Banca de DEFESA: GILVANDRO CÉSAR DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILVANDRO CÉSAR DE MEDEIROS
DATA : 27/11/2023
HORA: 10:30
LOCAL: Online: https://meet.google.com/gud-yqjz-weo
TÍTULO:

BUSINESS STRATEGY ENGINEERING (BSE):
UMA ABORDAGEM PARA GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO ESTRUTURADO COM BASE NOS PRINCÍPIOS DO DESENVOLVIMENTO ÁGIL E DA ANTIFRAGILIDADE EM NEGÓCIOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Estratégica; Startups; Gestão da Inovação; Balanced Scorecard (BSC); Objectives & Key-Results (OKRs).


PÁGINAS: 81
RESUMO:

As startups são organizações flexíveis e inovadoras com modelos de negócio em construção, buscando obter maturidade e vantagens competitivas que as consolidem no mercado. Naturalmente, é comum que startups falhem na busca por seus objetivos por diversos fatores, desde questões internas, como a má administração de processos, até questões externas, como a perda de competitividade em relação aos concorrentes. No mundo corporativo, a gestão estratégica tem se apresentado como uma solução para a alta gerência de empresas poderem estruturar modelos de negócios, mesmo que complexos, através de planejamentos estratégicos que alinhem os objetivos da visão gerencial da empresa com os processos e atividades executados por cada diretoria e equipe. Startups, no entanto, tem dificuldades em aplicar métodos da gestão estratégica, muito em decorrência das incertezas inerentes aos modelos de negócios em evolução, bem como da necessidade de se agir de forma ágil, para contemplar as mudanças frequentes que fazem parte das rotinas destas empresas. Com este desafio em mente, o presente trabalho apresenta uma releitura e adaptação de métodos da gestão estratégica organizando-os de forma flexível e ágil o suficiente para se adequarem às realidades das startups. Para isso, foram estudados os fundamentos da vantagem competitiva, a teoria da inflexão estratégica e da antifragilidade em negócios e as problemáticas que interferem no sucesso de startups, propondo uma combinação dos modelos Balanced Scorecard (BSC) e Objectives & Key-Results (OKRs) para o gerenciamento estratégico de startups. Desta forma, técnicas da gestão estratégica podem ser aplicadas de forma estruturada e ágil, em um modelo denominado por Business Strategy Engineering (BSE). O BSE, portanto, é um modelo de gestão estratégica redesenhado para atender a dinâmica vivenciada em startups, permitindo que estas organizações pensem e ajam de forma estratégica, contribuindo para o planejamento de seus objetivos estratégicos e na obtenção de vantagem competitiva. Como resultado, o método BSE é apresentado e discutido como um modelo de negócios projetado como uma consultoria de estratégia de negócios para startups, direcionando e alavancando os processos para o desenvolvimento da inovação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1943220 - ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
Interno - 1753067 - EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
Interna - 1753896 - ZULMARA VIRGINIA DE CARVALHO
Externo à Instituição - ANDRÉ LAGE FREITAS - UFAL
Notícia cadastrada em: 16/11/2023 16:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao