UTILIZAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA NA ABORDAGEM DIDÁTICA DE ASPECTOS DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS NO NÍVEL MÉDIO
Realidade Aumentada; Sequência de atividades; Reações Químicas
O acréscimo significativo de publicações sobre Realidade Aumentada (RA) no ensino de Química, principalmente nos anos de 2019 a 2022 tem chamado atenção. A facilidade do manuseio por parte dos estudantes, ubiquidade e mobilidade pode ser um fator que explique essa difusão, bem como o contexto pandêmico. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa objetivou a produção de uma sequência de atividades, como proposta de Produto Educacional para a abordagem de aspectos do conteúdo de Reações Químicas no Ensino Médio, utilizando a realidade aumentada. O foco da investigação foi analisar barreiras e potencialidades da proposta, a partir das percepções dos estudantes participantes da pesquisa e de como os significados sobre esse conteúdo puderam ser mobilizados por estes no contexto das atividades em torno do uso da ferramenta. A etapa de coleta de dados empíricos foi realizada em uma turma de primeira série do ensino médio de uma escola pública situada na cidade do Natal-RN. Para o levantamento de dados foi utilizado diário de campo, gravações de áudio e das produções escritas ao longo das atividades da sequência. A análise dessas informações considerou aportes teórico-metodológicos da abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram inicialmente a emergência de distintos significados e expressões dos estudantes acerca do conteúdo objeto do conhecimento, favorecendo a sondagem de ideias prévias que contribuiram para o planejamento docente. Foram observadas também a geração de novas formas de interação entre os discentes e o professor, e entre os próprios discentes, no contexto das atividades, propiciando novas formas de visualização, descrições e interpretações de evidências de fenômenos químicos. Isso pode ter contribuído para fomentar questionamentos e reflexões associados ao entendimento dos modelos e dos níveis de conhecimento químico, que possivelmente não seriam suscitadas em aulas convencionais. A estratégia pode ser útil enquanto proposta didática, apontando possibilidades ao professor de aguçar sua criatividade e direcionando-o a um planejamento articulado, dinâmico e mais bem fundamentado.