Apresentação

Os cursos de licenciatura apresentam como principal objetivo, formar professores que irão atuar na educação básica, assim sendo, na educação infantil, no ensino fundamental, em suas séries iniciais e finais, no ensino médio e na educação de jovens e adultos, em escolas públicas e também privadas.

Assim, a formação na Licenciatura em Educação Física é voltada para a docência na Educação Básica, sendo estruturada com base nas diretrizes da formação de professores, na LDB, na Base Nacional curricular comum (BNCC) e nas competências específicas da área do conhecimento (parecer CNE/CP 09/2001; parecer CNE/CP 27/2001 e 28/2001), cuja síntese encontra-se regulamentada nas Resoluções CNE/CP 01/2002 e 02/2002 aprovadas em fevereiro de 2002.

Nesse sentido, o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ao longo dos seus 40 anos de existência, sendo o primeiro curso da cidade de Natal, conta atualmente com 176 graduandos e 33 docentes pertencentes ao Departamento de Educação Física e formou aproximadamente 1100 professores para atuarem nos diferentes campos de abrangência profissional.

O Projeto Pedagógico para o Curso de Graduação em Educação Física (Licenciatura) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresenta como eixo norteador a Interdisciplinaridade na Apropriação e Produção da Cultura de Movimento, ultrapassando a concepção de movimento humano reduzida a um fenômeno meramente físico, tido estritamente como um deslocamento do corpo no espaço. Ao considerar o ser humano que realiza o movimento, passa-se a reconhecer as significações culturais e a intencionalidade do movimento humano que se configura como um acervo de conhecimentos que vai ser pedagogicamente tratado na escola nas aulas de Educação Física, a partir de um saber interdisciplinar a ser operacionalizado em diálogo com os demais componentes curriculares.

A cultura de movimento é compreendida como critério organizador do conhecimento da Educação Física. E refere-se a uma expressão que significa uma conceituação integral de objetivações culturais, na qual, o movimento humano transforma-se em intermediador simbólico e de significações de determinadas sociedades (KUNZ, 1991).

A cultura de movimento é um conhecimento que vai sendo construído e reconstruído ao longo ao longo de nossas vidas e da história. Um conhecimento que opera pela linguagem sensível, emergindo do corpo e é revelada no movimento que é gesto, abarcando os aspectos bioculturais, sociais e históricos, não se resumindo às manifestações de jogos, danças, esportes, ginásticas ou lutas, mas abrangendo as diversas maneiras como o ser humano faz uso do ser corpo, ou seja, como cria e vivencia as técnicas corporais (MENDES, 2013).

O egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte deverá planejar, sistematizar, executar e avaliar as ações pedagógicas da Educação Física como componente curricular na Educação Básica e na Educação de Jovens e Adultos, pautando tais ações na cultura de movimento como identificadora dos conhecimentos que serão transmitidos aos alunos.

A construção do perfil do licenciado em Educação Física tem como pressupostos: a compreensão da escola e do currículo como espaços dialógicos, em sintonia com o contexto social e existencial dos educandos; b) a concepção da escola como um espaço de formação do ser humano, portanto, lugar de vida, de corpo, de conhecimentos, de aprendizagens diferenciadas.

Coordenação do Programa: AGUINALDO CESAR SURDI

Telefone/Ramal:

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Título do Profissional: Licenciado em Educação Física Área de Conhecimento CNPQ: Ciências da Saúde Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
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