Projeto Pedagógico do Curso

Ao egresso do Curso de Educação Física, na modalidade de Bacharelado, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, deverá ser assegurado uma formação generalista, de natureza humanística e crítica, que seja qualificadora de sua intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.
Assim, o graduado em Educação Física (bacharel) deverá estar qualificado para planejar, sistematizar, executar e avaliar as intervenções técnico-científicas de sua área de atuação
profissional em seus diferentes cenários, trabalhando tais intervenções na relação Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, tendo o ser humano em movimento como objeto de estudo e de trabalho, nos espaços dos clubes, das academias, dos centros comunitários, hospitais, hotéis, fábricas, entre outros, intervindo “acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável”.

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Assim, as competências conduzem o profissional Bacharel em Educação Física a estar apto
a:
a) empenhar esforços que visem por meio de sua práxis, a aquisição, manutenção e
realibilitação da saúde de seus semelhantes, abrangendo todas as fases do crescimento e do
desenvolvimento do ser humano;
b) analisar criticamente a realidade social para nela intervir de forma acadêmicoprofissional
por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura corporal, com vista à
formação das pessoas, observando as suas peculiaridades, necessidades e potencialidades,
possibilitando-as por meio de sua intervenção a adoção de estilos de vida saudáveis, que
contribuam para a saúde e a conseqüente melhoria da qualidade de vida;
c) dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da
Educação Física, bem como aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais,
morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
d) conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes
técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e intervenção
acadêmico-profissional em Educação Física no campo da promoção da saúde, da educação, da
formação cultural, do rendimento físico-esportivo, do lazer e da gestão de empreendimentos
relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas;
e) reconhecer a necessidade de acompanhar as transformações acadêmico-científicas
da Educação Física e áreas afins, buscando atualização, aprofundamentos e análises dos
conhecimentos construídos com o propósito da formação continuada lato sensu e stricto sensu.

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O Curso possui conceito 5 no ENADE.

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