Ao egresso do Curso de Educação Física, na modalidade de Bacharelado, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, deverá ser assegurado uma formação generalista, de natureza humanística e crítica, que seja qualificadora de sua intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.
Assim, o graduado em Educação Física (bacharel) deverá estar qualificado para planejar, sistematizar, executar e avaliar as intervenções técnico-científicas de sua área de atuação
profissional em seus diferentes cenários, trabalhando tais intervenções na relação Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, tendo o ser humano em movimento como objeto de estudo e de trabalho, nos espaços dos clubes, das academias, dos centros comunitários, hospitais, hotéis, fábricas, entre outros, intervindo “acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável”.
Assim, as competências conduzem o profissional Bacharel em Educação Física a estar apto
a:
a) empenhar esforços que visem por meio de sua práxis, a aquisição, manutenção e
realibilitação da saúde de seus semelhantes, abrangendo todas as fases do crescimento e do
desenvolvimento do ser humano;
b) analisar criticamente a realidade social para nela intervir de forma acadêmicoprofissional
por meio das diferentes manifestações e expressões da cultura corporal, com vista à
formação das pessoas, observando as suas peculiaridades, necessidades e potencialidades,
possibilitando-as por meio de sua intervenção a adoção de estilos de vida saudáveis, que
contribuam para a saúde e a conseqüente melhoria da qualidade de vida;
c) dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da
Educação Física, bem como aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais,
morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
d) conhecer, dominar, produzir, selecionar e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes
técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e intervenção
acadêmico-profissional em Educação Física no campo da promoção da saúde, da educação, da
formação cultural, do rendimento físico-esportivo, do lazer e da gestão de empreendimentos
relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas;
e) reconhecer a necessidade de acompanhar as transformações acadêmico-científicas
da Educação Física e áreas afins, buscando atualização, aprofundamentos e análises dos
conhecimentos construídos com o propósito da formação continuada lato sensu e stricto sensu.
A dimensão metodológica do presente projeto pedagógico se caracteriza por contemplar o princípio da flexibilização na estrutura curricular, assegurando a indissociabilidade teoria-prática, em que a prática como componente curricular se insere no contexto programático das diferentes disciplinas, adequando-se as peculiaridades destas, sendo isso viabilizado por meio de oficinas, laboratórios, seminários e aproveitamento das experiências vivenciadas pelo aluno, permitindo a aplicabilidade dos conhecimentos construídos no desenvolvimento de seu processo formativo.
Neste sentido, o presente projeto procura assegurar a articulação do processo ensinoaprendizagem
tendo a prática curricular como componente importante para a construção do conhecimento e sua relação com a prática profissional, sendo previsto o mínimo de 420 horas ou 28 créditos distribuídos dentre as disciplinas obrigatórias para as duas modalidades (licenciatura e Bacharelado). Essa distribuição está contemplada no cadastro de disciplinas que acompanha o presente projeto.
Outro fator que a dimensão metodológica está contemplando, caracteriza-se em oportunizar o desenvolvimento do estágio ao longo da formação, levando os alunos ao campo de atuação profissional a partir do V (quinto) semestre letivo das duas modalidades de formação (licenciatura e bacharelado), indo até o último semestre, constituindo-se dos estágios I, II, III, e IV, em que no primeiro o aluno estará fazendo observações, tomando contato inicial com a realidade de seu campo profissional e assim, fazendo uma leitura e reflexão crítica dessa realidade em relação a aplicação metodológica dos fundamentos assimilados ao longo dos quatro semestre cursados; no segundo estágio tem-se a co-participação do aluno no planejamento e na formulação dos planos de ação, bem como a participação nas atividades com o supervisor de estágio; no terceiro e quarto estágio se
tem a atuação do aluno no campo de estágio, planejando, desenvolvendo e avaliando a prática do estágio em conjunto com seu respectivo supervisão e/ou equipe de trabalho envolvida nos estágios.
No que tange os estágios da modalidade licenciatura, seu campo de desenvolvimento está circunscrito no âmbito escolar, especialmente no tocante ao processo ensino-aprendizagem da disciplina educação física como componente curricular que está inserido no projeto políticopedagógico das escolas. Quanto à modalidade de bacharelado, os campos de estágios que serão contemplados remetem para os clubes, academias, instituições públicas e privadas que ofereçam oportunidades e tenham profissionais de educação física em seus quadros para serem supervisores de estágio.
Constitui-se também parte desta dimensão metodológica, a inclusão na estrutura curricular de 200 horas que podem ser aproveitadas pelo aluno com atividades advindas das experiências acadêmicas, científicas e culturais, dando oportunidade para agregar essa carga horária ao seu processo de formação, mediante regulamentação a ser definida pelo colegiado do curso.
A dimensão metodológica se configura, ainda, na articulação que se estabelece no desenvolvimento do processo formativo com os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão, trabalhados desde o início do curso, seja envolvendo os alunos em projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos no âmbito da UFRN, seja por assegurar ao aluno de ambas as modalidades (licenciatura e bacharelado) uma relação com o processo de pesquisa e da extensão no contexto das disciplinas cursadas.
O modelo de gestão curricular será desenvolvido pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a coordenação do curso sendo a função do colegiado a deliberação da demandas proposta pelo NDE e coordenação , adotando o planejamento estratégico como princípio norteador das ações necessárias à concretização dos objetivos propostos no Projeto Pedagógico do Bacharelado do Curso de Educação Física, definindo-se também como estratégia fundamental a ser trabalhada pelo Departamento de Educação Física, a qualificação de docentes, por meio de cursos de atualização e da formação continuada “stricto sensu”, visando à melhoria da qualidade das atividades acadêmicas e a assimilação dos pressupostos teórico-metodológicos norteadores do projeto pedagógico.
É preciso compreender que a avaliação do projeto pedagógico deverá contemplar o desenvolvimento do pensamento crítico que privilegie a auto-avaliação por parte da comunidade envolvida – professores, alunos e funcionários, em que os instrumentos mais indicados não serão aqueles que vêm de fora, mas sim os construídos em colaboração com todos os que estão em volta do projeto pedagógico.
O acompanhamento e a avaliação do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física será realizado pelo NDE, designada pelo colegiado do curso, a qual terá a finalidade de promover os devidos ajustes, planejar ações que favoreçam uma implantação sustentável, assessorando e analisado os programas das disciplinas e das atividades acadêmicas, desenvolvendo pesquisas sobre a formação em ambas as modalidades para que se tenha um “feed-back” para o processo formativo.
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