Banca de DEFESA: JOAO MOREIRA DE MIRANDA

DISCENTE : JOAO MOREIRA DE MIRANDA
DATA : 19/03/2024
LOCAL: Online (https://meet.google.com/uhj-xzey-upi)

Pesquisa-ação em Educação: inovação na introdução do intraempreendedorismo no Ensino Fundamental através de oficinas de confecção de foguetes

Empreendedorismo, inovação educacional, ciências.

O estudo teve como objetivo desenvolver estratégias para a sensibilização do intraempreendedorismo no Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), através de oficinas de confecção dos foguetes com apoio de minicasos e vídeos. Para alcançar esse objetivo, adotou-se uma abordagem predominantemente qualitativa, empregando a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados destacaram um aumento significativo no interesse dos alunos pela disciplina de Ciências da Natureza, inclusive possibilitando sua participação em uma olimpíada científica renomada. Além disso, houve uma melhoria perceptível na alfabetização científica dos alunos, contribuindo assim para sua formação como cidadãos conscientes. Como parte do estudo, foi criado o canal "Science vídeos" no YouTube, que combina empreendedorismo tecnológico e intraempreendedorismo no ensino de Ciências, oferecendo recursos de apoio pedagógico para os professores. Um manual de confecção de foguetes simples também foi elaborado, utilizando materiais acessíveis como garrafas plásticas e água pressurizada. Como conclusão, o estudo evidenciou que as oficinas de confecção de foguetes foram eficazes para promover o intraempreendedorismo entre as turmas envolvidas.

Presidente - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Externo à Instituição - DANIEL ALMEIDA BEZERRA - IFPA