Projeto Pedagógico do Curso

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O profissional egresso do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas adquire um elenco de competências e habilidades. Ele analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Este profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.

         Diante deste quadro, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve desenvolver as seguintes competências e habilidades, com base na Portaria INEP n. 190/2011:

I - identificar, analisar e modelar processos de negócio;

II - planejar, executar e acompanhar um projeto de desenvolvimento de software;

III – definir, implementar e customizar processos de software;

IV - especificar e gerenciar requisitos de software;

V - projetar soluções computacionais adequadas à especificação do sistema ;

VI - implementar, selecionar ou customizar artefatos de software adequados à solução projetada;

VII - codificar as soluções de forma organizada, eficaz e legível, utilizando raciocínio lógico e empregando boas práticas de programação;

VIII – planejar, executar e acompanhar atividades de garantia de qualidade de software;

IX – gerenciar configurações do projeto de software;

X - implantar e manter sistemas computacionais de informação;

XI - avaliar, selecionar e utilizar metodologias, ferramentas e tecnologias adequadas ao contexto do projeto ;

XII – elaborar e manter a documentação pertinente a cada etapa do ciclo de vida do sistema;

XIII – conhecer e utilizar adequadamente recursos de sistemas operacionais e redes de computadores;

XIV - conhecer os conceitos básicos de arquitetura de computadores;

XV - aplicar princípios básicos de matemática e estatística na solução de problemas;

XVI - conhecer a legislação vigente pertinente à área;

XVII - ser empreendedor e ter capacidade de alavancar a geração de oportunidades de negócio na área;

XVIII – atuar com ética e responsabilidade social e ambiental.

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      O acompanhamento e avaliação do curso se dará mediante análise do PPC em reuniões periódicas realizadas pelo NDE  e Colegiados, extensivo a participação dos demais docentes e discentes do curso.

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