory and multifaceted way, covering permanent education, improvement of registration and information systems, auditing and feedback, patient education and organizational changes and work processes. Estimates of compliance with the criteria, absolute and relative improvements, and statistical significance were calculated using unilateral z-test and statistical control rules (α = 5%). The context was analyzed according to the categories of the MUSIQ model. Results: The quality of care in the first evaluation ranged from 42.8% to 91.4%. In a positive way, the pregnant women were receiving the appropriate treatment regimen as recommended (criterion 5 = 91.4%). On the other hand, the main opportunities for improvement were related to the testing and treatment of sexual partnerships and to adequate recording of treatment in the medical record (criteria 6, 7 and 10 = 42.8%). The intervention was effective, since eight of the 10 criteria had absolute improvement, being significant (p <0.05) in four of them. The monthly indicator has also improved significantly and sustainably, although there is still ample room for progress. Contextual factors such as the pressure to improve the results of the indicator, since it composes the matrix of the Organization's performance evaluation, and the political-economic crisis experienced by the municipality in 2017, interacted with the intervention both as facilitators and as improvement. Conclusions: The project was useful for identifying priorities and guiding interventions to improve the quality of syphilis care. The improvement cycle must be continued to increase its results and new strategies for change must consider the contextual factors of this study.
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DAMITO ROBSON XAVIER DE SOUZA
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AVALIAÇÃO E MELHORIA DO PROCESSO DE CUIDADO AO PACIENTE COM SEPSE EM HOSPITAL DE EMERGÊNCIA.
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Orientador : VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
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MEMBROS DA BANCA :
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PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA
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VICTOR GRABOIS
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VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
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ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
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Data: 27/09/2018
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Introdução: Sepse é um grave problema de saúde pública com potencial elevado de mortalidade em todo o mundo. Iniciativas de melhoria da qualidade tem buscado mudar esse cenário, porém, essa ferramenta ainda precisa ser melhor explorada a nível de países de baixa e média renda. Objetivos: Avaliar o efeito de um ciclo de melhoria para o processo de cuidado do paciente com sepse no departamento de emergência, identificar o nível de qualidade da atenção à sepse e analisar o efeito de uma intervenção de melhoria participativa e multifacetada. Método: Trata-se de um ciclo de melhoria da qualidade de características multifacetada e colaborativa, com desenho quase experimental tipo antes e depois realizado no biênio 2017/2018 no departamento de Emergência de um hospital terciário localizado no interior do nordeste do Brasil. Para a avaliação proposta, foi estabelecida uma lista com dez critérios de qualidade relacionados à assistência ao paciente séptico. A análise foi realizada a partir do cálculo das estimativas pontuais da conformidade dos critérios e melhoria absoluta e relativa. A significância estatística foi testada utilizando o teste unilateral do valor de z. Resultados: A avaliação inicial mostrou uma frequência absoluta de 843 erros, notadamente relacionada aos critérios de reavaliação do paciente séptico e reclassificação da gravidade da doença. Uma linha de base foi traçada e nova avaliação foi conduzida. Após a intervenção, os erros reduziram para 506, representando uma melhoria de 67%. Todos os indicadores avaliados tiveram aumento de conformidade na segunda avaliação, porém a melhoria conseguida em dois deles não teve significância estatística, representadas por um p-valor maior que 0,05. Além disso, a mortalidade relacionada à sepse caiu em 10%. Conclusão: Os ciclos de melhoria da qualidade constituem-se importante ferramenta de gestão para melhorar a assistência ao paciente com sepse, e devem ser utilizados rotineiramente para alcançar melhoria contínua.
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Abstract: This is an intervention research that aims to identify and describe the situation, the context and, at the same time, propose actions to qualify the existing activities in the emergency sector of a hospital unit. The present study integrates the implementation of an improvement cycle within the context of a serious public health problem called sepsis. Sepsis has been affecting millions of people around the world, tied to a high mortality rate. The increase in the life expectancy of the population and consequently, the increase in the number of immunosuppressed patients, the improvement in the emergency care, the accomplishment of more invasive procedures, the accomplishment of more complex surgeries, the increasing use of immunosuppressants and steroids and the growth of bacterial resistance has contributed to the high incidence of sepsis, despite the great advance of medicine in the last decades. It is believed that around 17 million cases are diagnosed worldwide each year. In Brazil, there are few studies on sepsis lethality and with very varied results, where it indicates that the lethality is around 67,4%, among the largest in the world. Recognizing this situation, since 2004, some world societies have launched the Sepsis Surviving Campaign (SSC), an initiative where guidelines have been developed and published for their treatment with a view to the early detection of these patients and the establishment of programs to improve the quality of care based in well-defined indicators, leading to a reduction in sepsis mortality. In this context, the active and continuous search to detect and treat patients early becomes a target of any hospital institution, with a search to improve the quality of care and patient safety. Rationale: The high mortality due to sepsis in Brazil, especially in the public network, may be attributed in part to the lack of awareness among health professionals about the signs of seriousness associated with infectious conditions, leading to late recognition of these patients, of clear treatment guidelines for this pathology by many organizations. In the Hospital Regional do Cariri, as well as in other brazilian institutions, despite adherence to SSC measures, mortality rates remain high and, according to internal statistics, sepsis is the main cause of death for this institution. In this sense, it is necessary to propagate policies and programs related to sepsis, in order to make this disease better known and diagnosed early, so that interventions with a high impact on the morbidity and mortality of sepsis can be instituted at the appropriate time. Objectives: To evaluate the effect of an improvement cycle for the process of care of patients with sepsis in an emergency hospital. Characterize the profile of the patients involved in the study; Implement measures for early diagnosis, monitoring and reevaluation of patients with sepsis.Design: The study will be of the type before-after (phase I / phase II), in the period between January 2017 (with the participation of patients with sepsis) and the identification of the opportunity for improvement) to July 2018 (including the intervention stage) in the Emergency Department of Hospital Regional do Cariri, a state tertiary public institution located in the interior of the state of Ceará, with 70 Emergency beds. The study will be reviewed by the local ethics committee, where we affirm that we are aware of following all ethical precepts in accordance with Resolution 466 / CONEP. All patients diagnosed with sepsis / septic shock in the emergency during the period considered will be included in this study, and serious patients, considered in medical records, will be excluded as terminals. Phase I will differentiate itself from phase II by the improvement cycle to be implemented. Expected Results: It is expected that from the intervention to be implemented in the sector, that health professionals, with knowledge on the subject, become more sensitive to early diagnosis of patients with risk of sepsis, preventing this disease from evolving for more severe stages and after death.
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JULIA CARVALHO ALVES SOUSA PERDIGÃO
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Acesso a Atenção Fonoaudiológica: Intervenções para a melhoria da Qualidade.
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Orientador : NILMA DIAS LEAO COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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NILMA DIAS LEAO COSTA
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STELA MARIS AGUIAR LEMOS
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WILTON RODRIGUES MEDEIROS
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Data: 04/10/2018
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Introdução: A melhoria da qualidade pode ser alcançada por meio de diferentes grupos de atividades, dentre eles, os ciclos de melhoria que permitem que os problemas de qualidade sejam detectados, analisados e sofram intervenção com vistas a promover melhor assistência. O acesso é uma das dimensões da Qualidade em Serviços de Saúde e pode ser verificada por meio de duas dimensões: sócio-organizacional e geográfica.
Objetivo: Melhorar a acessibilidade em sua dimensão sócio-organizacional a um Serviço Ambulatorial de Fonoaudiologia no município do Natal - Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo de natureza quantitativa do tipo quase experimental de série temporal resultado de um ciclo de melhoria da qualidade. O nível de qualidade foi avaliado por meio de critérios relacionados a taxa de faltas às consultas, aprazamento para triagem e para início da terapia fonoaudiológica. As avaliações aconteceram no período de Janeiro de 2017 a Agosto de 2018 e a coleta de dados foi realizada por meio de relatórios emitidos pelo programa de agendamento e fila de espera. Os dados foram compilados e subsidiaram o delineamento de gráficos de Tendência por meio do qual verificou-se a presença de padrões indicativos de situações significativamente diferentes da esperada (p<0.01) e o cumprimento dos critérios de qualidade.
Resultados: O nível de qualidade estabelecido foi alcançado em alguns períodos. Destaca-se que não foram observadas mudanças com significância estatística no comportamento do indicador quando relacionado às intervenções.
Conclusão: As mudanças na organização do Serviço e o acompanhamento de Indicadores parecem ter efeito positivo na melhoria no acesso, no entanto, foi verificado instabilidade nos processos avaliados o que evidencia a necessidade de novas intervenções.
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Introduction: Quality improvement can be achieved through different groups of activities, including improvement cycles that allow quality problems to be detected, analyzed and intervened with a view to promoting better care. Access is one of the dimensions of Quality in Health Services and can be verified through two dimensions: socio-organizational and geographical.
Objective: Improving the accessibility in its socio-organizational dimension for an Ambulatory Service of Speech-Language Pathology in the city of Natal, state of Rio Grande do Norte.
Methodology: Quantitative study of the quasi-experimental type of time series resulting from a cycle of quality improvement. The quality level was assessed by means of criteria related to the absence rate at the consultations, appointment for screening and for initiation of speech therapy. The evaluations took place from January 2017 to August 2018 and the data collection was performed through reports issued by the scheduling program and waiting lists. The data were compiled and subsidized the delineation of run charts graphs by means of which the presence of patterns indicative of situations significantly different from the expected ones (p <0.01) and the compliance with the quality criteria were verified.
Results: The quality level established was achieved in some periods. No changes were observed with statistical significance in the behavior of the indicator when related to the interventions.
Conclusion: The changes in the organization of the Service and the monitoring Indicators show improvement in access, but there is still instability in the process highlighting the need for new interventions.
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ALESSANDRO DA SILVA DANTAS
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Protocolo de analgesia, sedação e delirium em unidade de terapia intensiva como instrumento de melhoria da qualidade
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Orientador : PAULO JOSE DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO JOSE DE MEDEIROS
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DANIELE VIEIRA DANTAS
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ANA CRISTINA ARAUJO DE ANDRADE GALVAO
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PAULA ADRIANA BORBA
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Data: 23/10/2018
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Introdução: os protocolos de analgesia, sedação e delirium nas Unidades de Terapia Intensiva ( UTI) promovem conforto, reduzem o estresse e aceleram a recuperação dos pacientes, com redução de erros de avaliação clínica e qualidade no tratamento, adequando o emprego dos fármacos, propiciando segurança do paciente.
Objetivo: implantar protocolo de analgesia , sedação e delirium em uma UTI de um hospital regional do nordeste brasileiro utilizando um ciclo de melhoria da qualidade.
Metodologia: estudo de natureza quantitativa do tipo quase experimental, antes e depois, sem grupo controle, e de intervenção, para a melhoria da qualidade, desenvolvido com a equipe multiprofissional da UTI adulto do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena , Parnamirim - RN , no período de março a agosto de 2018. Elencou-se 15 critérios e seis indicadores para medir a qualidade e realizou-se mensurações diárias destes no período pré e pós intervenção. A intervenção abrangeu a implantação do protocolo assistencial de forma participativa , com educação permanente e mudanças nos processos de trabalho. Os dados de não cumprimentos dos critérios foram analisados no gráfico antes-e-depois de Pareto, estimou-se os valores de melhoria absoluta e relativa e a significância estatística mediante o teste do valor Z unilateral para p <0,05.
Resultados: analisou-se os prontuários de 40 pacientes em cada fase do estudo não havendo diferenças estatísticas em relação aos dados demográficos e critérios de gravidade (apache II ) nos dois grupos e dos 43 profissionais da equipe assistencial que foram treinados na fase de intervenção, 74% afirmaram não ter conhecimento prévio das escalas empregadas, entretanto todos relataram segurança no emprego das mesmas após a intervenção. Houve melhora significativa ( p< 0,001) em 12 dos 15 critérios porém sem diferença nos indicadores de qualidade.
Conclusões: o protocolo de analgesia , sedação e delirium em unidade de terapia intensiva implantado com o uso de ferramentas de melhoria da qualidade (ciclos de melhoria ) são de fácil manejo, baixo custo e efetivos na segurança do paciente.
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Introduction: The analgesia, sedation and delirium protocols in the Intensive Care Units (ICUs) promote comfort, reduce stress and accelerate patient recovery, reduce errors of clinical evaluation and quality of treatment, adjusting the use of drugs, favoring patient safety.
Objective: to implant protocol of analgesia, sedation and delirium in an ICU of a regional hospital of the Brazilian northeast using a cycle of quality improvement. Methodology: quantitative study of the quasi - experimental type, before and after, without control group, and intervention, for quality improvement, developed with the multidisciplinary team of the adult ICU of the Deoclécio Marques de Lucena Regional Hospital, Parnamirim - RN, in the period from March to August of 2018. Fifteen criteria and six indicators were added to measure the quality and daily measurements of these were made in the pre- and post-intervention period. The intervention included the implementation of the assistance protocol in a participatory manner, with permanent education and changes in work processes. The data for non-compliance with the criteria were analyzed in the Pareto before-and-after graph, the values of absolute and relative improvement were estimated and the statistical significance was assessed using the unilateral Z-value test for p <0.05.
Results: The medical records of 40 patients in each phase of the study were analyzed. There were no statistically significant differences in demographic data and severity criteria (apache II) in the two groups, and 43 professionals in the care team who were trained in the intervention phase, 74% stated that they did not have previous knowledge of the scales used, but all reported safety in their use after the intervention. There was a significant improvement (p <0.001) in 12 of the 15 criteria, but no difference in quality indicators.
Conclusions: The protocol of analgesia, sedation and delirium in an intensive care unit implanted with the use of quality improvement tools (improvement cycles) are easy to handle, low cost and effective in patient safety.
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ERICKA CECILIA RESENDE DE SOUZA ALVES
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AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS SEGURAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM PEDIATRIA
ASSESSMENT OF SAFE PRACTICES IN THE ADMINISTRATION OF MEDICINES IN PEDIATRICS
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Orientador : ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
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DEBORAH DINORAH DE SA MORORO
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MARIA CONCEBIDA DA CUNHA GARCIA
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WILTON RODRIGUES MEDEIROS
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Data: 23/10/2018
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Objetivo: analisar a implementação de práticas seguras no processo de administração de medicamentos em unidade de terapia intensiva pediátrica. Metodologia: trata-se de um estudo observacional analítico, transversal e abordagem qualiquantitativa, realizado em um hospital universitário do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados no período de março a julho de 2018. A mensuração do nível de qualidade se deu por meio da técnica de observação não participante de 18 critérios construídos previamente, em 66 processos de preparo e administração de medicamentos em crianças. Resultados: a investigação das possíveis causas dos erros de administração de medicamentos em pediatria, revelou que inúmeros fatores estão relacionados aos “métodos”, ou seja, às atividades realizadas para executar essa atividade. Assim, avaliou-se o nível de qualidade do processo de administração de medicamentos por meio da adesão dos profissionais de enfermagem aos nove certos, como prática que visa garantir a segurança desse processo. Foram avaliados 18 critérios de qualidade, dos quais, 8 tiveram cumprimentos acima de 90%, e um critério atingiu 100%, relacionado ao preparo do medicamento imediatamente antes da administração. Observou-se que três critérios não foram cumpridos, a verificação de alergias, a conferência da identificação do paciente e o registro dos medicamentos não administrados. Seis critérios foram considerados problemáticos, representando juntos 82% das não conformidades. Os profissionais que participaram do estudo apresentaram propostas de intervenções para a melhoria da qualidade do serviço, distribuídas em cinco categorias gerais: organização do trabalho, mudanças nos sistemas de registros, mudanças na infraestrutura e materiais, formação da equipe de enfermagem e comunicação. Conclusões: a implementação de recomendações para a segurança no processo de administração de medicamentos na unidade estudada foi positiva. Observou-se que a participação dos profissionais de enfermagem na identificação de barreiras e riscos existentes no processo, se constituiu em uma importante estratégia para promover a melhoria da qualidade assistencial e para o desenvolvimento da cultura de segurança.
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Objective: to analyze the implementation of safe practices in process the administration of medication in the pediatric intensive care unit. Method: this is an study observational analytical, cross-sectional, and a approach quali-quantitative, carried out in a university hospital of Rio Grande do Norte. The data were colected in the period from March to July 2018. The measurement of level of quality was given through of the technique of non-participant observation of 18 previously constructed criteria, in 66 processes of preparation and drugs administration in children. Results: the investigation of the possible causes of the error of drugs administration in children, revealed that innumerable factors are related to the “methods”, that is, to the activities carried out to execute the activity. Accordingly, it was evaluated the nível of quality of drugs administration process through the adherence of the nursing professionals to the nine correct, as a practice that aims to guarantee the safety of that process. Was evaluated 18 quality criteria, of which 8 were met above 90%, and a criterion reached 100%, related to the preparation of the medication immediately before administration. It was observed that three criteria were not met, the allergy check, the patient identification conference and the record of the not administered medications. Six criteria are considered problematic, representing together 82% of nonconformities. The professionals which participated of study submit suggestions of intervention for the better quality of service, distributed in five geral categories: organizated of work, change in infrastructure and supplies, formation of nursing equip and communication. Conclusion: the implementation of recommendation for the security in the drugs administration process in the unit studied was positive. It was observed which the participation of nursing professionals in the indentification of barrier and risks existent in the process, represent an important strategy to promove the improvement of the quality of care and the development of the safety culture.
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TAINARA BARBOSA NUNES
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AVALIAÇÃO E MELHORIA DO ACOLHIMENTO A DEMANDA ESPONTÂNEA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
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Orientador : ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
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ANA TANIA LOPES SAMPAIO
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SANDRA MARIA DA SOLIDADE GOMES SIMÕES DE OLIVEIRA TORRES
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WILTON RODRIGUES MEDEIROS
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Data: 23/10/2018
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Objetivo: avaliar o nível de qualidade do acolhimento à demanda espontânea em uma unidade básica de saúde e verificar a efetividade de uma intervenção dirigida a melhorar a qualidade. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa, com delineamento quase experimental, tipo antes depois e sem grupo controle, desenvolvido através da aplicação de um ciclo interno de melhoria da qualidade numa unidade básica de saúde, localizada no município de Guarabira/PB. Para isto foram utilizados cinco critérios de qualidade, avaliados antes e após intervenção de melhoria. As amostras para cada critério (n=60) foram selecionadas de forma aleatória simples. Realizou-se o cálculo da estimativa pontual com intervalo de segurança de 95%, assim como a melhoria absoluta e relativa de cada critério. A significância estatística foi verificada através do teste Z. Os dados da primeira avaliação foram coletados em janeiro e reavaliados em julho de 2018, utilizando um instrumento com questões semiestruturadas, por meio de entrevista com usuários classificados como demanda espontânea. Resultados: verificou-se que dos cinco critérios de qualidade analisados, um teve significação estatística entre as avaliações, outro teve melhoria absoluta de 5%, dois permaneceram estáveis e um piorou. Conclusão: o nível de cumprimento dos critérios de qualidade do acolhimento a demanda espontânea foi positivo na segunda avaliação, com exceção do critério três. A realização do ciclo de melhoria da qualidade se mostrou eficaz como método de gestão da qualidade.
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Objective: To evaluate the level of quality of the welcoming of spontaneous demand in a basic health unit and to verify the effectiveness of an intervention aimed at improving quality. Method: This is a quantitative research, with a near-experimental design, type before and after and without control group, developed through the application of an internal cycle of quality improvement in a basic health unit, located in the northeast region of Brazil. For this purpose, five quality criteria were used, evaluated before and after improvement intervention. The samples for each criterion (n = 60) were randomly selected. The point estimate was calculated with a 95% safety interval, as well as the absolute and relative improvement of each criterion. Statistical significance was verified through the Z test. Data from the first evaluation were collected in January and reassessed in July 2018, using an instrument with semi-structured questions, through an interview with users classified as spontaneous demand. Results: It was verified that of the five quality criteria, one had statistical significance between evaluations, another had absolute improvement of 5%, two remained stable and one worsened. Conclusion: the level of fulfillment of the criteria of quality of the welcoming the spontaneous demand was positive in the second evaluation, except for criterion three. The application of the quality improvement cycle proved effective as a method of quality management.
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GREICE KELLY GURGEL DE SOUZA
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AVALIAÇÃO DA RELAÇÃO DE FELICIDADE DOS TRABALHADORES COM O TRABALHO QUALIFICADO EM SAÚDE: CENÁRIOS VIVIDOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
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Orientador : ANA TANIA LOPES SAMPAIO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA TANIA LOPES SAMPAIO
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JANETE LIMA DE CASTRO
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ISABEL CRISTINA AMARAL DE SOUSA ROSSO NELSON
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Data: 01/11/2018
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O Sistema Único de Saúde (SUS), instituído desde 1988, traz como um dos princípios basilares a atenção integral desenvolvida pela Estratégia Saúde da Família. O processo de trabalho em saúde muda de lógica ao ter como referência a saúde e não mais a doença, o cuidado com foco no individuo, família e na comunidade. Duas políticas se destacam no fortalecimento deste novo paradigma do cuidado. Uma das políticas estruturante para esta atenção integral é a Política Nacional de Humanização, lançada desde 2003, que incorpora como dispositivo a Clinica Ampliada no âmbito da Atenção Básica. O Município de Rodolfo Fernandes, situado no Oeste Potiguar, aderiu ao Programa de Melhoria do Acesso e qualidade na Atenção Básica, sendo suas equipes avaliadas e monitoradas através de padrões previamente definidos pelo ciclo contínuo de Melhoria implantado pelo Ministério da Saúde. Um dos principais problemas identificados na UBS, após aplicação do diagrama causa e efeito foi o relacionamento da equipe, o que dificulta a implementação de mudanças no ambiente de trabalho. Respeitar as subjetividades dos sujeitos, possibilitar a tripla inclusão e viabilizar processos de formação-intervenção são dispositivos apontados para o processo de humanização no trabalho. Trabalhadores felizes desempenham melhor as suas funções. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo Pesquisa-Ação de abordagem sociopoiética que tem como objetivo avaliar a relação de felicidade dos trabalhadores com o trabalho qualificado em saúde no decorrer da realização do Ateliê de Auto formação humanopoiética para a equipe de saúde da Unidade Básica de saúde Antônio Simão no município de Rodolfo Fernandes. A partir da realização do ateliê humanopoiético pode-se observar a fragilidade de alguns profissionais em relação ao entendimento sobre Trabalho Qualificado em saúde. Pode-se perceber também entre as falas que a falta de integração na equipe é perceptível e torna o rabalho desmotivado e infeliz. É possível concluir que o estudo possibilitou o conhecimento da percepção dos profissionais de uma equipe conflituosa de forma mais dinâmica e levou os profissionais a refletirem sobre a influência laboral no estado de felicidade, o conceito de Trabalho Qualificado e a importância do relacionamento interpessoal na equipe
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Unified Health System (SUS) that was instituted since 1988 has as basilar principles the integral attention desenvolved by the Family Health Strategy (ESF). One of the structurants policies for this integral care is the humanazing nacional policy lauched since 2003, which incorporate as a device to the enlarged clinic in the Basic Attention scope. The county of Rodolfo Fernandes, which is located in the Potiguar’s West, has subscrived it self to the Access and Quality Improvment program(PMAQ) in the basic attention and its staffs have been avaluated and monitorized through patterns predifined by th continuous cycle of improvement, that was implanted by the Health System. One of the main troubles indentified in the UBS, after the aplications of the cause and effect diagram it’s been the team relationship, which hampers the implementation of changings in the work. This work is a qualitative research with a action research type (Barbier, 2002) and a sociopoetic approach (Gauthier, 2005) and it has as goal to describe and analyze how the humanescent self-tranings ateliers could contribute to improve the quality in the health staffs work processo of the UBS named Antônio Simão, what it is consequente in the implantation of protocols to a viabilization of a extended clinic.
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MÁRCIA AMARAL DAL SASSO
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Monitoramento e avaliação na gestão da qualidade em saúde: implementação de um painel de indicadores de segurança do paciente online
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Orientador : GRASIELA PIUVEZAM
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
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GRASIELA PIUVEZAM
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MARIA EULALIA LESSA DO VALLE DALLORA
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Data: 17/12/2018
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O monitoramento e a avaliação são atividades subsidiárias ao planejamento e à gestão em saúde. Na área de qualidade, especialmente na segurança do paciente, monitorar e avaliar indicadores visam a garantir a minimização das chances de ocorrências de eventos adversos evitáveis, uma vez que abordam a criação de sistemas e processos operacionais que reduzam a probabilidade de erros e maximizem as possibilidades de interceptação dos incidentes, antes que esses ocorram. Pensando nisso, uma empresa pública brasileira, presente em 23 das 27 unidades federativas, desenvolveu uma ferramenta denominada Painel de Indicadores de Segurança do Paciente, em formato de sistema informatizado, disponível em plataforma digital, em que cada uma das 40 instituições, que compõem uma rede de hospitais universitários federais, é responsável pelo preenchimento de seus dados. O objetivo deste trabalho é analisar o preenchimento dos dados, entre o período de outubro de 2016 a março de 2018, e realizar ciclos de melhoria com base nas oportunidades identificadas. Para isso foi realizado um estudo de melhoria da qualidade do tipo quase experimental antes e depois, para avaliar o impacto do ciclo de melhoria na taxa de cumprimento dos critérios dicotômicos elaborados. Verificou-se que, após a execução dos ciclos de melhoria, os doze critérios para avaliar a qualidade, elaborados a partir de documentos que norteiam a Política Nacional de Segurança do Paciente, apresentaram melhora. Além das abordagens técnicas direcionadas a cada indicador que compõe a ferramenta, foi desenvolvida a cultura de avaliação na rede de hospitais, que culminou na institucionalização do Painel de Indicadores, por meio do Programa Gestão à Vista.
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Monitoring and evaluation are ancillary works planning and management in health. In the area of quality, especially on patient safety, monitor and evaluate indicators aim to ensure minimising the chances of occurrence of preventable adverse events, since they address the creation of operational systems and processes that reduce the likelihood of errors and maximize the possibility of interception of the incidents before that these occur. Come to think of it, a brazilian State company, present in 23 of the 27 States, has developed a tool called Panel of patient safety Indicators, in computerized format, available in digital platform, in which each one of the 40 institutions, comprising a network of federal, University hospitals is responsible for filling out your data. The aim of this study is to analyze the data, fill between the period of October to March 2016, 2018 and accomplish improvement cycles based on the opportunities identified. For this we conducted a study of improvement of the quality of the almost experimental type before and after, to assess the impact of the improvement in the rate of compliance with the dichotomous criteria elaborated. It was found that, after the implementation of improvement cycles, the twelve criteria to evaluate the quality, drawn from documents that guide the National Policy of patient safety, showed improvement. In addition to the technical approaches targeted to each indicator that composes the tool, was developed evaluation culture in the network of hospitals, which culminated in the institutionalization of the Indicators Panel, through the Programa Gestão à Vista.
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