ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)

Trata-se de um componente curricular obrigatório que avalia a qualidade dos cursos de graduação do Brasil por meio do desempenho dos estudantes.

 

Para os alunos que irão realizar o exame, ele é obrigatório e indispensável para a conclusão do curso. 

 

O Enade é composto por uma prova e um questionário e o seu resultado é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para atribuir conceitos aos cursos de graduação avaliados. Sendo assim, quanto melhor o desempenho dos estudantes, maior será a nota atribuída ao curso superior. A nota vai de 1 a 5, sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível.

 

Em sua última edição (2021), O Curso de Licenciatura em Música obteve o CONCEITO 2.  

 

  

#FICAADICA

Mais do que avaliar o desempenho individual de cada estudante, a nota ENADE reflete a qualidade da graduação. As instituições que alcançam um resultado superior passam a ser referência em ensino nas suas respectivas áreas. Cursos com resultados insatisfatórios são colocados em observação e, caso o resultado se repita, podem até ser impedidos de abrir novas turmas! 

 

É OBRIGATÓRIO?

O aluno concluinte habilitado que deixa de participar do ENADE ficará em situação irregular perante o ENADE.

Seu histórico ficará prejudicado e ele não poderá obter o diploma enquanto não regularizar sua situação.

Nesse caso, a partir do final do ano seguinte ao ENADE, os estudantes terão sua situação regularizada por ato do INEP.

 

QUEM DEVE FAZER?

Em geral, os discentes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do curso até o final de agosto do ano da realização do ENADE (em nosso curso será 2024) OU aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho do ano da realização do ENADE (2024).

 

SOBRE A PROVA:

Duração total de 4 (quatro) horas 

A prova do ENADE é composta de 40 questões: 

* 10 questões de Formação Geral (comum aos cursos de todas as áreas) - 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos

* 30 de formação específica da área - 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos

 

A prova de conhecimentos específicos (CE) tem 75% do peso na avaliação e a de componentes gerais (CG) tem 25% de peso.  


SOBRE O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE: 

 

#FICAADICA

É importante destacar que o Questionário do Estudante integra o Exame, ou seja, ele é obrigatório e deverá ser preenchido pelo estudante concluinte inscrito exclusivamente no Sistema Enade sem interferência de terceiros nas respostas. Fazer a prova e não responder o questionário do estudante fará com que o estudante fique irregular perante o ENADE - então, não deixe para responder na última hora!!!

 



PROVAS E GABARITOS DE ANOS ANTERIORES


2021

Prova

Gabarito

Padrão de Resposta


2017 

Prova

Gabarito 

Padrão de Resposta


2014

Prova

Gabarito

Padrão de Resposta


2011

Prova

Gabarito

Padrão de Resposta


2009

Prova

Gabarito

Padrão de Resposta

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao