Apresentação

O curso de Bacharelado em Ciências da Computação tem por objetivo a formação teórica e prática em computação ou informática. A formação do aluno abrange a compreensão do campo científico da computação que permitirá a sua aplicação na solução de problemas da sociedade e no desenvolvimento de conhecimento e tecnologias que permitam a evolução da computação.

Entende-se que o campo da computação é formado por áreas de conhecimento específicas, com seus respectivos conteúdos, que podem ser distribuídas em diversas matérias. Dentre as áreas de conhecimento que caracterizam a computação podemos citar:

- Computação, Algoritmos e Programação

- Linguagens de Programação e Compiladores

- Sistemas Operacionais, Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores e Sistemas Paralelos

- Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Concepção e Especificação de Software

- Arquitetura de Computadores e Sistemas Embarcados

- Sistemas de Informação e Banco de Dados

- Inteligência Artificial, Computação Gráfica e Processamento de Imagens

- Interação Humano-Computador

O curso garante uma formação básica nestes conceitos fundamentais que pode ser aprofundado em matérias das áreas de conhecimento específicas da computação de acordo com o perfil desejado pelo aluno. A formação abrange também o estudo dos aspectos profissionais, éticos e sociais da computação e de outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, matemática, física, economia, administração, direito e outras, tal como propõe as diretrizes propostas pela Comissão de Especialistas em Educação em Computação e Informática (CEEInf) do Ministério da Educação.

Além disso, o curso possui um PET (http://petcc.dimap.ufrn.br/) que fundado em setembro de 1994. O PETCC atua seguindo as linhas de ensino, pesquisa e extensão. Entre as atividades de ensino, diversos minicursos e ações de monitoria são oferecidas ao longo do ano, com os mais variados objetivos e destinados a uma grande diversidade de alunos, com foco especial nos ingressantes do curso. Quanto à pesquisa, cada bolsista do PET é responsável por desenvolver, individualmente, um projeto de pesquisa com um professor.  E, finalmente, as ações de extensão, que incluem diversas atividades, entre elas a divulgação do curso na mostra de profissões e atividades de apoio.

Coordenação do Programa: SILVIA MARIA DINIZ MONTEIRO MAIA

Telefone/Ramal:

E-mail: cccc@dimap.ufrn.br

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 10/01/2017 - 20/01/2017 · Matrícula para o período 2017.1.
  • 13/02/2017 · Início do período letivo 2017.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao