Apresentação

O curso de Comunicação Social – Audiovisual (bacharelado) busca formar profissionais habilitados a desenvolverem processos de criação, produção e realização de produtos audiovisuais, tanto para TV, vídeo, cinema, internet e mídia sonora, como para outros meios audiovisuais digitais disponíveis com o advento das novas tecnologias de comunicação.  Tal objetivo está alinhado ao PDI/PPI e à Missão da UFRN, que indica as diretrizes para inclusão social e o papel do ensino, da pesquisa e da extensão para a expansão dos avanços tecnológicos da região.

Nossos princípios norteadores estão apoiados nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Cinema e Audiovisual [RESOLUÇÃO No 10, DE 27 DE JUNHO DE 2006], bem como dialogam diretamente com os interesses de uma formação alinhada com o desenvolvimento de habilidades para atuação em um mercado local (Rio Grande do Norte), regional, nacional e internacional, possibilitando assim maior inserção de nossos egressos no diversificado mercado audiovisual. 

Assim, o curso de Audiovisual se edifica a partir dos três eixos que ampliam o aprendizado e a formação dos discentes: projetos de ensino (PAMQEG, Tutoria, Programas de Intercâmbio - Mobilidade Interna e externa – nacional e internacional PET, PIBID, Residência Pedagógica, etc.), de pesquisa (Empresa Junior “EmQuadro”, incubadoras, Congresso de Iniciação Científica, bolsas, PPGEM, etc.), de extensão (Trilhas Potiguares, Mostra de Profissão, CIENTEC, CURVA DO RIO - Festival de Cinema Universitário; Mostra Monstra; Mostras de Cinema temáticas; Tela Livre). 

O currículo do curso é constituído por disciplinas que, no conjunto, proporcionam ao aluno o domínio do conhecimento teórico e prático da linguagem audiovisual. A sua estrutura curricular contempla temas transversais como meio ambiente (Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012); Educação das Relações Étnico-Raciais (Resolução CNE-CP nº 1-2004, de 17 de junho de 2004) e Direitos Humanos (Resolução CNE-CP nº 1, de 30 de maio de 2012), assim como a inserção de Libras e da Audiodescrição e Legendagem que figuram como componentes curriculares optativos (Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002; Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 e Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015).  Nesse sentido, o curso de audiovisual desenvolve-se fomentando o reconhecimento às diversidades, não apenas no eixo técnico/instrumental, mas sobretudo em relação às demandas econômicas, sociais e culturais.

O currículo também articula disciplinas teóricas e práticas ao longo de todo o curso, com foco nas antigas e novas tecnologias da informação e comunicação (cinema, rádio, TV, vídeo e internet) e na realidade audiovisual local (Rio Grande do Norte), regional, nacional e internacional. 

A formação busca o conhecimento a partir de uma visão holística e sistêmica, compreendendo o processo de ensino/aprendizagem da área com objetivos focados na formação humanística/emancipatória e técnica/instrumental dos futuros profissionais. Aspecto fundamental para profissionais de uma área em permanente desenvolvimento na região. Por isso, as disciplinas de cunho profissional não são meramente instrumentalizadoras, ou seja, informativas sobre técnicas ou meramente tutoriais. Pressupõem conhecer a operacionalidade dos recursos técnicos, oferecendo interfaces e inter-relações com o conhecimento teórico sobre os processos comunicativos. 

A UFRN tem papel chave na consolidação deste setor articulando o processo de formação graduada e pós-graduada de profissionais do audiovisual, oferecendo formação específica na área nos últimos três anos. A articulação do setor também perpassa os espaços da universidade e esta pode ser apontada como uma das iniciativas responsáveis pelo crescimento político, cultural e econômico vivenciado mais recentemente.


Coordenação do Programa: JANAINE SIBELLE FREIRES AIRES

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Bacharel em Comunicação Social - Audiovisual Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 26/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao